Segurança, rentabilidade e liquidez: entenda o conceito de Tripé dos Investimentos

Os pilares que formam o tripé dos investimentos são essenciais para avaliar qualquer tipo de investimento.


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Segurança, rentabilidade e liquidez: entenda o conceito de Tripé dos Investimentos

Investir pode realmente ser muito fácil. Ainda mais se aquele seu tio antecipasse, milagrosamente, o que vai acontecer com o mercado e indicasse para você um determinado investimento que ele acredita ser a bola da vez. Ou mais fácil ainda: é só pegar o fundo de ações que mais rendeu nos últimos meses e aplicar, pressupondo que é o melhor.

A palavra “fácil” não foi usada em vão. Essas situações são muito comuns para quem está iniciando no mundo dos investimentos. No entanto, o que costuma ser muito fácil nesse universo, acredite, nem sempre é o melhor – muito pelo contrário na maioria das vezes. Tomar uma boa decisão de investimento requer reflexão e análise de algumas variáveis.

E não estamos falando que, para isso, é necessário ter no currículo um curso de Economia ou Administração, embora mais conhecimento e experiência acelerem esse processo de escolha. A ideia aqui é entender que investir é priorizar os seus objetivos. E ao priorizar você abre mão de algo. Por isso, vamos discutir aqui um conceito tradicional do mercado financeiro: o Tripé dos Investimentos.

O que é o Tripé dos Investimentos?

O Tripé dos Investimentos é um conceito de mercado que se resume em três pilares: segurança, rentabilidade e liquidez. Apesar de serem indissociáveis, eles não são necessariamente complementares. Basicamente, não é possível ter um investimento totalmente seguro, com ótima rentabilidade e com liquidez imediata. Se você já viu alguma propaganda de um investimento com essas três características em pé de igualdade, desconfie.

Esse conceito se aplica a qualquer tipo de investimento e ele é a base inicial para entender os atributos do ativo e avaliar se vale a pena investir, considerando o seu perfil de investidor e os seus objetivos. 

Primeiramente, você precisa definir qual é a sua prioridade dentre esses três pilares. A partir disso, pese os prós e contras.

Tripé dos Investimentos: dilemas à vista

Geralmente, para o investidor iniciante e para a maioria dos brasileiros, a segurança é a prioridade. Por isso, vamos olhar para ela primeiro.

Assim que ficou definido que segurança é o que você busca em um investimento, é preciso escolher depois se prefere ter mais liquidez ou mais rentabilidade porque, reiterando, os três você não terá sob nenhuma hipótese.

De forma geral, um investimento seguro com boa liquidez, isto é, que garanta rapidez no resgate do dinheiro, pecará substancialmente na rentabilidade. Mas já aumentam consideravelmente as chances de ter uma rentabilidade mais atrativa quando a segurança está aliada a uma liquidez ruim.

Por exemplo, nos Certificados de Depósito Bancário (CDBs), ativos de Renda Fixa que são conservadores e que pendem mais para a segurança, é possível ver essa relação.

Nos CDBs de liquidez diária, a rentabilidade não costuma fugir muito dos 100% do CDI, acompanhando a Taxa Selic (hoje em apenas 3,75% ao ano). Agora, em CDBs cujo o vencimento é mais longo, há instituições que oferecem um retorno de mais de 120% do CDI.

E o inverso ocorre também. Se você preza por rentabilidades mais altas, você terá que abrir mão da segurança. O universo de Renda Variável, que tem como estrela o mercado de ações, funciona dessa forma. São ativos em que você não consegue prever se vão cair ou subir e, por isso, são mais arriscados. Porém, o risco pode se traduzir em rentabilidades muito superiores. Depende apenas do seu perfil e do seu objetivo se arriscar mais para buscar maiores retornos.

Portanto, ao investir com base no tripé de investimentos é possível priorizar apenas duas características e uma sempre ficará de lado. Esse é o dilema que você precisa resolver para escolher bem um investimento.

Entenda o seu perfil, invista com foco e diversifique

Agora que você entendeu como funciona o tripé, há três práticas simples de tornar tudo isso mais fácil de ser seguido. Primeiro, entenda o seu perfil e a sua prioridade, depois foque nisso e não fuja de seu propósito para não se decepcionar e, então, diversifique os seus investimentos.

Esse terceiro ponto é muito importante para conseguir balancear o tripé de investimentos. Se em um ativo não é possível ter os três, tente buscar cada uma dessas características em vários ativos.

Abra sua conta na XP de forma gratuita e rápida. E, assim, antes de começar a investir, saiba de fato qual é o seu perfil de investidor e consulte nossos assessores de investimentos em caso de dúvidas sobre os produtos disponíveis para aplicação.

Portanto, abra uma conta na XP Investimentos que nós ajudamos você a chegar mais perto da independência financeira.

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui.



Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.