A importância de saber o seu perfil de investidor

Saber o seu perfil de investidor é o primeiro passo para escolher investimentos que fazem sentido com seus objetivos.


Compartilhar:


Em tempos de taxa Selic baixa e mudanças na economia, é preciso saber investir bem para não perder oportunidades e fazer o dinheiro render de acordo com o que você precisa. Para isso, existe o perfil de investidor.

Mas é preciso se organizar e entender bem como é a sua relação entre risco e retorno para jamais fugir dos seus objetivos e desejos para o futuro.

Objetivos de vida

Culturalmente, o brasileiro tem grandes dificuldades quando o assunto é finanças pessoais. A falta de conhecimento no assunto é explicada pela ausência do tema nas escolas e também pelo histórico de inflação existente no país no período anterior ao Plano Real. Isso fez com que a população não tivesse desenvolvido o hábito de organizar sua vida financeira e se planejar para o futuro.

Com a estabilização do Real, nossa economia foi se tornando aos poucos mais comparada com o primeiro mundo. Com isso, a população vem cada vez mais percebendo os benefícios de um bom planejamento financeiro . É visível a maior presença do tema na mídia e até nas conversas do dia a dia.

Apesar disso, uma das grandes dificuldades que a maior parte dessa nova classe de investidores ainda enfrenta é onde procurar ajuda para fazer um bom planejamento financeiro. É comum que os investidores busquem conselhos com gerentes de banco ou amigos que demonstrem interesse pelo mercado.

Um dos problemas dessas fontes de conhecimento é que elas costumam levar em conta o que é melhor para o consultor, e não para o cliente. Elas não consideram o objetivo de investimento e o perfil de cada um.

Entenda o mercado financeiro

O mercado financeiro leva sempre em conta 3 aspectos principais: risco, retorno e liquidez. O investidor deve sempre pensar nessas 3 palavras antes de tomar uma decisão de como investir seu dinheiro.

Podemos dar alguns exemplos de investimentos que costumam agradar aos brasileiros. Caso tenha necessidade de investir durante 3 meses para utilizar em uma viagem, comprar um imóvel é um bom investimento? Obviamente que não. Um imóvel não possui uma liquidez adequada para o objetivo.

Se o caso é a aposentadoria e a criação de uma carteira de investimentos para manter o padrão de vida, a poupança é uma alternativa interessante? Não, já que é possível usar outras ferramentas com o mesmo risco, menor liquidez e maior retorno.

Descubra seu perfil de investidor

O perfil do investidor, serve para orientar as escolhas de produtos compatíveis com seus objetivos, de acordo com a sua tolerância a risco e as suas expectativas de investimento.

Além disso, os investidores reagem de forma diferente às situações. Alguns estão satisfeitos com um lucro certo, mesmo que este seja pequeno. Já outros aceitam não ganhar nada ou até ter perdas desde que tentem auferir um lucro maior.

Pense em você mesmo. O que prefere:
a) 100% de chance de ganhar 10%
b) Possibilidade de ganhar entre 5% e 20%
c) Possibilidade de ganhar entre 0% e 25%
d) Possibilidade de perder 10% ou ganhar até 40%

É importante saber que existem diversas aplicações diferentes no mercado, porque as pessoas possuem perfis diferentes, podendo ser conservador, moderado ou agressivo. Para cada demanda, há a melhor alternativa financeira.

Tipos de Perfil

Conservador

Se você prefere investir em produtos de baixo risco e ganhar menos, mas ganhar sempre, isso indica que você tem um perfil conservador.  É natural que esse tipo de investidor conheça a poupança. O que eles não sabem é que as alternativas de maior rentabilidade são tão seguras, ou até mais, que a poupança. Saiba mais sobre o Perfil Conservador.

Moderado

Não abre mão de segurança na hora de investir , mas está aberto a maiores riscos para obter melhor rentabilidade , isso indica que você tem perfil moderado. Saiba mais sobre o Perfil Moderado.

Agressivo

Deseja assumir riscos mais altos na busca de uma rentabilidade mais expressiva, o seu perfil pode ser agressivo. Saiba mais sobre o Perfil Agressivo.

Como começar a investir?

Responder rapidamente às perguntas abaixo antes de efetuar qualquer investimento já é um passo importante para que não se tenha surpresas negativas:

  1.  Qual o objetivo do investimento que pretendo fazer?
  2.  Em quanto tempo pretendo utilizar o dinheiro?
  3. Qual o retorno esperado do investimento que estou considerando?
  4. Quanto este retorno pode variar para mais ou para menos?
  5. Em caso de cenário pessimista, qual será a implicação na minha vida financeira? Posso aceitar o resultado?
  6. Posso efetuar o resgate do investimento no prazo em que necessito (ter liquidez)?

Passo a passo

1 – Estabeleça seus objetivos

Trocar de carro, comprar um imóvel, fazer um intercâmbio, se aposentar, etc.

2 – Escolha seus investimentos

A melhor alternativa para tomada de decisão antes de fazer qualquer investimento é sempre buscar um profissional. Ele garantirá que as respostas para estas perguntas sejam confiáveis e efetuará ajustes da melhor forma possível.

O profissional chamado assessor de investimentos possui conhecimento para direcionar o investidor para as aplicações adequadas ao seu perfil e objetivos.

É comum seu trabalho ser confundido com “dar o máximo de rentabilidade possível”. Na verdade, o trabalho consiste em fazer com que o investidor atinja seus objetivos financeiros da melhor forma (o mais rápido possível e dentro de um perfil de risco adequado).

O brasileiro ainda tem pouco conhecimento e muita desconfiança quando o assunto é investimento. Por isso, ainda há muita relutância em buscar o seu planejamento financeiro. O processo de aumento de interesse no mercado financeiro faz com que o assessor de investimentos passe a ser um profissional cada vez mais requisitado.

Este será um grande passo para o brasileiro entender mais sobre diversos produtos de investimento disponíveis e começar a investir o melhor dinheiro, de acordo com seus objetivos.

3 – Conheça os tipos de investimentos

Entenda mais sobre os ativos de Renda Fixa e de Renda Variável.

4 – Descubra seu perfil

Quer saber qual o seu perfil, faça o seu cadastro na XP Investimentos.

5 – Abra sua sua conta

Para abrir uma conta na XP Investimentos é preciso somente um computador ou celular com acesso à internet e os dados de alguns documentos básicos para preenchimento do cadastro, como CNH ou RG, seus dados bancários, residenciais e profissionais.

Em poucos minutos, você preenche o cadastro com as informações necessárias e pronto. Confira o passo a passo para abrir uma conta na XP.

6 – Determine a quantia a ser investida

Pode ser um único aporte, ou valores menores consistentemente. Importante é se manter dentro de seu orçamento. Faça o seu planejamento financeiro.



Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.