XP Expert

Ações da Nvidia e resultados internacionais em foco; Boeing e GM divulgam balanços hoje

Inteligência artificial e decisão de juros de bancos centrais são alguns dos temas de maior destaque nesta terça-feira, 28/01/2025

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Ouça no Spreaker


IBOVESPA +1,97% | 124.862 Pontos

CÂMBIO -0,07% | 5,91/USD

O que pode impactar o mercado hoje

Ibovespa

O Ibovespa fechou em alta de 2,0% ontem, aos 124.861 pontos e na contramão dos mercados globais (S&P 500, -1,5%; Nasdaq, -3,1%). As bolsas americanas refletiram um aumento significativo no pessimismo com o setor de tecnologia, após a empresa chinesa DeepSeek lançar um chatbot de inteligência artificial com custos de produção reduzidos e alegadamente mais eficiente que os concorrentes. Como resultado, ações de empresas beneficiadas pela demanda por infraestrutura de inteligência artificial ou com modelos de negócios concorrentes à startup chinesa sofreram fortes quedas, com destaque negativo para Nvidia (-17,0%). No mercado local, as ações brasileiras se beneficiaram da queda nos rendimentos das Treasuries durante o pregão, o que contribuiu para um fechamento na curva de juros doméstica.

Com isso, os principais destaques positivos na Bolsa brasileira foram papéis sensíveis aos juros como Magazine Luíza, Assaí e Vamos (MGLU3, +10,1%: ASAI3, +7,6%; VAMO3, +7,2%). A WEG (WEGE3, -7,9%) ficou na ponta negativa, impactada pelo cenário global, dado que a companhia também é uma fornecedora de equipamentos para infraestrutura de inteligência artificial.

Nesta terça-feira, pela temporada internacional de resultados do 4º trimestre, Boeing, General Motors, Lockheed Martin, RTX e Starbucks reportam seus balanços.

Renda Fixa

As taxas futuras de juros encerraram a sessão de segunda-feira com fechamento em toda extensão da curva. No Brasil, apesar do Relatório Focus apontar deterioração das expectativas inflacionárias, houve redução da curva seguindo o mercado global. Com isso, o DI jan/26 encerrou em 15,14% (- 1bp vs. pregão anterior); DI jan/27 em 15,34% (- 5,7bps); DI jan/29 em 15,08% (- 10,6bps); DI jan/31 em 15,01% (- 13,2bps). Nos EUA, ocorreu elevação da aversão ao risco após a chinesa DeepSeek afirmar ter desenvolvido ferramentas de IA com custo inferior ao de suas concorrentes ocidentais. Por lá, os rendimentos das Treasuries de dois anos terminaram o dia em 4,17% (-10,0bps), enquanto os de dez anos fecharam em 4,53% (-10,0bps). 

Mercados globais

Nesta terça-feira, os futuros nos Estados Unidos abrem em alta (S&P 500: 0,4%; Nasdaq 100: 0,7%), após dia de queda devido ameaça da chinesa DeepSeek contra a liderança americana na indústria de inteligência artificial. O mercado também está na expectativa de ver os efeitos disso na divulgação de resultados das Big Techs, que começa essa semana. Na frente macroeconômica, a taxa das Treasuries sobe enquanto investidores aguardam a primeira reunião do Fed no ano, onde decisões serão tomadas acerca da taxa de juros americana.

Na Europa, as bolsas operam em alta (Stoxx 600: 0,7%), e na China, as bolsas fecharam mistas (CSI 300: -0,4%; HSI: 0,2%), com falas de Trump de que tarifas universais começariam “muito maior” do que 2,5% e enquanto o mercado observava grande queda dos ativos de tecnologia devido a ameaça a chinesa DeepSeek.

IFIX

O índice de fundos imobiliários, o IFIX, apresentou leve queda de 0,39% na segunda-feira. Os FIIs de papel integrantes do IFIX tiveram desempenho médio de -0,72%, em meio à desaceleração do IPCA-15 na sexta passada, enquanto os FIIs de tijolo tiveram performance média de 0,01% no dia.  Os destaques positivos do dia foram JSAF11 (+4,0%), BLMG11 (+3,8%) e BTRA11 (+2,8%). Já os principais destaque negativos foram CVBI11 (-4,3%), HSAF11 (-3,4%) e RBFF11 (-3,4%).

Economia

Sem dados ou eventos macro relevantes hoje. O principal evento macro desta semana é a decisão de juros do Federal Reserve (banco central dos EUA), prevista para amanhã. O Fed deverá manter os juros inalterados e sinalizar pouco espaço para flexibilização adiante.

No Brasil, o Copom deve seguir o plano sinalizado em dezembro. Assim, antecipamos uma alta de 1,00 p.p. na taxa Selic esta semana (para 13,25%) e a sinalização de aumento semelhante para a reunião de março. Não esperamos um sinal explícito para a reunião de maio.

Veja todos os detalhes

Economia

Dia calmo do lado macro, com os mercados à espera de decisões de política monetária amanhã

  • Na ausência de dados ou eventos macro relevantes hoje, as manchetes ainda discutem o impacto do DeepSeek nas empresas globais de tecnologia. O principal evento macro desta semana é a decisão de juros do Federal Reserve (banco central dos EUA), prevista para amanhã. O Fed deverá manter os juros inalterados e sinalizar pouco espaço para flexibilização adiante, considerando que a economia continua aquecida e a inflação se estabilizou acima da meta de 2,0%;
  • No Brasil, publicamos nosso “Esquenta do Copom”, com nossas expectativas para a decisão da juros do Banco Central do Brasil, amanhã. A expectativa é que o Copom siga o plano sinalizado em dezembro. Assim, antecipamos uma alta de 1,00pp na taxa Selic esta semana (para 13,25%) e a sinalização de aumento semelhante para a reunião de março. Não esperamos um sinal explícito para a reunião de Maio;
  • A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, reuniu-se ontem com o presidente Lula. Segundo a mídia local, ela alertou o presidente que a empresa pode ter que aumentar os preços domésticos dos combustíveis (gasolina e diesel) em resposta ao aumento dos preços do petróleo e ao enfraquecimento do real. Nossa projeção de 6,1% para a inflação do IPCA este ano assume alta de 5% na gasolina.

Empresas

3Tentos (TTEN3) | Uma trajetória de crescimento promissora

  • Estamos lançando nossa prévia do 4T24 e atualizando nossas estimativas para 3Tentos. Acreditamos que o 4T24 será outro trimestre forte e um potencial catalisador para as ações, refletindo margens melhoradas quase em todas as linhas de negócio. Além disso, estamos elevando nossas estimativas para 2025 para EBITDA e LPA (lucro por ação) em 27% e 22%, respectivamente (ficando 8% e 4% acima do consenso).
  • Embora 3Tentos não seja uma das ações mais baratas em nossa cobertura, negociando a 10,7x P/L para 2025, ainda vemos a empresa a um múltiplo atrativo, especialmente considerando suas fortes perspectivas de crescimento (estimamos um CAGR de LPA de 17% de 2024 a 2026E) e um sólido histórico de execução.
  • Estamos reiterando nossa recomendação de compra para 3Tentos e estabelecendo a empresa como nossa Principal Escolha no Agronegócio, embora dentro do universo de Agronegócio e Alimentos e Bebidas, ainda preferimos JBS e BRF.
  • Clique aqui e acesse o relatório completo.

JBS (JBSS3) | Ovos – Uma Aquisição Inesperada; Positiva

  • A JBS anunciou que está prestes a adquirir uma participação de 50% com direito a voto na Mantiqueira, a maior produtora de ovos do Brasil, com uma estimativa de participação de mercado de cerca de 10%. A empresa ainda aguarda a aprovação da autoridade antitruste do Brasil, CADE.
  • O valuation estimado para a Mantiqueira é de R$ 1,9 bilhões, o que significa que o valor total da aquisição pela JBS seria de R$ 950 milhões. A Mantiqueira tem capacidade para 17,5 milhões de aves poedeiras e de recria, 4 bilhões de ovos de mesa produzidos anualmente, e um foco na produção de ovos caipiras desde 2020.
  • Possui unidades em 6 estados brasileiros com exportações para a América do Sul, Ásia, África e Oriente Médio.
  • Clique aqui e acesse o relatório completo.

Bancos: Os dados de crédito resistiram à deterioração macroeconômica – a inadimplência e as concessões melhoraram; Dados mensais de crédito (Dezembro/2024)

  • Os dados de crédito do BCB para dezembro, publicados hoje (27), mostraram tendências saudáveis. O saldo de crédito manteve um ritmo sólido, aumentando aproximadamente 11% ano a ano e 1% em relação ao mês anterior. As taxas de inadimplência diminuíram para 3,0%, ainda melhorando apesar do cenário macroeconômico desafiador. As originações de empréstimos retomaram o crescimento após um mês de declínio sequencial, (+11% em relação ao mês anterior e +15% ano a ano);
  • Em uma nota negativa, a concessão de empréstimos consignados para indivíduos registrou uma grande queda (-16% em relação ao mês anterior e -7% ano a ano), uma vez que os tetos de taxa de juros reduziram o apetite por risco da maioria dos bancos nessa linha de crédito;
  • As taxas de juros também aumentaram em 13bps em relação ao mês anterior e 32bps ano a ano, principalmente impulsionadas pela reprecificação dos empréstimos direcionados (+85 bps em relação ao mês anterior). À medida que as taxas de juros aumentam novamente, esperamos que essa tendência continue no futuro;
  • No geral, mantemos nossa perspectiva positiva para os grandes bancos e reiteramos o Itaú (ITUB4) como nossa principal escolha.
  • Clique aqui para acessar o relatório completo.

Shoppings e Propriedades: O que esperar da temporada de resultados do 4T24

  • Apresentamos nossa prévia dos resultados do 4T24 para os shoppings e propriedades comercias, incluindo ALOS3, IGTI11, MULT3 e LOGG3.
  • As principais expectativas incluem:
  • Fortes vendas de lojistas (um dígito alto) apoiadas por um sólido mês de novembro;
  • Baixos custos de ocupação impulsionando uma demanda robusta de inquilinos e taxas de ocupação gradualmente mais altas (+100bps A/A em média);
  • Crescimento positivo da receita líquida em comparação com os trimestres anteriores, impulsionado pelo aumento dos ajustes do IGP-M e fortes receitas de estacionamento;
  • Ganhos sequenciais de margem NOI a partir da diluição de custos.
  • Notadamente, esperamos que Multiplan e Iguatemi sejam destaques, com a Multiplan se beneficiando da venda do JundiaíShopping e de duas vendas de terrenos, impulsionando as receitas e o FFO, enquanto a Iguatemi deve apresentar margens EBITDA mais fortes e uma sólida expansão do FFO devido às vendas de terrenos no Market Place e ao desempenho robusto do segmento de varejo.
  • Mantemos nossa preferência pela Iguatemi no setor.
  • Clique aqui e acesse o relatório completo.

Varejo XP: Navegando a tempestade macro

  • Como esperamos que o cenário macro defina o tom do setor mais uma vez, trazemos nossa visão detalhada das principais variáveis para 2025, enquanto também atualizamos nossa cobertura com a taxa de juros mais alta e uma visão mais conservadora para o crescimento de receita e dinâmicas de margem das companhias;
  • Enquanto consideramos um 2025 mais desafiador, vemos potenciais de baixa e, assim, realizamos uma série de análises de cenários para mapear o impacto de um macro mais fraco nos resultados e preço-alvo dos varejistas;
  • Além disso, construímos uma pontuação proprietária (XP Stress Scorecard) para classificar as empresas com base em sua capacidade de gerenciar os riscos macro, sendo VIVA, GMAT, TFCO, PNVL e NTCO as melhores posicionadas;
  • Por fim, colocamos SMFT, NTCO e GMAT como nossas top picks para 2025;
  • Clique aqui para acessar o relatório completo.

Vitrine XP – O que esperar dos resultados do 4T24

  • Nós esperamos uma temporada de resultados mais fraca no 4T, pois acreditamos que a deterioração macro já começou a impactar o consumo, levando a maioria dos varejistas a registrar uma desaceleração na receita em comparação com o 3T;
  • Em consumo discricionário, a receita deve desacelerar entre os players de média renda, embora com margens sólidas e melhores índices de inadimplência, enquanto os de alta renda devem apresentar tendências mistas;
  • Em e-commerce, as margens devem continuar melhorando, embora com um crescimento ainda moderado de receita, enquanto as vendas mesmas lojas (SSS) dos varejistas alimentares devem continuar abaixo da inflação de alimentos;
  • Por fim, as farmácias devem apresentar resultados sólidos, com SSS acima da inflação e níveis de rentabilidade melhores;
  • No geral, vemos CEAB, SMFT e NTCO como os destaques desta temporada, enquanto acreditamos que AZZA possa surpreender e LREN possa desapontar as expectativas de receita do mercado;
  • Clique aqui para acessar o relatório completo.

Utilities | Impulsionando a Semana: Destaques do Setor

  • Os principais temas abordados neste relatório são:
    • O consumo de energia demonstrando um perfil forte no país, com um aumento de +10,7% A/A em janeiro de 2025;
    • Com a retomada das chuvas neste mês, os níveis de reservatório demonstraram uma recuperação durante a última semana, com exceção da região Sul, que diminuiu -7% em relação a semana anterior;
    • A Energia Natural Afluente (ENA) apresentou recentemente um perfil misto em seus níveis atuais, com um aumento nos subsistemas do norte do país e uma diminuição nos subsistemas do sul;
    • Os preços de energia de curto prazo permanecerem estáveis no nível mínimo regulatório, e os preços de energia de longo prazo experimentaram um aumento pela primeira vez este ano;
    • A agenda semanal da Aneel, que entre vários assuntos inclui uma proposta para abrir uma Consulta Pública para reunir subsídios e informações adicionais para a melhoria da regulamentação sobre a partilha de Outras Receitas no segmento de distribuição;
    • Níveis de valuation atraentes para empresas de utilities com uma TIR real implícita média de ~13% para o setor;
  • ​Clique aqui para acessar o relatório completo.

Utilities: Incidente na linha de transmissão afeta fluxos de energia do norte

  • Após um incidente na linha de transmissão que conecta a Subestação Xingu ao Rio de Janeiro, espera-se que os mercados do Sudeste e Sul enfrentem restrições no fluxo de energia da região Norte.
  • Como resultado, os preços de energia durante as horas de pico no Sul e no Sudeste podem aumentar significativamente.
  • Além disso, os fluxos de energia do Norte para o Nordeste devem aumentar, levando a um correspondente aumento no curtailment de geração para usinas de energia renovável no Nordeste.
  • Como esses aumentos temporários são impulsionados por problemas de transmissão elétrica, espera-se que nem o PLD (preços de energia de curto prazo) nem os custos do curtailment para usinas renováveis aumentem.
  • Consequentemente, esses custos provavelmente serão repassados aos consumidores finais por meio da ESS (Encargos de Serviço do Sistema);
  • ​Clique aqui para acessar o relatório completo.

XP LOG (XPLG11) anuncia alienação de galpão localizado em PE | XP Curtas

  • O XP Log vendeu o Galpão G01, com 110.052,89 m², para o Golgi Fundo de Investimento Imobiliário por R$ 313,35 milhões. Foram pagos R$ 125,34 milhões, e o restante de R$ 188 milhões será pago em 39 parcelas iguais, ajustadas pelo IPCA;
  • Avaliamos o negócio como neutro, com um incremento médio esperado de R$ 0,04 por cota na receita bruta mensal do fundo nos próximos 30 meses;
  • Entendemos a redução da exposição a um inquilino com histórico de inadimplência como positiva, mas a diminuição de contratos atípicos como negativa;
  • Clique aqui para acessar o relatório completo.

Principais notícias dos setores

Nestas publicações diárias, trazemos as principais notícias nacionais e internacionais dos setores: Financeiro, Varejo (e-commerce, supermercados, lojas de roupa, farmácias, etc.), Agro, Alimentos e Bebidas, Energia (óleo & gás e elétricas) e Saúde.

  • Radar Tech XP: Notícias diárias do setor de Telecom e Tecnologia
    • Salto da China em IA põe em xeque modelo das Big Techs (Valor);
    • Ações ligadas a IA desabam com ‘boom’ da DeepSeek; Nvidia perde US$ 590 bi em um dia (Valor);
    • Perplexity AI propõe fusão com o Tiktok nos EUA, diz agência (Folha);
    • Meta vai ao CADE contra a Apple (Brazil Journal).
    • Clique aqui para acessar o relatório.
  • Entrega XP: Notícias diárias do setor de varejo
    • Reajuste de remédio pode ficar abaixo do IPCA (Valor Econômico);
    • Governo traça plano para evitar problemas no escoamento da safra e tentar conter alta dos alimentos (Folha de São Paulo);
    • Planalto prevê anúncio sobre VR e VA até sexta para tentar conter alta no preço dos alimentos (O Globo);
    • Clique aqui para acessar o relatório.
  • Agro, Alimentos & Bebidas: confira as principais notícias
  • Alimentos
    • World’s Biggest Pork Producer Smithfield Raises $522 Million in IPO – BBG
    • US Investigates Worrying Bird Flu Strain on Duck Farm in California – BBG
    • Mantiqueira mira nos EUA para expansão internacional do mercado de ovos – GloboRural
  • Agro
    • Cofco investe R$ 1,2 bilhão em transporte ferroviário para o agro – GloboRural
    • Seca no RS ameaça produção de grãos e preocupa agronegócio brasileiroSeca no RS ameaça produção de grãos e preocupa agronegócio brasileiro – NotíciasAgrícolas
  • Biocombustíveis
    • GranBio investe mais de R$ 1 bilhão para diversificar produção de biocombustíveis em Alagoas – GloboRural
    • Após encerrar recuperação judicial, usina Carolo é cancelada pela ANP – NovaCana
  • Clique aqui para acessar o relatório completo
  • Saúde: XP Daily | Sua dose diária de notícias
    • Reajuste de remédios será em três níveis; varejistas serão negativamente afetadas (Valor Econômico);
    • O susto da Hypera na Hapvida (Valor Econômico);
    • Reajuste de remédio pode ficar abaixo do IPCA (Valor Econômico);
    • Clique aqui para acessar o relatório.

Renda fixa

De Olho na Renda Fixa: principais notícias de crédito privado, mercados e renda fixa

  • Chinese AI start-up DeepSeek breaks for Lunar New Year as its success rocks Wall Street (SCMP);
  • Emissões ESG crescem no Brasil, mas juros altos são risco, diz XP (Valor Econômico);
  • GranBio anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em biorrefinaria integrada Exygen (NovaCana);
  • Moody’s Local Brasil atribui o rating AAA.br à Comerc Energia; perspectiva estável (Moody’s Local);
  • Clique aqui para acessar o clipping.

Estratégia

XP Short Scout: Monitor de short selling no Brasil – 24/01/2025

  • short interest (SI) mediano do Ibovespa ficou estável em 6.7%. O valor das posições em aberto é de R$ 97,0 bilhões.
  • Destacamos um aumento no SI de Santander (SANB11), que subiu 5.4 p.p. para 8.6% nas últimas duas semanas. Embora a métrica de days to cover esteja alta, em 14.9 dias, a taxa de aluguel continua baixa em 0.1%.
  • Além disso, estamos acompanhando os níveis de venda a descoberto para as ações que podem deixar o índice MSCI Brazil. Hypera (HYPE3) mostrou um aumento no SI, que agora está em 8.6%, embora a taxa de aluguel ainda esteja em 0,4%. Embora o SI de CSN (CSNA3) tenha apresentado uma leve queda, o SI de 11,4% está em níveis altos quando comparados à média do último ano.
  • Outras ações para ficar de olho: AZUL4, BBSE3, BEEF3, CCRO3, CPLE3, CSAN3, GOLL4, MDIA3, MGLU3, RAIZ4, VAMO3, VIVA3.

Clique aqui pra acessar o relatório.

Relatório Temático | Alavancagem financeira em um cenário de juros altos no Brasil

  • Neste relatório temático, exploramos as implicações que taxas de juros mais altas têm sobre as ações e o crédito das empresas brasileiras, com ênfase na alavancagem financeira. Concluímos que os setores intensivos em capital são os mais impactados, em razão de sua alavancagem financeira significativa e sua natureza cíclica;
  • Nosso estudo revela que, nas últimas duas décadas, empresas com baixa alavancagem financeira consistentemente superaram em termos de retorno tanto seus pares quanto o mercado, enquanto aquelas com alta alavancagem apresentaram desempenho significativamente inferior;
  • Para abordar essa dinâmica, desenvolvemos a cesta XP de baixa alavancagem financeira, destacando setores como Varejo, Construtoras e Papel & Celulose;
  • No mercado de renda fixa, preferimos títulos atrelados à inflação com prazo médio (duration) mais curto, focando em emissores high grade e com baixa alavancagem;
  • Clique aqui para acessar o relatório completo.

Alocação & Fundos

Principais notícias

  • Fundos Imobiliários (FIIs): confira as principais notícias
    • Os bastidores da movimentação para derrubar o veto que tributou FIIs e Fiagros (NeoFeed);
    • Veja 4 razões para acreditar que 2025 será melhor para os Fiagros, segundo gestores (Fiis);
    • Fundo imobiliário recebe adicional de quase R$ 25 milhões por shopping vendido em 2023 (Fiis);
    • Clique aqui para acessar o relatório.

ESG

Relatório Temático | Quando o mercado de renda fixa encontra a sustentabilidade

  • Embora as emissões ESG ainda representem uma parcela relativamente pequena do mercado global (14%), elas estão aumentando de forma significativa ao longo dos últimos anos – no Brasil, a tendência é semelhante: as emissões de títulos ESG atingiram R$89,6 bi em 2024 (+4,5% A/A);
  • À medida que os emissores procuram, cada vez mais, alinhar as suas ofertas de dívida com objetivos de sustentabilidade, temos visto uma procura crescente por instrumentos de renda fixa ESG;
  • De forma geral, este relatório temático visa ajudar os investidores a compreender o universo da renda fixa sustentável, ao mesmo tempo em que identificar os fatores que impulsionam o seu crescimento adiante;
  • Clique aqui para ler o relatório completo.

Tesla e BMW entram com ações na UE contra tarifas de carros elétricos fabricados na China | Café com ESG, 28/01

  • O mercado encerrou o pregão de segunda-feira em território positivo, com o IBOV e o ISE subindo 2,0% e 2,7%, respectivamente;

    No Brasil, a Eletrobras convocou uma assembleia para o dia 26 de fevereiro para apresentar propostas de alterações em seu estatuto social visando melhorar a governança corporativa – entre as mudanças, a companhia propõe aumentar o conselho de administração de nove para dez membros e elevar o número mínimo de membros independentes de cinco para seis;

    No internacional, (i) a Tesla e a BMW entraram com ações no Tribunal Geral da União Europeia contra as tarifas sobre veículos elétricos do bloco – a UE impôs tarifas de até 45% sobre carros elétricos chineses, além de uma taxa adicional de 7,8% para modelos da Tesla fabricados na China e de 20,7% para modelos da BMW; e (ii) o primeiro-ministro do Reino Unido, Sir Keir Starmer, propôs unir os sistemas de comércio de emissões de carbono do país e da União Europeia – segundo a consultoria Frontier Economics, essa associação aumentaria a liquidez de ambos os mercados e reduziria os atritos comerciais causados pelo Mecanismo de Ajuste de Fronteira de Carbono da UE (CBAM);
  • Clique aqui para acessar o relatório e começar o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é ESG.

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório. Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor. O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.

O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Instrução CVM nº 598/18 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos. O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por agentes autônomos de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a ICVM nº 497/2011, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O agente autônomo de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de cliente. Antes de qualquer decisão, os clientes deverão realizar o processo de suitability e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. Este material não sugere qualquer alteração de carteira, mas somente orientação sobre produtos adequados a determinado perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. SAC. 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br. A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas. O investimento em ações é indicado para investidores de perfil moderado e agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto. O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. O investimento em termos é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. São contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem. O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos, e por isso é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.