XP Expert

‘Imersiva’, Expert XP 2021 dá largada à maior conferência de investimentos do mundo

Com um line-up de destaque, evento chega à 11ª edição movimentando o mercado de investimentos.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Tecnológica, acessível, democrática, inclusiva, diversa, abrangente. Estes já seriam adjetivos para caracterizar a Expert XP 2021, que estreou oficialmente nesta terça-feira (24). Mas a inclusão da palavra “imersiva” dá ao evento os degraus a mais que ele ocupou depois de uma década, mais precisamente nesta sua 11ª edição.

Agora apresentada ao público como uma conferência – a maior de investimentos do mundo – a Expert XP 2021 traz uma experiência imersiva para evoluir o modelo do ano passado, também 100% online e gratuito, e colocar o investidor praticamente “dentro do pavilhão”.

Através de uma “cidade virtual” é possível navegar como se fosse no evento físico, conhecer os palcos, perfis dos palestrantes, interagir com patrocinadores e, claro, consumir os conteúdos através dos painéis ao vivo e gravados.

Neste primeiro dia, foram mais de 100 mil inscritos na plataforma, que gerou mais de 1,4 milhão de visualizações de página.

Tudo para acompanhar de perto as visões, ideias e projeções de grandes nomes sobre os temas que mais impactam mercados e a vida da sociedade global.

Confira os destaques deste primeiro dia.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reforçou o compromisso do Congresso com a Lei Responsabilidade Fiscal e disse que o andamento da reforma tributária e a votação da reforma administrativa, que espera que seja votada entre agosto e começo de setembro, são pautas que devem ser tratadas com prioridade, afirmou durante palestra na Expert XP 2021.

“Reforma administrativa deve ser votada até começo de setembro”

Arthur Lira

Leia mais sobre a palestra de Arthur Lira

Talvez um dos ativos mais voláteis disponíveis no mercado financeiro, as criptomoedas ainda são desconhecidas por muitos investidores. Nossa estrategista de ações Jennie Li, em conjunto com nossa analista quant Júlia Aquino, entrevistam duas personalidades brasileiras relevantes no mundo de criptoativos – Marcelo Sampaio (CEO da Hashdex) e Reinaldo Rabelo (CEO do Mercado Bitcoin). Para Marcelo, é importante considerar as criptos como “remuneração”. Já Reinaldo destacou que elas permitem diversificação de portfólios e podem proteger carteiras em momentos de estresse.

“Ter zero (criptomoedas na carteira) custa muito caro”

Marcelo Sampaio

Leia mais sobre o painel

Propostas mais realistas das empresas para o clima e políticos transparentes são, para o empresário e ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, alguns dos desafios da atualidade. Ele esteve na tarde desta terça-feira em um painel da Expert XP 2021 e compartilhou um pouco de sua história de sucesso.

“Às vezes você só precisa que alguém o impulsione a fazer algo diferente”

Michael Bloomberg

Leia mais sobre a palestra de Michael Bloomberg

A chegada do novo coronavírus nos trouxe a necessidade de novas perspectivas e rotinas. Neste painel, nosso estrategista chefe Fernando Ferreira, em conjunto com nossa economista Rachel de Sá, CIO global da XP Private, Artur Wichmann, entrevistam o empreendedor, professor de marketing e autor Scott Galloway para discutir os impactos e aprendizados da covid nas nossas vidas.

Para ele, a importância da saúde emocional, física e mental frente ao cenário que estamos inserido é algo indispensável. 

“É hora de você se tornar o cuidador de seus pais? Você tem o relacionamento que deseja com seus irmãos? Você investiu em suas amizades?”

Scott Galloway

Leia mais sobre a palestra de Scott Galloway

Além do Tesouro Direto e ativos bancários, é possível encontrar na renda fixa diferentes opções de investimento para quem busca maiores rentabilidades, antes do mais arriscado mundo da renda variável.

Nesse contexto, Marcelo Urbano, diretor de investimentos da Augme, Alexandre Cruz, sócio fundador da Jive Investimento e Fausto Filho, gestor de Renda Fixa e Crédito da XP Asset, conversaram com Camilla Dolle, estrategista de Renda Fixa da XP, no primeiro dia da Expert, sobre oportunidades e desafios para os fundos focados em créditos classificados como High Yield, Special Situations e Distressed Assets.

Leia mais sobre o painel

João Manoel Pinho de Mello (Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central) foi o convidado do painel que debateu o tema das novas tecnologias que vêm permitindo uma revolução no Mercado Financeiro e impulsionando a competitividade no setor. Para ele, a tecnologia é uma realidade que já vem transformando mercado financeiro e a vida das pessoas através do fomento ao embarque seguro de inovações.

“Objetivo é oferecer melhores serviços e mais baratos sempre, evidentemente, com segurança no manejo de dados”

João Manoel Pinho de Mello

Leia mais sobre o painel

Aproveitando o primeiro dia, nosso economista-chefe, Caio Megale, recebeu Elena Landau e Ana Carla Abrão para discutir os rumos da economia brasileira. Para as economistas, o desarranjo no arcabouço fiscal é o principal desafio para a economia à frente. Passado pouco mais de um ano do início da pandemia, as economistas consideram que os programas de auxílio foram inevitáveis, tendo sido implementados ao redor do mundo. Porém, não precisam significar a volta de um Estado demasiadamente grande.

“[sobre o Pacto Federativo] é necessário arrumar a casa antes de avançar nessa direção”

Ana Carla Abrão

Leia mais sobre o painel

Em painel dedicado à infraestrutura e transformação, o ministro Tarcísio de Freitas trouxe uma mensagem importante de credibilidade para a extensa agenda atual de infraestrutura do governo federal. Reforçou o objetivo da sua pasta de transferir maciçamente ativos para a iniciativa privada, e substanciou a credibilidade da agenda futura. Dentre os temas de destaque, Tarcísio abordou: avanço dos marcos regulatórios, ferrogrão em processo de judicialização, conciliação da eficiência operacional com a agenda ESG, e Financiabilidade dos altos investimentos previstos.

Leia mais sobre o painel do ministro Tarcísio de Freitas

A ministra-chefe da Secretaria de Governo Flávia Arruda (PL-DF) reforçou o compromisso do governo com o teto de gastos e afirmou que a aprovação da Medida Provisória (MP) 1.061/2021, que substitui o programa social Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, não depende da aprovação da reforma do Imposto de Renda, que prevê a inclusão da tributação de lucros e dividendos, disse durante a Expert XP 2021.

“Responsabilidade com teto de gastos é premissa que não abrimos mão”

Flávia Arruda

Leia mais sobre o painel com Flávia Arruda

Larry Fink, chairman e CEO de uma das maiores gestoras de investimentos do mundo, a BlackRock, participou da edição deste ano da Expert XP e compartilhou seu ponto de vista sobre investimentos sustentáveis, diversificação global e planejamento financeiro de longo prazo. O bate-papo foi conduzido por José Berenguer, CEO do banco XP, e também englobou um pouco das perspectivas sobre a crise do coronavírus e mercados globais.

Mundo com carbono zero, diversificação global como a melhor alternativa para investimentos e importância da aposentadoria foram os destaques da conversa.

Leia mais sobre o painel com Larry Fink

Diversidade somos todos nós: um painel para encarar a missão de discutir e democratizar conhecimentos e experiências sobre tecnologia, sustentabilidade e resiliência do mundo corporativo acerca do tema Diversidade & Inclusão. As convidadas Maitê Schneider e Mafoane Odara, que vivem e lideram o tópico no dia a dia, ensinaram e inspiraram a todos e todas a quebrar as barreiras da atualidade, simplificando caminhos, e com foco no senso de humanidade.

“Não existe cartilha – leia sobre todos os assuntos”

Maitê Schneider

Leia mais sobre o painel

Para explorar as ações realizadas por diferentes organizações ao redor do globo a fim de gerar vantagem competitiva e transformação a partir dos fatores ESG, tivemos a presença do professor George Serafaim no painel mediado pela Head de Sustainables Wealth, Marina Cançado, e o gerente de ESG, Wesley Miquelino, ambos da XP.

Para Serafaim, as empresas, no geral, estão entendendo quais são os pontos materiais a serem endereçados em suas indústrias. Mas uma coisa é certa, “empresas que estão atualmente performando bem, selecionaram bem a sua materialidade”.

“Precisamos redefinir o que definimos como lucro”

George Serafaim

Leia mais sobre o painel com George Serafaim

Em um painel focado nas perspectivas da economia e da política monetária brasileiras, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, dedicou boa parte do tempo a questões relacionadas à inflação nacional. Ele expressou que houve um descolamento entre as expectativas de mercado e do Banco Central desde a última reunião do COPOM, motivada principalmente por ruídos da agenda fiscal do governo, além de reconhecer os impactos adversos dos ruídos fiscais e a alta sensibilidade do mercado em relação ao assunto. Entretanto, defendeu que é de extrema importância olhar para além desses eventos e movimentos de curto prazo, em referência ao pano de fundo fiscal que tem se mostrado melhor que o esperado inclusive no período pré-pandemia. 

Leia mais sobre o painel com Roberto Campos Neto

Randi Zuckerberg

CEO da Zuckerberg Media e mãe de três filhos, Randi Zuckerberg deu dicas inspiradoras para pessoas e empresas durante o painel “Mulheres de negócio e a tecnologia sem segredos”, realizado nesta terça-feira.

Em conversa com a especialista em investimentos Ana Laura Magalhães, do @explicaana, a empresária afirmou que quer ver “desesperadamente” mais mulheres na área de tecnologia, e ressaltou a necessidade de investimentos na educação.

“É importante ter a educação para tecnologia, especialmente para meninas”

Randi Zuckerberg

Leia mais sobre o painel com Randi Zuckerberg

Poucos nomes combinam tanto com superação quanto o de Chris Gardner. O empreendedor que hoje acumula fortuna na casa dos US$ 60 milhões saiu das condições mais adversas, de dias na prisão e noites em abrigos para moradores de rua, até construir sua própria corretora de valores, a Gardner Rich & Co. Sua trajetória é contada no livro À Procura da Felicidade, e que inspirou o filme homônimo em que Chris é interpretado por Will Smith.

Atual CEO da HappYness falou de tudo um pouco, desde desafios impostos pela pandemia aos empreendedores, passando pela importância das novas gerações para ESG e pela relevância dos “3 R”.

“O papel de um empreendedor é transformar uma visão numa realidade”

Chris Gardner

Leia mais sobre o painel com Chris Gardner

Chris Gardner fala na Expert XP

Conheça o Expert Pass XP, tudo sobre investimento em um só lugar com a visão dos maiores Experts do mercado. Retire agora o seu voucher de 30 dias grátis.

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.