Café com ESG: Conteúdos diários que transformam | 12/04

Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é ESG!


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG – do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG – Ambiental, Social e Governança.

Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? 
Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.

Esperamos que aproveite a leitura!

Gostaria de receber esse conteúdo por e-mailClique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!


Brasil

Empresas

Usinas e fornecedores de cana duelam por crédito de carbono

“Usinas produtoras de etanol de cana e fornecedores independentes da matéria-prima estão travando uma queda de braço pela divisão das receitas dos créditos de carbono do programa federal RenovaBio, os Créditos de Descarbonização (CBios). Embora o programa, que obriga distribuidoras a comprarem os CBios dos produtores de biocombustíveis, esteja em operação há um ano, a legislação deixou as regras de divisão dessa receita a cargo dos agentes privados, que não entraram em consenso.”

Fonte: Valor Econômico, 12/04/2021

Mulheres crescem no alto escalão com políticas de igualdade de gênero

“Pressionadas a adotar políticas mais alinhadas ao ESG (sigla em inglês para os princípios ambiental, social e de governança), as empresas têm buscado criar agendas efetivas de diversidade, equidade e inclusão, tanto no quadro geral quanto na liderança. De acordo com a pesquisa Women in Business, realizada anualmente pela Grant Thornton, o total de mulheres em cargos executivos ao redor do mundo foi de 29% em 2020. O Brasil superou a média global, com mulheres em 34% dos cargos de liderança.”

Fonte: Estadão, 11/04/2021

Comitê ‘racha’ e assembleia da Petrobras promete fortes emoções

“Fortes emoções. É a expectativa para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Petrobras, marcada para amanhã [12/04]. A reunião de acionistas foi chamada para destituir Roberto Castello Branco e eleger o general Joaquim Silva e Luna para o conselho da estatal, pré-requisito para que o militar seja efetivado, posteriormente, como presidente da companhia. Também serão definidos os novos membros do conselho.”

Fonte: Valor Econômico, 11/04/2021

Samarco pede recuperação judicial, mas nega efeitos sobre reparação por desastre em Mariana

“De acordo com a Vale, o pedido de recuperação não impactará no cumprimento dos compromissos de reparação assumidos em função do rompimento da barragem de Fundão. A Fundação Renova é responsável pela execução dos programas de reparação dos impactos socioambientais e socioeconômicos e, até fevereiro de 2021, pagou indenizações e auxílios para 325 mil pessoas.”

Fonte: Estadão, 09/04/2021

Veja comentário do time Research XP aqui clicando aqui.

Alto Escalão: Nova presidente no Fleury

“A médica Jeane Tsutsui, antes diretora executiva, passa a presidente do Fleury, substituindo Carlos Marinelli.”

Fonte: Estadão, 11/04/2021

Pressionado, iFood promete zerar uso de plástico nas entregas até 2025

“‘O iFood está comprometido com a poluição zero de plástico por meio de suas operações até 2025. Para cumprir sua meta, a empresa conta com diversas iniciativas, dentre elas, a pesquisa e desenvolvimento em embalagens sustentáveis e em cooperativas de reciclagem para ampliar sua capacidade produtiva e melhorar a renda dos cooperados’, declarou a empresa.”

Fonte: Estadão, 09/04/2021

Flamengo Carbon Free

“O Flamengo anunciou parceria com a fintech Moss para neutralizar suas emissões. Até o momento, a iniciativa já reverteu US$ 10 milhões em créditos de carbono para projetos na Amazônia.”

Fonte: Isto É, 09/04/2021

O novo board da Kepler Weber

“A Kepler Weber – maior empresa de silos agrícolas do Brasil – acaba de anunciar três novos conselheiros. Estão entrando para o Board: Pedro Faria, sócio da SK Tarpon e ex-CEO da BRF; Arthur Heller Britto, sobrinho de Fernando Heller, um investidor que tem mais de 10% da companhia; e Daniel Alberini, gestor da CTM Investimentos.”

Fonte: Brazil Journal, 09/04/2021

Startups conscientes: como o ESG pode gerar o próximo unicórnio

“É o que mostra uma pesquisa realizada pela Humanizadas, startup que surgiu a partir de um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos que pesquisa estruturas organizacionais. Segundo o levantamento, as startups conscientes, ou seja, que integram o ESG ao negócio, possuem 33% mais agilidade para responder aos desafios de negócios do que a média geral das empresas de todos os portes. Também conseguem 43% mais capacidade de inovar, engajamento interno 23% maior para gerar mudanças e 20% mais inclusão e diversidade no trabalho.”

Fonte: Exame, 09/04/2021

Política

Desmatamento em março na Amazônia e no Cerrado é o maior dos últimos anos

“As florestas nacionais voltaram a sofrer com os piores índices de desmatamento dos últimos anos. […] Na região da Amazônia Legal, foram identificados 368 quilômetros quadrados de área desmatada. Trata-se do maior volume registrado para março desde 2015. No ano passado, a área devastada no mesmo mês chegou a 327 km. Em 2019, foram 251 km. O volume é ainda mais alarmante no Cerrado, que em 2020 protagonizou as piores queimadas já registradas pelos satélites do Inpe. Em março, o Cerrado perdeu 529 km quadrados para o desmatamento. Isso equivale a mais que o dobro do verificado em março de 2020, quando 215 km² de área foram desmatados no bioma.”

Fonte: Estadão, 09/04/2021

Reforma pode resgatar financiamento privado e criar cota para mulheres

“A reforma eleitoral em discussão na Câmara poderá resgatar o financiamento privado de campanha, criar uma cota de vagas para mulheres no Legislativo e tornar mais flexíveis as regras para a propaganda dos candidatos, com a volta de showmícios e da distribuição de brindes. Um dos principais pontos em debate é o retorno das doações por empresas e bancos, sem cortar o financiamento público de campanha em vigor. As doações privadas não serão mais vinculadas ao faturamento das empresas, como eram no passado, e deverão ter um teto único. O limite em estudo é o valor de R$ 200 mil por CNPJ.”

Fonte: Valor Econômico, 12/04/2021

Iniciativa inédita une 22 governadores em carta para Biden com ênfase em mudança climática

“Em iniciativa inédita no Brasil, 22 governadores assinam uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em que demonstram comprometimento com o enfrentamento da crise climática. O texto preliminar diz que uma parceria entre o Brasil, país com a maior base florestal da Terra, e os Estados Unidos, com a maior capacidade de investimento do mundo, pode impulsionar um modelo de economia sustentável para enfrentar o aquecimento global e reduzir a pobreza.”

Fonte: Valor Econômico, 11/04/2021

Salles demite chefias do Ibama no Amazonas, Bahia, Paraíba e Tocantins

“Uma das áreas mais afetadas é, justamente, a de fiscalização e combate a incêndios e desmatamento ilegal, cujos números não param de crescer. Em março deste ano, os sistemas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram 368 quilômetros quadrados de área desmatada na Amazônia, ante 327 km verificados em março do ano passado. O volume total de área desmatada desde agosto do ano, mês que dá início a medição anual pelo Inpe, chega a 4.262 km de desmatamento.”

Fonte: Estadão, 09/04/2021

Diretora-executiva vai assumir presidência do IBGE de forma interina

“Em nota divulgada nesta sexta-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a presidência passará a ser ocupada, interinamente, pela atual diretora-executiva, Marise Ferreira, após a publicação da exoneração de Susana Cordeiro Guerra no “Diário Oficial da União” (DOU).”

Fonte: Valor Econômico, 09/04/2021

Colunas e Artigos

Agricultura regenerativa

“São práticas que se inserem na chamada agricultura regenerativa, conceito criado há 40 anos nos Estados Unidos pelo pesquisador Robert Rodale, com a visão de associar a saúde do solo à saúde humana a partir da produção agrícola sustentável. O conceito assim colocado está fundamentado na eficiência produtiva, promovendo a reabilitação e a manutenção das culturas e do sistema de produção agropecuária, atuando a favor da biodiversidade, da preservação de matas nativas e do armazenamento de recursos hídricos.”

Fonte: Estadão, 11/04/2021

ESG e regulação financeira: as novas propostas do Banco Central

“Cumprindo o calendário apresentado em setembro de 2020 no lançamento do pilar ‘sustentabilidade’ da Agenda BC#, o Banco Central do Brasil apresentou nova consulta pública com 3 propostas visando atualizar as normas de gerenciamento de risco ambiental (incluindo clima) e social das instituições sujeitas à sua regulação. Essa ação do BACEN acompanha um movimento mundial que já vinha sendo desenhado antes da pandemia, e que se intensificou fortemente neste último ano, de incorporar a variável ambiental (incluindo clima) e social ao gerenciamento de risco.”

Fonte: Estadão, 09/04/2021

Internacional

Política

OCDE terá indicador para monitorar ação climática

“Um Programa Internacional de Ação sobre o Clima (Ipac, na sigla em inglês), com indicadores para avaliar e acelerar a ação dos países na descarbonização de suas economias, deverá ser criado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Economico (OCDE), segundo o Valor apurou. A iniciativa foi apresentada pela França e visa reforçar compromissos nacionais no âmbito do Acordo do Clima de Paris. Na prática, poderá ampliar pressão sobre países como Brasil e China. Enquanto parte dos países se compromete com emissões líquidas zero de carbono até 2050, Brasil e China estabeleceram meta para 2060.”

Fonte: Valor Econômico, 12/04/2021


Índices ESG e suas performances

(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6)
O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.


Nossos últimos relatórios

  • O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
  • Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
  • Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
  • Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
  • Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
  • Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
  • Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
  • Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
  • Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
  • Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
  • Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
  • Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
  • Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
  • Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
  • CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
  • Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
  • ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
  • Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
  • Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
  • Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
  • Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
  • Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
  • Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
  • ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)

Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.