Café com ESG: Conteúdos diários que transformam | 26/04

Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é ESG!


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG – do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG – Ambiental, Social e Governança.

Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? 
Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.

Esperamos que aproveite a leitura!

Gostaria de receber esse conteúdo por e-mailClique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!


Brasil

Empresas

Com iniciativas sustentáveis, Natura é eleita preferida dos brasileiros

“Com mais de 1,8 milhão de consultoras, a Natura está no país desde 1969 e cresce a cada ano. Após um 2020 cercado de incertezas, a marca direcionou as fábricas para a produção de álcool em gel e notou o crescimento no consumo de produtos de higiene pessoal. Talvez a tradição, aliada à inovação, tenha sagrado a marca como a preferida entre nossos leitores na pesquisa das marcas mais admiradas em estilo de vida Casual Brands, promovida pela Casual com os leitores da EXAME.”

Fonte: Exame, 24/04/2021

Programa Gerdau Transforma abre inscrições para capacitar 1.500 pequenos empreendedores

“O Programa Gerdau Transforma está com inscrições abertas para pessoas com ideias de negócio e em busca de mudança social e geração de renda. A terceira edição do curso deve formar 1.500 empreendedores ao longo deste ano e estão previstas turmas exclusivas para mulheres e negros. A formação gratuita e online, promovida pela Gerdau em parceria com a Agência Besouro de Fomento Social, apoia pequenos empreendedores a ingressar no mercado de trabalho por meio do empoderamento e fortalecimento individual.”

Fonte: Folha de São Paulo, 23/04/2021

Sodexo tem novo comando no país

“A francesa Sodexo acaba de mudar o comando no Brasil de sua divisão On-site – braço de alimentação corporativa e serviços de apoio a empresas (“facilities”), em um momento em que a operação em todo mundo busca se reinventar. Moises Mouta, diretor financeiro, assumiu neste mês o cargo de CEO no lugar de Andreia Dutra, que passa a comandar as operações do grupo voltadas aos segmentos de saúde e educação.”

Fonte: Valor Econômico, 26/04/2021

Marcas se põem contra censura à diversidade

“O movimento de marcas do mercado brasileiro em apoio às causas da comunidade LGBTQIA+ vem crescendo na internet. O projeto de lei 504/20, atualmente em debate na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que quer proibir peças publicitárias sobre diversidade sexual, fez emergir nas redes sociais inúmeras publicações de empresas que se posicionaram contra a iniciativa do Legislativo. […] O movimento contra o preconceito ganhou força e envolveu marcas como Coca-Cola, Avon, Natura, Uber, Mercado Livre e O Boticário, entre outras. Todas usaram as redes sociais para cravar posicionamento em prol da diversidade. “

Fonte: Estadão, 26/04/2021

Lixo hospitalar levado pelo mar polui praias limpas no Rio Grande do Norte e Paraíba

“Praias encantadoras e normalmente limpas do Rio Grande do Norte e da Paraíba, Estados do Nordeste brasileiro, estão sendo atingidas desde a terça-feira, 20, por grande quantidade de lixo urbano e hospitalar trazido pelo mar. O material inclui garrafas plásticas, chinelos, bolsas, pedaços de eletrodomésticos e até seringas descartáveis. No Estado potiguar, até praias badaladas, como a da Pipa, em Tibau do Sul, e Barra do Cunhaú, em Canguaretama, receberam toneladas de lixo. Na Paraíba, as mais atingidas foram praias da capital, João Pessoa, e dos municípios de Conde e Cabedelo.”

Fonte: Estadão, 23/04/2021

Regulação

BC vai exigir que bancos monitorem risco climático

“O Banco Central (BC) passará a exigir que os bancos incorporem fatores sociais, ambientais e climáticos às suas políticas de gerenciamento de riscos. A medida sinaliza a percepção do regulador de que essas questões podem ter impacto na estabilidade do sistema financeiro em meio à pressão crescente de investidores e da sociedade. Esses aspectos serão considerados lado a lado com riscos de crédito, liquidez e mercado no cálculo que as instituições financeiras fazem sobre a exposição que aceitam ter para realizar suas operações.”

Fonte: Valor Econômico, 26/04/2021

Economia do país pode ter redução de 12,8% com alta na temperatura global

“A economia do Brasil poderá ser cerca de 12% menor se a temperatura do mundo aumentar 2,6 graus Celsius até 2050, segundo um estudo do grupo de seguros e resseguros Swiss Re sobre o impacto da mudança climática em 48 países representando 90% da economia mundial.”

Fonte: Valor Econômico, 25/04/2021

Política

Brasil corta gastos com meio ambiente um dia após a promessa da cúpula do clima nos EUA

“O presidente Jair Bolsonaro aprovou um corte de 24% no orçamento ambiental para 2021 em relação ao nível do ano passado, de acordo com números oficiais publicados na sexta-feira, apenas um dia depois de ter prometido aumentar os gastos para combater o desmatamento. Falando na quinta-feira na cúpula organizada pelo presidente dos EUA Joe Biden, Bolsonaro prometeu dobrar o orçamento para fiscalização ambiental e acabar com o desmatamento ilegal até 2030.”

Fonte: Reuters, 23/04/2021

Lei do salário igual volta ao Congresso

“Pronto para ser sancionado ou vetado pelo presidente Jair Bolsonaro, o projeto de lei para punir discriminação salarial contra trabalhadoras mulheres vai dar um passo para trás e deve voltar ao Congresso. Um questionamento regimental sobre mudanças feitas no texto pelo Senado, sem o aval da Câmara, deve levar a matéria ser analisada novamente pelo parlamento. “

Fonte: Estadão, 26/04/2021

Aumento de CO2 na Amazônia pode ter impacto até maior que o do desmate na diminuição das chuvas

“Um aumento de 50% nos níveis de gás carbônico (CO2) na atmosfera pode ter um efeito na diminuição das chuvas na Amazônia similar ou até maior ao da substituição de 100% da mata por pastagens. A elevação do CO2 pode causar uma queda no vapor d’água emitido pela floresta que levaria a uma redução anual de 12% no volume de chuvas, enquanto o desmatamento total diminuiria a precipitação em 9%.”

Fonte: Estadão, 23/04/2021

Opinião

Papo responsável

“O CEO da BlackRock Brasil, Carlos Takahashi, falou à DINHEIRO sobre a Decabornization Partners. Parceria entre a empresa e a Temasek em uma série de fundos de investimento focados em soluções de descarbonização rumo a uma economia neutra em emissões até 2050.”

Fonte: Isto É, 23/04/2021

Como chegar ao desmatamento zero na Amazônia até 2030

“A Bacia Amazônica está rapidamente se aproximando de um ponto de inflexão irreversível. Isso deveria preocupar a todos, porque o que acontece na Amazônia tem implicações planetárias. Abarcando oito países sul-americanos e a Guiana Francesa, a Amazônia abriga mais de 60% da floresta tropical do planeta, 20% da água fresca e cerca de 10% da biodiversidade.”

Fonte: Estadão, 24/04/2021

Terceiro Setor

Virada sustentável abre as portas

“Já estão abertas as inscrições para a 11a Virada Sustentável de São Paulo. Podem ser submetidas ideias de atividades, ações e palestras que tragam um ou mais conteúdo relacionados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre os temas preferenciais para esta edição estão consumo consciente, uso consciente de água, energias renováveis, biodiversidade, mudanças climáticas, mobilidade, cidadania e inclusão social.”

Fonte: Isto É, 23/04/2021

Produto

Além de fundos florestais, nova área da XP foca em agro e carbono

“A XP Asset inaugurou uma célula de investimentos em ativos ligados a recursos naturais que, além do fundo florestal anunciado no início desse mês, quer entrar também em fundos de terras agrícolas e de controle de emissões de carbono.”

Fonte: Investidor Institucional, 25/04/2021

Fundo de carbono registra recorde de entradas em Dia da Terra

“O ETF KraneShares Global Carbon registrou entradas de mais de US$ 15 milhões na quinta-feira, elevando os ativos totais para mais de US$ 160 milhões, de acordo com dados da Bloomberg. É o maior fundo de capital aberto que investe em sistemas de limites e comércio que estabelecem um custo extra para a queima de combustíveis fósseis.”

Fonte: Exame, 23/04/2021

Internacional

Empresas

Investidores pressionam por maior diversidade nas empresas, diz Bloomberg

“Acionistas estão fazendo o maior esforço já realizado para fazer com que as empresas nos Estados Unidos se pareçam mais com o país. Um recorde de 30 resoluções com foco em diversidade, equidade e inclusão estará na pauta das próximas reuniões anuais das empresas, de acordo com dados compilados pela Bloomberg Intelligence. Auditorias raciais surgiram como uma nova proposta apresentada a bancos de Wall Street e outras empresas, incluindo a Amazon.com.”

Fonte: Exame, 25/04/2021

A Exxon enfrenta risco “existencial” em relação ao foco em combustíveis fósseis, alerta o investidor ativista

“A ExxonMobil enfrenta um “risco de negócio existencial” ao fixar seu futuro nos combustíveis fósseis à medida que os governos se movem para reduzir as emissões, um fundo de hedge ativista dirá aos investidores no impulso final para revisar o conselho da major do petróleo.”

Fonte: Financial Times, 25/04/2021

Nike reciclada e plant-based

“A Nike anuncia que 100% de seus produtos serão baseados nos conceitos de [Ree]grow e [Ree]cycled, em que pelo menos 50% do que produz será livre de qualquer material de origem animal, e no mínimo 30% serão confeccionados com materiais reciclados. Além disso, a marca irá considerar a origem e qualidade do algodão – que deve ser orgânico e ter o selo Better Cotton –, assim como a forma de tingimento das peças que deve seguir o princípio Color With Care, sem prejudicar o meio ambiente. A meta deve ser alcançada até 2030.”

Fonte: Isto É, 23/04/2021

Política

Países iniciam corrida para descarbonização após Cúpula do Clima

“A articulação americana pelas metas do Acordo de Paris trouxe ao debate climático otimismo de última hora sobre a capacidade de o mundo responder à crise do clima. Para especialistas, o prazo mais curto cria competição global pautada na redução das emissões de carbono. “O caminho da descarbonização está dado; agora vira uma corrida pelas melhores tecnologias para isso”, avalia a economista e doutora em ciência política Ana Toni, diretora do Instituto Clima e Sociedade.”

Fonte: Folha de São Paulo, 25/04/2021


Índices ESG e suas performances

(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6)
O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.


Nossos últimos relatórios

  • Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
  • Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
  • Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
  • Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
  • Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
  • Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
  • O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
  • Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
  • Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
  • Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
  • Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
  • Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
  • Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
  • Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
  • Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
  • Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
  • Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
  • Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
  • Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
  • Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
  • CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
  • Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
  • ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
  • Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
  • Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
  • Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
  • Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
  • Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
  • Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
  • ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)

Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.