Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Varejo on-line sai em busca de anúncios. Os maiores shopping centers on-line do país, como Mercado Livre, Magazine Luiza, B2W e Via, preparam suas plataformas para avançar no campo da publicidade. A fatia do comércio on-line no mercado de publicidade ainda é pequena, em torno de 2%, diz o vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil
- AliExpress mira live commerce e produtos financeiros no Brasil. O AliExpress planeja usar live commerce, serviços financeiros e cadastrar vendedores locais em seu marketplace, com o portal de comércio eletrônico do gigante chinês Alibaba buscando manter a expansão no Brasil em um ambiente de crescente concorrência, disse o principal executivo da companhia no país, Yan Di.
- Falta competição no ecommerce no Brasil, diz chefe do AliExpress. Para executivo, mercado nacional ainda é pequeno, mas tem potencial de crescer
- Supermercado Now rumo à multientrega. No bate-papo exclusivo com a SuperVarejo, o CEO do Supermercado Now – pertencente à B2W – Marco Zolet (foto ao lado), deixou clara a possibilidade de ampliar os serviços de entrega da companhia para os produtos de farmácia, entre outros, após a recente aquisição da startup Shipp de delivery on demand.
- Delivery e supermercado são categorias que mais cresceram na pandemia, revela CNDL. A comida por delivery e as compras de supermercado online foram as categorias com maior crescimento no número de consumidores no comércio eletrônico com as medidas de restrições para conter o avanço da pandemia, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
- Presidente do Mateus chega a Palmas para se reunir com Carlesse e Tom Lyra; grupo poderá voltar ao TO por Araguaína. O presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus, desembarcou em Palmas para uma conversa com o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, e com o governador Mauro Carlesse (PSL). A visita dele significa um passo a mais para que o hipermercado volte a atuar no Tocantins.
- Méliuz faz parceria com Shopee oferecendo cashback nas compras online. O Méliuz firmou uma parceria com a Shopee para oferecer cashback nas compras online. Até o dia 30 de maio, o Méliuz disponibilizará aos usuários cashback de até 5%.
- Pátria negocia controle de redes de supermercado no Sul e Sudeste. As conversas ganharam força no ano passado, e pelo menos três cadeias no Sul e no Sudeste – com faturamento total de R$ 2,2 bilhões – e um grupo de distribuição tem acordos fechados ou estão em negociação avançada, segundo três fontes.
- Vacinados, americanos voltam às lojas de roupas e aderem a modelo de aluguel. A pandemia atingiu duramente o mercado de vestuário; agora, empresas como a Rent the Runway, que trabalha com o modelo de assinatura, dizem que o mercado está bombando como nunca se viu antes
- Fabricantes de calçados recebem suspensão de pedidos de clientes. Cancelamentos começaram após novas restrições de funcionamento do comércio em São Paulo e Minas
- 55% dos consumidores preferem realizar suas compras online no site ou app do próprio supermercado. Pesquisa feita pela VipCommerce em parceria com o E-Commerce Brasil mostrou um panorama das compras em supermercados online atualmente.
- EXAME/IDEIA: 45% dos brasileiros apoiam a privatização dos Correios. Processo de venda da estatal avança com o apoio da opinião pública, do governo federal e do Congresso.
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
- Vendas da GAP superam níveis pré-pandêmicos; varejista revisa guidance para 2021. Segundo a empresa, os consumidores recorreram à Old Navy e à Athleta para renovar seus guarda-roupas para o verão.
- Investimentos online da Abercrombie e reabertura econômica impulsionam resultados da empresa. O varejista de roupas se beneficiou do retorno dos clientes às lojas e de seu negócio online.
- Conglomerado de varejo Authentic Brands Group se prepara para IPO. A Authentic Brands – que possui negócios como Juicy Couture, Brooks Brothers, Aeropostale e Forever 21 – tem como meta um valuation de cerca de US $ 10 bilhões em seu IPO.
- Best Buy afirma que mercado imobiliário aquecido está aumentando a demanda por TVs e consultas domiciliares. O forte mercado imobiliário é uma das principais razões pelas quais o varejista de eletrônicos de consumo superou as expectativas dos analistas para os resultados do primeiro trimestre
Tabela de múltiplos


Nossos últimos relatórios

- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!
![YA_2026_Banner_Intratexto_-_download[1]](https://conteudos.xpi.com.br/wp-content/uploads/2025/12/YA_Banner_Intratexto_-_download1.jpg)
