Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Hering será ‘completamente repaginada’, diz presidente do grupo Soma. Em entrevista ao ‘Estadão’, Roberto Jatahy diz que pretende aplicar modelo de sucesso do Soma, dono das marcas Farm e Animale, para melhorar resultado da Hering, comprada por R$ 5 bilhões.
- A estratégia de aquisições da AR&Co, segundo Rony Meisler. “Temos um mosaico de características e nichos de mercado que a gente gostaria de entrar, as marcas que a gente futuramente escolher ou fomentar, e a gente está olhando muita coisa. Mas o M&A [fusões e aquisições] é muito vivo, você sempre está olhando muita coisa, pode ser que não saia nada e pode ser que saia tudo”, diz Rony Meisler, fundador da Reserva e hoje líder da AR&Co.
- Parceria com Lojas Americanas em conveniência começa em setembro, diz BR Distribuidora. A BR Distribuidora espera iniciar em setembro as operações da joint venture formada com a Lojas Americanas para impulsionar o segmento de conveniência, disse ao Valor o presidente da empresa de combustíveis, Wilson Ferreira Jr.
- Quem pode comprar os Correios? Empresas de logística e varejistas são as principais candidatas. Segundo especialistas, grupos de e-commerce, varejo e de transporte de carga seriam maiores interessadas, mas companhias negam.
- Privatização dos Correios deve ser feita por venda de 100% da estatal, diz secretário. Segundo Diogo Mac Cord, estudos mostraram que os investidores não querem ter a União como sócia relevante no negócio; governo quer que o leilão aconteça no primeiro trimestre de 2022, mas o Congresso ainda precisa aprovar o projeto de lei.
- Via faz parceria com NocNoc e mira competição com Amazon, de R$ 9 tri. A Via (VVAR3) agora não é mais só nacional. O projeto da empresa, avaliada em quase R$ 25 bilhões na B3, acalentado para o fim de 2021 foi antecipado: o conceito de prateleira infinita global vai estrear já. Agora, ruas, avenidas, casas, prédios, fábricas e lojas dos Estados Unidos, China, Europa foram subitamente conectados ao Brasil por meio de uma parceria com a uruguaia NocNoc.
- Marisa cria plataforma para integrar lojas físicas ao aplicativo. Objetivo é atingir a consumidora digital, mas que gosta da experiência no ponto de venda.
- Inter, de internacional: a estratégia de marketplace e produtos financeiros no exterior. Companhia já iniciou shopping virtual nos EUA, analisa Europa e vizinhos na América Latina; no serviço bancário, atuação pode começar com parcerias ou até aquisições.
- Mercado Livre terá live com descontos de até 80%. A iniciativa faz parte de uma tendência global chamada de live commerce
- BTG Pactual investe na Privalia e olha outros parceiros para seu marketplace. Com a participação de 5% no IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) e um acordo comercial com a Privalia, o BTG Pactual dá mais um passo em direção a fortalecer seu marketplace.
- Dafiti lança Dafiti Eco, plataforma de venda de produtos sustentáveis. Página oferece calçados, vestuário, acessórios e itens de beleza, tanto femininos quanto masculinos.
- Market4u compra Numenu e chega a 1,5 mil condomínios. Em busca de escala, duas startups brasileiras estão se unindo para disputar o mercado de mercadinhos em condomínios.
- Praticidade deve impulsionar delivery no pós-pandemia. Novo hábito e manutenção do trabalho remoto estão entre os motivos para as boas perspectivas para o segmento, diz pesquisa.
- Conar determina que varejistas alterarem slogan de 'entrega mais rápida'. Código de ética do órgão prevê que peças publicitárias do Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas, precisam de embasamento para sustentar uma alegação de superioriedade.
- Dona do Pão de Açúcar investe no digital enquanto avalia sair da América Latina. O anúncio feito nesta terça-feira (6) pelo Casino, o maior varejista alimentar da Europa, de alavancar sua estratégia digital por meio de uma parceria com a consultoria Accenture e o Google Cloud, dá indícios de quais são as prioridades do grupo francês.
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
- Authentic Brands protocola pedido de IPO. A Authentic Brands Group Inc., proprietária de marcas incluindo Marilyn Monroe, Forever 21 e Brooks Brothers, entrou com pedido de registro de suas ações na Bolsa de Valores de Nova York.
- Nike enfrenta rivais chineses após boicote ao algodão em Xinjiang. Uma onda de compras patrióticas alimentada pela controvérsia do algodão em Xinjiang está ajudando as ações dos fabricantes de roupas esportivas chinesas a superar seus pares globais.
- Vendas no varejo na zona do euro se recuperam mais do que o esperado em maio. As vendas no varejo nos 19 países que compartilham o euro aumentaram 4,6% no mês a mês em maio e foram 9,0% maiores do que no ano anterior.
Nossos últimos relatórios
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!