Café com ESG: Conteúdos diários que transformam | 22/04

Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é ESG!


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG – do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG – Ambiental, Social e Governança.

Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? 
Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.

Esperamos que aproveite a leitura!

Gostaria de receber esse conteúdo por e-mailClique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!


Brasil

Empresas

Empresas usam ações de R$ 13 bi para inspirar agenda ambiental

“Em meio à cúpula do clima, um grupo de aproximadamente 50 empresas associadas à Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) lançará hoje o movimento #BrasilpeloMeioAmbiente, com a intenção declarada de reforçar compromissos do setor privado com a agenda ambiental. Cem ações, que somam quase R$ 13 bilhões em investimentos, foram reunidas em um inventário de boas práticas como forma de inspirar outras companhias e demonstrar que os empresários não estão parados, apesar das críticas cada vez mais duras da comunidade internacional ao presidente Jair Bolsonaro pela condução do tema.”

Fonte: Valor Econômico, 22/04/2021

Setor privado pede desmate zero e empenho diplomático

“Empresários e a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira defenderam que o Brasil volte a perseguir desmatamento zero e se coloque como líder de uma economia verde. O reclamo veio na terça-feira, às vésperas da Cúpula de Líderes, reunião comandada pelo presidente americano, Joe Biden, que ocorre hoje e amanhã. O encontro deve ser marcado por uma tentativa da diplomacia norte-americana de se recolocar como protagonista no debate climático.”

Fonte: Valor Econômico, 22/04/2021

Produtores criticam exigências ambientais acima das previstas em lei

“Cada vez mais pressionados pela agenda ambiental europeia e pelos compromissos firmados por tradings que atuam no país e clientes estrangeiros de não comprar soja oriunda de áreas desmatadas, mesmo de forma legal, os produtores brasileiros voltaram a engrossar as críticas às exigência feitas acima da legislação em vigor.”

Fonte: Valor Econômico, 22/04/2021

Natura inicia roadshow para emissão de títulos atrelados a metas sustentáveis

“A Natura Cosméticos inicia nesta quarta-feira uma série de reuniões com investidores para a emissão de sustainability-linked bonds (SLB). Nesse tipo de papel, a empresa se compromete a atingir metas sustentáveis em seu negócio.”

Fonte: Valor Econômico, 21/04/2021

Boticário anuncia compromissos socioambientais até 2030

“O Grupo Boticário anunciou nesta terça-feira compromissos com o futuro para alcançar metas ambientais e sociais até 2030. Entre as iniciativas anunciadas está a criação de um comitê executivo voltado exclusivamente para a discussão estratégica de diversidade e sustentabilidade.”

Fonte: Valor Econômico, 20/04/2021

PicPay protocola pedido para fazer IPO na Nasdaq

“A carteira digital PicPay protocolou seu pedido para abrir capital na Nasdaq, bolsa norte-americana conhecida por reunir ações de empresas de tecnologia. O IPO (oferta inicial pública de ações, na sigla em inglês) tem como coordenadores os bancos Bradesco BBI, Santander e BTG Pactual. Ainda não se sabe o tamanho da oferta. Também não foi divulgado se haverá oferta secundária de ações no processo, ou apenas primária.”

Fonte: Época Negócios, 21/04/2021

Em busca do novo unicórnio de impacto da Amazônia

“A busca pelo lucro não é a única coisa que passa pela cabeça dos empreendedores da Amazônia. Por lá, também há uma busca pela criação de riqueza a partir da conservação do maior bioma do mundo. Esse é inclusive o objetivo da AMAZ, recém-criada aceleradora de impacto que faz parte do Jaraqui Valley, vale da inovação de Manaus, que vai investir 25 milhões de reais em 30 startups da região nos próximos cinco anos.”

Fonte: Exame, 20/04/2021

Regulação

Marco do Saneamento: Brasil desativa 600 lixões em um ano

“Mais de 600 lixões pelo Brasil foram desativados em um período de um ano, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre). O encerramento de lixões vem sendo promovido pelo programa Lixão Zero, lançado em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente.”

Fonte: Época Negócios, 21/04/2021

Servidores do Ibama denunciam paralisação total do sistema de multas

“No momento em que o governo brasileiro se prepara para participar de uma Cúpula Internacional do Clima, para reafirmar seus compromissos no combate ao desmatamento ilegal, uma mudança feita pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no processo de autuação por crimes ambientais tem sido criticada internamente por agentes de órgãos de fiscalização. Segundo os servidores, a nova regra levou à paralisação total das emissões de multas por agentes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Procurada, a pasta não se manifestou até a publicação deste texto. “

Fonte: Estadão, 20/04/2021

Brasil entra em lista prévia da OIT de violações trabalhistas

“O Brasil foi incluído em uma lista preliminar da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ao lado de 39 países suspeitos de violação de convenções trabalhistas internacionais. A comissão da OIT, agência multilateral da ONU (Organização das Nações Unidas), divulgou a relação de países na terça-feira (20). O Brasil aparece ao lado de Albânia, Belarus, Bolívia, Mianmar e Turcomenistão.”

Fonte: Folha de São Paulo, 21/04/2021

Política

Governo aprova criação de plano para combustíveis sustentáveis e de baixo carbono

“O governo aprovou a criação de um programa para propor medidas de ampliação do uso de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono no país. O chamado “Programa Combustível do Futuro” foi aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em reunião na terça-feira, 20. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o programa traz diretrizes que incluem a coordenação interinstitucional e a integração de políticas públicas relacionadas ao setor automotivo, incluindo programas como o Renovabio, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e o Rota 2030.”

Fonte: Época Negócios, 21/04/2021

Governo lança plano de promoção da agricultura de baixo carbono

“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou hoje (20) o Plano ABC+ 2020-2030. O plano traz as estratégias do governo para a promoção da agricultura de baixa emissão de carbono na próxima década. O objetivo, segundo o ministério, é avançar nas soluções sustentáveis para a produção no campo e a melhoria da renda do produtor rural, com foco no enfrentamento da agropecuária às mudanças do clima.”

Fonte: Época Negócios, 20/04/2021

País pode antecipar para 2022 fim de desmatamento ilegal, sinaliza Salles

“Em meio a forte pressão internacional e de investidores brasileiros por resultados concretos na área do meio ambiente, o presidente Jair Bolsonaro deve anunciar hoje na Cúpula de Líderes sobre o Clima o compromisso de seu governo de antecipar a meta de redução do desmatamento ilegal no país e prometer um aumento de recursos públicos para órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental, disseram ao fontes do governo a par do assunto.”

Fonte: Valor Econômico, 22/04/2021

Brasil tenta reiniciar relações antes da cúpula do clima de Joe Biden

Quando John Kerry elogiou o “novo compromisso” do Brasil com o fim do desmatamento ilegal, o czar do clima dos EUA foi inundado com respostas de céticos que alertaram que o governo Jair Bolsonaro não era confiável. […] A preocupação deles foi exacerbada pela abordagem mais combativa de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro, que está pressionando as nações ocidentais a fornecer bilhões de dólares em ajuda financeira aos esforços ambientais do Brasil, antes mesmo que o país comece a reprimir níveis crescentes de desmatamento.”

Fonte: Financial Times, 20/04/2021

Opinião

Ação climática para as pessoas e o planeta

“Neste ano crucial para a humanidade, agora é o momento de agir de forma ousada para proteger o clima. Estamos à beira do abismo. Os últimos seis anos, desde 2015, foram os mais quentes já registrados. 2020 foi 1,2 grau Celsius mais quente do que os tempos pré-industriais, já que as concentrações dos principais gases do efeito estufa continuaram a subir e as concentrações de dióxido de carbono atingiram um novo máximo – 410,5 partes por milhão.”

Fonte: Valor Econômico, 22/04/2021

“Risco é grande para família ‘na margem’ do trabalho infantil”

“A desigualdade educacional entre os Estados brasileiros já era, antes mesmo da pandemia, o equivalente à de diversos países, da África à Europa, dentro do Brasil. A crise sanitária só deve aprofundar essas diferenças e desencadear efeitos de longo prazo em regiões tão diversas, incluindo o risco de “empurrar” crianças em situações de maior vulnerabilidade para o trabalho infantil.”

Fonte: Valor Econômico, 22/04/2021

Terceiro Setor

Com aporte de mais R$ 2 para cada R$ 1 doado, fundo investe em retomada na periferia

O matchfunding, prática de financiamento coletivo que ganhou força na pandemia, tem destinado recursos a diversas periferias do país. Seja em campanhas de combate à fome seja em vaquinhas online, o modelo permite que, a cada real doado ou investido em um projeto, organizações dupliquem ou tripliquem o valor. Foi assim que o Matchfunding Enfrente levantou R$ 7,2 milhões para projetos de favelas em 2020. Criado pela Fundação Tide Setubal, em parceria com a Benfeitoria, o fundo beneficiou organizações e lideranças comunitárias que tiveram seus territórios impactados pela pandemia e viram problemas surgirem ou se agravarem com a crise . “

Fonte: Estadão, 20/04/2021

Internacional

Empresas

A UE defende sua pressão por regras sobre relatórios “verdes” de empresas

“A UE revelou propostas inovadoras na quarta-feira para divulgações de sustentabilidade por empresas no bloco de 27 países, e um sistema de classificação para definir o que pode ser rotulado como um ativo ou atividade “verde” em uma divulgação. Este salta à frente dos esforços globais para criar um conselho internacional de padrões de sustentabilidade para escrever regras de divulgação, cujos detalhes serão publicados a tempo para a conferência sobre mudança climática global COP26 da ONU em novembro.”

Fonte: Reuters, 21/04/2021

A maioria das grandes empresas tem falhado nas metas climáticas, segundo estudo

“Menos de uma em cada quatro das maiores empresas do mundo está no caminho para cumprir as metas básicas de mudança climática, de acordo com um novo estudo publicado na quinta-feira (22 de abril) antes de uma cúpula do clima sediada nos Estados Unidos, onde os líderes mundiais devem anunciar novos compromissos para cortar as emissões. Os resultados da pesquisa de cerca de 700 empresas listadas em 14 países de 2015 a 2019 foram revelados no dia em que o presidente dos EUA, Joe Biden, lança uma cúpula virtual do clima.”

Fonte: Euroactiv, 22/04/2021

Como salvar o café do aquecimento global

“O café é uma indústria multibilionária que sustenta as economias de vários países tropicais. Cerca de 100 milhões de agricultores dependem dela para seu sustento. Infelizmente para eles, e para muitas outras pessoas ao redor do mundo para quem o café é um complemento quase essencial para a vida, os pés de café crescem melhor em uma faixa bastante estreita de temperaturas, então seu cultivo é ameaçado por uma mudança climática. Mas uma descoberta casual de Aaron Davis do Royal Botanic Gardens, Kew, na Grã-Bretanha, publicada na Nature Plants, pode oferecer uma saída. O Dr. Davis e seus colegas relatam que encontraram um tipo de café selvagem que é agradável ao sabor e tolerante a altas temperaturas.”

Fonte: The Economist, 21/04/2021

Política

Legisladores do Reino Unido pedem ação sobre greenwashing

“A Grã-Bretanha deve considerar tornar a rotulagem ambiental obrigatória para produtos financeiros de consumo e os reguladores devem impedir alegações enganosas ou greenwashing, disseram legisladores na quinta-feira. O governo da Grã-Bretanha deu mais prioridade às questões verdes neste ano, enquanto se prepara para sediar uma grande cúpula do clima das Nações Unidas, conhecida como COP26. Mas tem enfrentado críticas de grupos ambientalistas pela falta de detalhes em seus planos.”

Fonte: Reuters, 22/04/2021

Os EUA podem se juntar à Europa na obrigatoriedade da divulgação de riscos climáticos

“John Kerry, o enviado climático de Joe Biden, disse que os Estados Unidos provavelmente “se juntariam à Europa” para começar a exigir que as empresas divulguem informações sobre o risco climático, em um movimento que teria ramificações significativas. […] “Todos nós precisamos tomar medidas de 2020 a 2030”, disse Kerry em um webinar organizado pela Ceres, uma rede de investidores sustentáveis. Ele acrescentou que mesmo se o mundo estivesse a caminho de cumprir os compromissos firmados em Paris em 2015, ainda ficaria muito aquém do que é necessário para evitar uma catástrofe climática.”

Fonte: Financial Times, 21/04/2021

EUA vão propor corte de emissões de até 50% até o final dessa década

“O presidente dos EUA, Joe Biden, deve anunciar os cortes de emissões mais acentuados do país, ao receber 40 líderes mundiais na quinta-feira para uma cúpula sobre mudança climática que incluirá Xi Jinping da China e Vladimir Putin da Rússia. Espera-se que Biden prometa reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos EUA em até 50% até 2030 em relação aos níveis de 2005, de acordo com pessoas familiarizadas com o pensamento do governo.”

Fonte: Financial Times, 21/04/2021

Xi se juntará à cúpula do clima de Biden apesar das tensões

“Xi Jinping participará de uma cúpula do clima liderada pelos Estados Unidos nesta semana, aumentando as esperanças de cooperação entre os dois maiores emissores de gases do efeito estufa do mundo, apesar das tensões entre Pequim e Washington. A reunião de dois dias, que começará na quinta-feira, marca a primeira vez que os dois líderes participam do mesmo evento desde que Joe Biden se tornou presidente dos Estados Unidos.”

Fonte: Financial Times, 21/04/2021

Yellen apresenta uma agenda climática “ousada” para a economia e os mercados dos EUA

“A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, prometeu na quarta-feira enfrentar agressivamente a mudança climática usando todas as ferramentas à sua disposição, alertando que o fracasso em fazê-lo de forma eficaz e rápida pode prejudicar o crescimento econômico. Para alinhar a economia dos EUA com as metas internacionais de eliminação das emissões de carbono, “será necessária uma ação ousada e urgente – nada menos do que transformar setores importantes da economia global, especialmente quando se trata de como geramos energia e movemos pessoas e bens”, Yellen disse em um amplo discurso ao Instituto de Finanças Internacionais.”

Fonte: Reuters, 21/04/2021


Índices ESG e suas performances

(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6)
O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.


Nossos últimos relatórios

  • Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
  • Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
  • Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
  • Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
  • O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
  • Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
  • Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
  • Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
  • Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
  • Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
  • Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
  • Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
  • Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
  • Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
  • Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
  • Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
  • Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
  • Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
  • CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
  • Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
  • ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
  • Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
  • Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
  • Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
  • Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
  • Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
  • Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
  • ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)

Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.