Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Doria volta a antecipar vacinação de adultos e começa a imunizar adolescentes no dia 20 de agosto. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), voltará a antecipar o calendário de vacinação em São Paulo. A imunização dos adultos (maiores de 18 anos) com a primeira dose, prevista para acabar no dia 20 de agosto, deve ser finalizada já na primeira quinzena do mês.
- Vendas de Assaí e Atacadão crescem em ritmo forte. Ontem, Assaí e Atacadão divulgaram seus números do segundo trimestre em ritmo acima do começo do ano, e tendo uma base forte em 2020. A receita líquida do Assaí, de abril a junho, subiu 22,2%, para R$ 10 bilhões – de janeiro a março, a alta foi de 21%. No Atacadão, a expansão atingiu 19,8%, para R$ 12,8 bilhões. A expansão foi de 17,7% de janeiro a março. Em vendas “mesmas lojas” (sem considerar as lojas abertas no trimestre), o Assaí cresceu 9,2% e o rival, 10,2% de abril a junho.
- Casino levanta 129 milhões de euros com venda de banco ao BNP. Para voltar a distribuir lucros aos acionistas, o Casino ainda terá um longo processo de desalavancagem pela frente – o que pode incluir vendas no Brasil.
- Carrefour fecha parceria com Ame Digital para ampliar meios de pagamento. O Carrefour credenciou a Ame Digital – fintech e plataforma mobile de negócios – para ser o novo meio de pagamento digital aceito em todas as lojas da rede. A novidade foi implementada em junho em 100 hipermercados, 53 lojas de bairro e 131 Carrefour Express espalhados pelo País.
- Magazine Luiza: conselho aprova aquisição da kabum! Por R$ 1 bilhão. O conselho fiscal do Magazine Luiza aprovou por unanimidade a aquisição do site de games e tecnologia Kabum!, maior compra da história da companhia, por R$ 1 bilhão em recursos financeiros.
- Positivo Tecnologia adapta aluguel de computador para atender escolas. A Positivo Tecnologia criou um pacote de aluguel e suporte de computadores e dispositivos móveis ao setor educacional.
- Mercado Livre lança financiamento de veículos de vendedores particulares. Desde a semana passada, o Mercado Livre passou a oferecer a opção de financiamento para os veículos anunciados por vendedores particulares. Esse benefício se dá a partir de parceria com o Banco Itaú e o BV.
- Mercado de máscara se prepara para o pós-pandemia. Segundo a Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho), muitas das empresas de outros ramos que iniciaram a produção terão de deixar o mercado quando as regras para o uso da máscara se flexibilizarem.
- O poder dos influenciadores digitais para o varejo. Um estudo do instituto de pesquisa Nielsen mostra que 92% dos consumidores têm mais confiança em recomendações de outras pessoas do que nas indicações feitas pelas próprias marcas e que os influenciadores digitais brasileiros são capazes de entregar onze vezes mais retorno do que mídias tradicionais.
- Insider toma ‘venture debt’ com BTG e vai aumentar portfólio. A Insider Store — que ficou conhecida na pandemia por suas máscaras e camisetas antivirais — acaba de levantar R$ 12 milhões numa operação de venture debt que vai financiar a expansão da marca de roupas nativa digital.
- Shopper lança compra programada de itens frescos. A Shopper acaba de dar mais um passo avante após quase dois meses do anúncio da rodada de investimentos de R$ 120 milhões. O maior supermercado 100% online do país agora possui o novo modelo de compra programada, batizado de Programada Fresh, que foca na venda de frutas, verduras e legumes, além de produtos congelados e refrigerados de forma online.
- Pesquisa mostra que 70% dos brasileiros aumentaram gastos com compras online. A maioria dos brasileiros migraram para compras digitais, aumentando o volume desse tipo de gastos na pandemia. É o que mostra a pesquisa “O comportamento e a relação de consumo online do brasileiro durante a pandemia” realizada em junho de 2021 pela consultoria MOB INC.
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
- Amazon nega que planeje aceitar bitcoin como pagamento. A Amazon negou uma reportagem que afirmava que a gigante do comércio eletrônico poderia aceitar pagamentos em bitcoin até o fim do ano. A reportagem do jornal London’s City A.M. fez a maior das criptomoedas disparar até 14,5% antes de reduzir a alta para 6%.
- Kering reporta vendas trimestrais fortes impulsionadas pela Gucci. As vendas da Gucci no segundo trimestre foram de € 2,3 bilhões, um aumento de 82 por cento em relação ao do ano passado, quando os lockdowns estavam em pleno vigor, e um aumento de 1 por cento em relação ao mesmo período em 2019.
- O negócio mais recente do Walmart: Vender sua tecnologia de comércio eletrônico para outros varejistas. O Walmart disse na quarta-feira que vai vender a tecnologia desenvolvida para permitir que os clientes comprem itens online e retirem as compras na loja.
- Com explosão nas vendas de iPhone, Apple supera expectativa de investidores no 3º trimestre fiscal. Categoria teve um salto de 49,8%, passando de vendas de US$ 26,4 bilhões para US$ 39,6 bilhões.
Nossos últimos relatórios
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!