XP Expert

Expert XP 2021, 2° dia: inspiração para um mundo pós-covid

Liderança, economia global, mercados e Brasil se destacam durante os painéis da maior conferência de investimentos do mundo

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Um dos maiores treinadores de futebol do mundo, um ex-presidente do Fed, ministros, uma surfista de ondas gigantes e especialistas em investimentos globais. A ‘linha mestra’ que costura perfis tão distintos foi o segundo dia da maior conferência de investimentos do mundo, a Expert XP 2021, nesta quarta-feira (25), ancorada em São Paulo mas distribuída online e gratuitamente aos milhares de inscritos na plataforma.

Pep Guardiola, hoje no premiado Manchester City, Ben Bernanke, ex-líder do Fed norte-americano, Luís Roberto Barroso, ministro do STF e presidente do TSE, e Maya Gabeira, duas vezes recordista mundial de ondas gigantes, foram só alguns dos principais nomes de hoje no evento.

E o mote da Expert XP nesta quarta foi das lições de liderança de Pep às visões de Ben sobre os rumos da política monetária do Fed, passando por insights de superação da jogadora Marta, os caminhos futuros para o mercado de cripto, e os debates aprofundados sobre a agenda ESG.

Assine já o Expert Pass

Confira os destaques do 2° dia.

Com 31 títulos em 13 anos de carreira, Pep Guardiola é um dos maiores treinadores da história do futebol. Mas além da tática, estratégia e técnica, é preciso de liderança e gestão para criar um time vencedor.

Por isso, Pep esteve presente hoje na Expert XP para falar sobre ensinamentos que fizeram dele o líder de times vencedores nas principais ligas do mundo. Ele falou sobre sua experiência como jogador e como técnico, e como essas lições podem ser utilizadas tanto por ele dentro do campo, quanto para empreendedores e empresários no cotidiano.

“Seja no futebol, na empresa, o ego é importante. Todos tem que fazer o seu melhor trabalho, por si mesmos, por suas famílias e para que tenham reconhecimento”

Pep Guardiola

Leia mais sobre a palestra de Pep Guardiola

foto do ministro do STF luis roberto barroso na Expert XP 2021

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, afirmou que apesar do momento peculiar que o Brasil vive com alguns ataques à democracia e tensões entre os poderes, as instituições “estão funcionando adequadamente”, afirmou durante a Expert XP 2021.

“Não vejo condições para um golpe, por que não há causa para um golpe”

Luís Roberto Barroso

Leia mais sobre o painel

Durante o primeiro painel do palco de Tecnologia e ESG da Expert de hoje, Bob McCooey (Chefe Global do Mercado de Capitais da Nasdaq), Vitor Saraiva (Head de Equity Capital Markets da XP) e Jennie Li (Estrategista de Ações da XP) conversaram sobre a diferença entre os IPOs no Brasil e nos EUA, entre outros temas relacionados às ofertas de ações.

“Queremos que as companhias tenham um relacionamento de longo prazo com a Nasdaq”

Bob McCooey

Leia mais sobre a palestra

O conceito de economia circular tem ganhado cada vez mais relevância no contexto da agenda ESG. Neste painel, Marcella Ungaretti, Head de Research ESG da XP, entrevistou Emily Healy, da Fundação Ellen MacArthur; Guilherme Brammer, fundador da Boomera; Andréa Mota, Diretora de Sustentabilidade e RI LatAm da Coca-Cola, e Kim Gurtensten Fabri, Presidente e CEO da Earth Renewable Technologies (ERT). Dentre os tópicos discutidos nessa rica conversa, o principal destaque fica para a existência de limites físicos do atual modelo econômico de ‘extrair, produzir, desperdiçar.

“Economia circular é sobre isso: gerar embalagens que não geram resíduos, mas que podem ser reutilizadas”

André Mota

Leia mais sobre o painel

No mundo dos investimentos, é comum dividirmos as regiões em duas grandes fatias: Mercados Emergentes e Mercados Desenvolvidos. Do lado dos emergentes, vemos investimentos mais arriscados, mas que ao mesmo tempo podem oferecer oportunidades atrativas de investimento. Já os desenvolvidos costumam oferecer mais estabilidade e previsibilidade para o investidor. Neste painel, a nossa estrategista de ações Jennie Li entrevistou Daniel Martins, co-fundador da Geo Capital, bem como Mark Heslop, gestor de ações europeias da Jupiter Asset Management para discutirem a importância dos investimentos globais na carteira do investidor brasileiro.

Leia mais sobre o painel

Dr. Saifedean Ammous é, atualmente, uma das maiores referências no mundo das criptomoedas, já tendo publicado 3 livros sobre o assunto. Seu título de maior sucesso é o “O padrão Bitcoin: A alternativa descentralizada aos bancos centrais”, onde discute como esta nova classe de ativos poderá resolver problemas atuais, que hoje ficam sob responsabilidade apenas dos bancos centrais.

Nesta palestra do Expert XP 2021, em uma conversa moderada por Marcos Sterenkrantz – Head de inovação da XP Ventures e Celina Ma – Head de estratégia de renda variável e Clear corretora, Saifedean compartilhou um pouco sobre o que é o Bitcoin e seu papel na economia global, sustentabilidade e perspectivas futuras para o ativo.

Leia mais sobre o painel

O Secretário Adjunto de Energia Elétrica, Domingos Andreatta, iniciou sua fala descrevendo o desafio que o setor de energia elétrica enfrenta nesse momento, com a pior afluência da história. No entanto, o Secretário acredita que a diversificação da matriz energética, o sistema de transmissão mais robusto e as medidas tomadas pelo Ministério de Minas e Energia serão suficientes para atravessarmos o período seco deste ano, mesmo no cenário mais pessimista

“O Brasil é uma grande potência energética e vem avançando em várias frentes”

José Mauro Ferreira, Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME.

Leia mais sobre o painel

Com a chegada de mais doses no segundo semestre deste ano de vacinas de diversas fabricantes, a expectativa é que se complete muito em breve a imunização da população adulta. A vacinação em adolescentes já acontece em alguns estados da federação, e já existe previsão para início de aplicação de doses de reforço. O painel com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, abordou também outras medidas para a saída da pandemia e realizou comentários acerca do sistema de saúde complementar.

Leia mais sobre o painel

Se 2021 já é um ano muito conturbado politicamente no Brasil, 2022 promete ser ainda mais quente com a chegada das eleições presidenciais. Como o mercado será afetado pelas dinâmicas eleitorais e políticas, a Expert XP 2021, maior evento de investimentos do mundo, trouxe um painel para discutir alguns possíveis cenários para o ano que vem.

Richard Back, Head Macro Sales e Analise Política da XP, e Victor Scalet, Estrategista Macro da XP Investimentos, receberam Luiz Flavio Guimarães, Jornalista Político e Eleitoral, Carlos Melo, Professor Senior Fellow do Insper, e Marcela Montenegro, Diretora Executiva do IPESPE, para falar sobre o assunto

Leia mais sobre o painel

Durante o painel que discutiu a transformação digital e os efeitos da mesma dentro das empresas, participaram Renata Andréa Marques (CIO Natura & CO Latam), Diego Barreto (Vice-Presidente de Finanças e Estratégia do iFood), Ana Vieira (Managing Director BCG Platinion), Eduardo Merighi (VP de Engenharia de Software da XP) e Raphael Belchior (Product Manager na área de Gente & Gestão da XP). Os principais pontos debatidos foram: a transformação digital é um processo contínuo, a tecnologia de hoje é diferente da tecnologia de amanhã, a agenda precisa estar muito bem disseminada, grandes empresas não devem temer mudanças.

Leia mais sobre o painel

No segundo dia da EXPERT 2021, Carlos Eduardo Rocha (Occam), Paolo Di Sora (RPS Capital), Jorge Laranjeira (Giant Steps), Samuel Ponsoni (XP Asset) e Carolina Oliveira (XP Investimentos) trazem diferentes perspectivas de gestão na análises e seleção de ativos, debatendo desde a análise top-down fundamentalista da Occam, passando pela top-down macro setorial da RPS e a sistemática da Giant Steps, na construção de resultados sólidos no longo prazo.

Leia mais sobre o painel

Rachel Maia, Rachel Maia e Maya Gabeira em painel da Expert XP 2021
Rachel Maia, Rachel Maia e Maya Gabeira em painel da Expert XP 2021

Marta Silva, maior jogadora de futebol do mundo, afirmou em painel da Expert XP 2021 que vai trabalhar para continuar a “servir à seleção”. Marta lamentou o resultado da partida contra o Canadá nas Olimpíadas de Tóquio, que eliminou o Brasil dos Jogos, mas se mostrou disposta a seguir em frente.

Ao lado de Rachel Maia, CEO na RM Consulting Consumer Goods, e de Maya Gabeira, recordista mundial de ondas grandes, Marta falou sobre equidade salarial, desafios profissionais enfrentados pelas mulheres e também sobre o investimento no futebol feminino.  

“Existe uma palavra que a gente precisa praticar constantemente. É a resiliência”

Marta Silva

Leia mais sobre o painel com George Serafaim

Marta Pinheiro, Sócia e Head ESG da XP, e Laio Santos, Head da Rico, conversaram nessa tarde do segundo dia da Expert XP com Karen Karniol, uma das mulheres mais influentes do mercado financeiro dos EUA e CIO de Sustentabilidade da Bridgewater, maior hedge-fund do mundo, fundado por Ray Dalio. Recentemente, o fundo passou a incorporar ESG em suas estratégias de portfólio e, neste painel, Karen se aprofundou no tema, trazendo como principal mensagem aos investidores que combinar metas pessoais relacionadas à sustentabilidade com a busca por uma maior diversificação no portfólio é uma questão chave no investimento sustentável, mas nem sempre esse caminho será o mais fácil.

Leia mais sobre o painel

Os governadores Ronaldo Caiado e Wellington Dias participam da Expert XP 2021

Os governadores do Piauí, Wellington Dias (PT), e de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), falaram sobre os desafios que os governos enfrentarão após a pandemia da Covid-19 em um painel nesta quarta-feira (25) da Expert XP 2021.

Para o governador Wellington Dias, o efeito mais perverso da pandemia, além da perda de vidas, será na área social. Segundo ele, isso pode ser notado pelos índices de desemprego e pela redução de renda. “Temos que ter esse olhar para o social e não tem como ele estar separado do econômico”, disse, em conversa com os analistas políticos da XP, Junia Gama e Richard Back.

Leia mais sobre o painel

O governo deve enviar o Orçamento de 2022 para o Congresso Nacional prevendo o pagamento de R$ 90 bilhões em precatórios, de acordo com Bruno Funchal, secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia durante a Expert XP 2021. Precatórios que são dívidas judiciais que a União é obrigada a pagar em relação às quais não cabe mais recurso na Justiça, após não caber mais recursos na Justiça.

Leia mais sobre o painel

Secretário do Tesouro Bruno Funchal fala sobre Orçamento na Expert XP 2021

Os bancos centrais enfrentam um grande desafio atualmente: Pilotar a reversão de um processo que se mostra tão delicado e incerto para a economia mundial no pós-pandemia. Neste painel, o estrategista global da XP, Alberto Bernal, a chefe de economia da Rico, Rachel de Sá, e o economista chefe da XP, Caio Megale, conversaram com o ex-presidente da Federal Reserve dos estados Unidos, Ben Bernanke, e o presidente do Queens College e assessor econômico chefe da Allianz, Mohamed El-Erian, para discutir esse e outros desafios do mundo pós-pandemia.

Leia mais sobre o painel

Conheça o Expert Pass XP, tudo sobre investimento em um só lugar com a visão dos maiores Experts do mercado. Retire agora o seu voucher de 30 dias grátis.

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.
XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.