Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- GPA teve ofertas para vender operações maduras, mas não levou adiante negociações. Apesar de não ter um plano de vendas de ativos estruturado como o de seu controlador Casino, o GPA, dono do Pão de Açúcar e do Extra recebeu ofertas por operações maduras e que não fazem parte de seu negócio principal. Estão nessa lista ativos da Argentina e do Uruguai (do Grupo Éxito, controlado pelo GPA), bem como farmácias, postos de gasolina e algumas propriedades imobiliárias no Brasil.
- “Hipermercado caro é hipermercado morto”, diz presidente do GPA. Dona das redes Extra e Pão de Açúcar sente 2º trimestre difícil, vê cliente atrás de preço e garante que transformação em atacarejo não está nos planos.
- Magazine Luiza venderá celular e eletrônicos em redes de supermercado. Após descartar uma parceria com o Carrefour, a varejista abriu 171 quiosques de vendas de eletrônicos em lojas da Marisa; agora, empresa leva formato a 23 supermercados em SP.
- Track & Field acelera digitalização e quer abrir maior número de lojas da história. A aceleração digital dos negócios integrada com a rede de lojas, com forte aposta em vendas diretas e em crescimento orgânico, é a aposta da Track & Field para os próximos meses. A varejista de artigos esportivos e moda praia também pretende abrir, em 2021, o maior número de lojas de sua história. No ano passado, a rede ganhou 35 novas unidades pelo País.
- Fluxo de consumidores em alta indica retomada a níveis pré-pandemia. Pesquisa aponta que a moda foi a categoria com maior aumento no fluxo de consumidores, com 11%.
- Grendene reverte prejuízo e registra lucro de R$ 33,2 milhões no 2º trimestre. A receita da fabricante de calçados deu um salto de 531% na base anual, para R$ 358 milhões.
- Modelo de ‘banco como serviço’ abre caminho para novos provedores. Empresas servem de atalho para operar com meios de pagamento, já que obter a licença é um processo caro e burocrático.
- “Cashback” também avança na fidelização de serviços financeiros. Introduzido no Brasil de maneira estruturada em 2011, somente agora, uma década depois, o cashback começa a ganhar a preferência entre os instrumentos de fidelização do consumidor.
- Startups apostam em ‘crediário digital’. O crédito direto ao consumidor (CDC) – popularmente conhecido como crediário – está ganhando adeptos no mundo. O parcelamento no varejo é antigo no Brasil, e agora vem se tornando uma tendência mundo afora, principalmente em mercados desenvolvidos, como Estados Unidos, Europa e Ásia, que não estavam acostumados com compras parceladas.
- Real digital teria boa aceitação, avaliam BC e especialistas. Versão serviria para complementar, e não substituir, a moeda física, defenderam em debate.
- Disputa para ser ‘o mais rápido’ ainda não acabou. Mercado Livre e Magazine Luiza ainda disputam uso da expressão; confronto também teve participação da Americanas.
- Dona da MMartan e Artex protocola pedido de IPO. A AMMO é uma controlada indireta da Coteminas, que detém 100% do capital. Se define como uma das companhias líderes em varejo especializado de produtos de cama, mesa e banho, além de atuar no segmento de home-wellness, que engloba conforto, bem-estar e saúde. O volume de vendas (GMV) foi de R$ 735,7 milhões em 2020.
- 72% dos consumidores pretendem continuar comprando no e-commerce após reabertura de lojas. O hábito da compra online veio para ficar. É o que revela o relatório Future Shopper Report 2021, produzido pela Wunderman Thompson em parceria com a Enext.
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
- Ações da Amazon caem com receita abaixo da meta de Wall Street. As receita da Amazon aumentou no segundo trimestre, mas ficou aquém das expectativas de Wall Street, embora a gigante do comércio eletrônico tenha aumentado seus lucros gerais em 50% em comparação com o mesmo período do ano passado.
- Prada vê mais crescimento nas vendas no segundo semestre, após forte primeiro semestre. O grupo italiano Prada vê as vendas aumentarem ainda mais na segunda metade do ano, depois que as receitas superaram as expectativas do mercado nos primeiros seis meses, estendendo uma recuperação do pior da crise do COVID-19.
- As vendas de maquiagem L’Oreal se recuperam após as restrições serem flexibilizadas em todo o mundo. As vendas saltaram 34% A/A no trimestre encerrado em junho, a empresa francesa de cosméticos disse quinta-feira em um comunicado. Os analistas esperavam um ganho de 30%.
- PIB dos EUA cresce 1,6% no segundo trimestre e volta ao nível pré-pandemia. O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 1,6% no segundo trimestre do ano, informou o Departamento de Comércio nesta quinta-feira, 29, ante 1,5% nos primeiros três meses de 2021. Em uma base anualizada, o crescimento do segundo trimestre foi de 6,5%.


Nossos últimos relatórios

- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!