Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- No ritmo atual, Brasil consegue ter 70% de vacinados com duas doses em dezembro. Patamar é fundamental para que a imunização coletiva controle a transmissão do vírus; inconstância do cronograma federal e faltosos na 2ª aplicação são desafios para atingir meta.
- Nas Casas Bahia, um banco com R$ 16 bilhões para crédito pessoal. Via obteve licença do BC para operar o BanQi, seu banco digital, como uma instituição financeira.
- Alpargatas cresce com ‘volta à vida’ no exterior e lança tênis casual. A Havaianas, marca de sandálias e chinelos da Alpargatas, está apostando em um nova categoria, a de tênis.
- Cade aprova aquisição da Baw pela Arezzo. Superintendência do órgão avalia que o negócio envolve menos de 20% do mercado da empresa adquirida e não deverá prejudicar a competitividade.
- Avon volta às origens e aposta nas revendedoras para retomar crescimento. Novos benefícios para as parceiras de negócio são aposta da marca para estancar perda de receita; remunerações maiores e descontos em faculdades e medicamentos foram algumas das medidas anunciadas pela empresa.
- No fim do ano, consumo deve reagir. A temporada de compras de fim de ano, que começa na Black Friday e vai até o Natal, deve render mais negócios para os setores de bens de consumo. Com a vacinação contra a covid-19 acelerando e alcançando os grupos mais jovens, a expectativa é de aumento de vendas.
- Amazon avança em Centro de Distribuição no Ceará para agilizar entregas. Varejista americana vai estrear Centro de Distribuição no Ceará, na Região Mentropolitana de Fortaleza; Amazon quer entrega mais rápida no Norte e Nordeste.
- Brasileiros vão gastar mais com presentes no Dia dos Pais. Preço médio do presente será de R$ 245, superior aos valores gastos no Dia dos Namorados e Dia das Mães.
- E-commerce tem alta de 13% nas vendas e de 24% no faturamento no semestre. Ao comparar os meses de junho e maio, porém, houve queda de 1,02%.
- Supermercados vão para ‘vale-tudo’ para animar vendas e afastar dificuldades. Promoções, aposta em marcas de entrada e até painel de Kobra são armas contra retração de 10% nas vendas de janeiro a maio; inflação, desemprego e redução do auxílio emergencial pressionam o setor.
- Famílias que perderam renda se juntam em app para comprar comida no atacado com desconto. O aplicativo mais conhecido para fazer esse tipo de compra no Brasil é o Facily, que teve 2 milhões de downloads só nos últimos oito meses.
- Desequilíbrio entre empresas de moda na pandemia deve estimular fusões e aquisições, diz estudo. Consultoria Alvarez & Marsal aponta que segmento tem, de um lado, aumento de pedidos de recuperação e, de outro, companhias capitalizadas que podem se aproveitar da fragilidade de competidores; de dezembro a junho, operações somaram R$ 7,41 bilhões.
- ‘Comitê socioambiental responde para o CEO’, diz Grynbaum, do Grupo Boticário. Segundo Artur Grynbaum, sócio e vice-presidente do conselho da gigante dos cosméticos, o comitê socioambiental da empresa hoje se reporta diretamente a ele próprio e ao CEO da companhia, Fernando Modé. “O ESG é a nossa forma de fazer negócios”, disse ele, em resposta a perguntas enviadas por e-mail pela reportagem.
- A inflação estatística e os preços do supermercado. Sobra a sensação para o consumidor de que as despesas da feira e do supermercado aumentaram muito mais do que dizem os números oficiais.
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Internacional
- Vendas no varejo dos EUA sobem em junho e superam estimativas do mercado. O valor geral das vendas no varejo avançou 0,6% no mês passado, após uma queda revisada para baixo de 1,7% em maio, mostraram números do Departamento de Comércio na sexta-feira.
- Chinesa Xiaomi ultrapassa Apple e se torna a 2ª maior fabricante de smartphones do mundo. No trimestre terminado em junho, remessas globais da empresa aumentaram 83% em relação ao ano anterior.
- Italiana Zegna será listada nos EUA através de uma SPAC de US$ 3,2 bilhões. O grupo italiano de luxo Ermenegildo Zegna vai se listar em Nova York ao se combinar com um veículo de investimento dos EUA, dando à empresa de roupas masculinas um valuation de US $ 3,2 bilhões e ajudando-a a se expandir na Ásia e nos Estados Unidos.
- Compradores mais jovens impulsionam a recuperação das vendas da Burberry. A companhia disse que suas vendas aumentaram acima dos níveis pré-pandemia, impulsionadas por clientes novos e mais jovens e pela demanda por bolsas.
Nossos últimos relatórios
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
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