Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Magalu vai abrir 50 lojas no Rio em entrada-relâmpago. Num movimento que o CEO Fred Trajano comparou ao desembarque na Normandia, o Magazine Luiza vai abrir pelo menos 50 lojas no Estado do Rio nas próximas semanas — penetrando pela primeira vez um mercado responsável por 15% do varejo nacional.
- Via anuncia entrega no mesmo dia e devolução de compra online na própria loja. A Via, dona das redes Casas Bahia e Pontofrio, estreou o same day delivery (entrega no mesmo dia). Os pedidos feitos até às 12h no app ou site são entregues na casa do cliente até as 22h do mesmo dia.
- Para turbinar vendas online, C&A vai criar coleções de roupas em até 24 horas. A varejista está para lançar pequenas coleções que serão criadas em menos de 24 horas, sendo vendidas no calor do consumo pautado pelas redes sociais. É uma tentativa de a empresa aquecer seu e-commerce, que vem crescendo fortemente, e também de compensar a queda nas vendas de suas lojas físicas.
- Entrevista: Loja física ainda é o centro da estratégia da Panvel, diz diretor financeiro. “Além de melhorar a experiência no app, criar mais modalidades de pagamento, acelerar nossa entrega, que não são coisas simples de fazer, mas conceitualmente são mais óbvias, o que eu gostaria de reforçar e que a gente não pode esquecer é que tem uma loja operando. E esse é um conceito que, quando falamos de e-commerce, não deixamos tão claro”, disse o executivo.
- Vivo entra no mercado pet e começa a vender de coleira a bebedouro. Marketplace da empresa passa a contar com marcas como Pet Luni, Cobasi e American Pet.
- CVM analisa disputa da Smart Fit com os minoritários. Sócios em Brasília pedem na Justiça o bloqueio de parte da ações, de olho no IPO.
- Grupo carioca Rão se expande em São Paulo. Companhia especializada em delivery de comida acelerou crescimento na pandemia.
- Gympass faz captação e dobra valor para US$ 2 bi. O Gympass acaba de fechar uma captação de US$ 220 milhões, que avaliou a companhia em US$ 2,2 bilhões – o dobro do “valuation” na captação anterior, feita em junho de 2019.
- Neobanks diversificam base de clients. Além de serviços financeiros, apps incluem parcerias com plataformas de streaming e ofertas de marketplaces.
- O Boticário investe R$ 250 milhões para modernizar o e-commerce. O montante inclui mudanças nas plataformas de e-commerce e nas formas de entrega de produtos, adotadas para contornar o fechamento de lojas físicas em determinados períodos para reduzir a circulação do vírus.
- Universidade Zumbi dos Palmares acusa Carrefour de censura e intimidação. De acordo com a Universidade Zumbi dos Palmares, a varejista teria tentado censurar o lançamento do livro “Caso Carrefour, Segurança Privada e Racismo: Lições e Aprendizados”.
- Logística reversa em pequena empresa inclui criatividade e ajuda do cliente. Para estimular consumidor a devolver embalagem, marca cria sistema de pontuação com brindes; para especialista, problema da reciclagem ainda está na falta de educação ambiental.
- Startups de fidelidade atraem investimentos e devem alcançar redes locais. Segundo analistas, área tem despertado cada vez mais o interesse de grandes varejistas; em todo o mundo, investimento em programas de fidelidade cresceu 46% na comparação com 2019.
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Internacional
- Com marca própria, Walmart avança sobre as farmacêuticas. Em mais um passo da sua estratégia para ganhar terreno no setor, a rede varejista está lançando sua marca própria de insulina com a promessa de preços entre 58% e 75% mais baratos e a possibilidade de abocanhar receitas das líderes do segmento, Eli Lilly, Sanofi e Novo Nordisk.
- FARFETCH lança serviço de doação nos EUA, através de parceria com thredUP. Após o lançamento bem-sucedido do FARFETCH Donate no Reino Unido em 2019, o serviço de doação agora está disponível nos EUA. Os consumidores podem doar roupas que não usam mais para ganhar créditos FARFETCH e arrecadar dinheiro para caridade. A FARFETCH Donate utilizará o Resale-as-a-Service do thredUP, a plataforma de tecnologia e logística que impulsiona as experiências de moda circular para marcas e varejistas.
- Dona da Michael Kors eleva guidance frente ao aumento da demanda de luxo após lockdowns. “À medida que o mundo se reabre, temos o prazer de ver um desempenho melhor do que o esperado de todas as nossas três de nossas icônicas casas de luxo da moda”, disse o CEO John Idol.


Nossos últimos relatórios

- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
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