XP Expert

21 dicas de como ter uma renda extra ativa e passiva. Veja!

Você sabia que ter uma renda extra não significa ter de necessariamente trabalhar mais por isso? Conheça investimentos de renda ativa e passiva para ter mais dinheiro mês a mês.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
21 dicas de como ter uma renda extra ativa e passiva. Veja!

Você certamente tem muitos sonhos e objetivos, e, para alcançá-los, muitas vezes é importante recorrer a uma renda a mais, também conhecida como renda extra. Com esse valor além do salário é possível manter as contas em dia, planejar viagens e guardar para emergências.  

Ou seja, com a renda extra você tem um maior controle sobre as suas finanças. No entanto, não basta ganhar mais se você também aumentar seus gastos! Para cumprir suas metas com mais facilidade, fique craque em educação financeira

Mas você sabia que para ter uma renda extra não necessariamente significa ter de trabalhar a mais por isso? Uma das principais vantagens de se investir o patrimônio é que você pode fazer o dinheiro trabalhar por você. 

Neste caso, existem algumas alternativas de investimentos e métodos que você pode adotar para fazer o seu dinheiro render mais. Até mesmo a renda passiva é uma opção. Assim, você cria uma renda extra mensal que pode te ajudar a cumprir com os compromissos

Se você se interessou e deseja aprender a como ter uma renda extra, continue com a leitura e saiba mais sobre como conquistar a sua.

O que é renda extra ativa x renda extra passiva 

Antes de darmos a você algumas ideias para ganhar dinheiro extra, veja a importante diferença entre renda extra ativa e passiva: 

A renda extra é o valor a mais, ou seja, extra ao salário que você conquistará no mês. É possível que essa renda seja ativa ou passiva. Vamos aos exemplos: 

Vamos supor que, a fim de alcançar uma renda extra, João começa a vender seus serviços online, assim busca uma renda ativa através de um emprego ou atividade adicional que requer o seu esforço físico.  

No entanto, caso João não tenha tempo ou não queira mais trabalhar e possua um montante guardado e disponível, ele pode investir em ações, buscando uma renda passiva, em que não terá esforço adicional, exceto o estudo. Desta forma, ele fará o dinheiro trabalhar para ele. 

Resumindo: uma renda extra passiva independente do seu esforço, apenas de estudo, no caso do investimento. Diferentemente da renda extra ativa. 

Saiba mais sobre renda passiva e ativa: 

Preencha seus dados e faça o download!

Enviando...

Ao prosseguir, você autoriza que a XP Investimentos colete seus dados pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade.

envio com sucesso

Agradecemos o download!

Download

21 dicas para ganhar renda extra: ativa e passiva 

Quando o assunto é “como fazer renda extra”, muitas pessoas já se desanimam porque pensam que é preciso ter muito esforço e muitas horas de trabalho a mais para conseguir fazer o dinheiro render mais. 

Mas calma, não é bem assim que funciona a renda extra inteligente. Quando você passa a usar o próprio dinheiro para fazer mais dinheiro, passa a dispor de mais tempo para você. E ainda consegue melhorar as próprias economias

Pensando nisso, criamos uma lista com 21 dicas de como fazer renda extra. Caso você queria trabalhar com os dois modelos de renda extra: ativa e passiva, trouxemos exemplos que contemplam ambos. 

E o melhor de tudo sobre a renda extra passiva, por exemplo, é que vale para diversos tipos de perfis de investidores. Isso significa que ao escolher a melhor opção para o seu perfil, é preciso estar ciente de que é algo que faça sentido para você. 

Vamos às dicas de renda extra inteligente! 

Comece a planejar já sua aposentadoria. Conheça o Tesouro RendA+ aqui!

Renda extra passiva: mercado de investimentos 

Vamos listar, primeiramente, alternativas que pagam um dinheiro extra passivo e podem ajudar o investidor. Já ouviu falar de dividendos? E aluguel de ações? Conheça agora. 

1. Dividendos de Fundos Imobiliários 

Uma das principais vantagens de se investir em ações da bolsa é que algumas empresas pagam dividendos aos acionistas. Isso significa que quando a empresa apresenta bons resultados, ela divide parte do seu lucro com os seus sócios (independentemente da quantidade de ações). 

Quanto maior o número de ações que o cliente possuir, maior será, proporcionalmente, o dividendo que o investidor receberá. 

No caso dos fundos imobiliários, que também são negociados na Bolsa de Valores, são pagos aluguéis aos donos de cotas. Eles são referentes aos valores pagos pelo uso dos imóveis que são de propriedade daquele FII, por exemplo – e costumam ser bem recorrentes, normalmente mensais. Vale ressaltar que o valor desses ‘aluguéis’ mensais pode variar de acordo com alguns fatores, como a vacância. 

Nesse caso, entenda que, quanto maior for o número de unidades alugadas, maiores serão os rendimentos. 

Nos fundos de papéis, os aluguéis estão relacionados diretamente a alguns indexadores, como CDI, IGP-M e a taxa Selic. Conforme esses indexadores sobem, os dividendos dos FIIs também aumentam. Para fundos de tijolos, também há indexadores, de acordo com os contratos firmados com os locatários. 

2. Dividendos de Ações 

Quando o investidor compra ações de empresas consolidadas que estão na bolsa e pagam bons dividendos, fica fácil ver o dinheiro render mais

Pois, assim como nos dividendos de FIIs, na medida em que as empresas conquistam bons resultados, vão pagando mais dividendos aos acionistas que compram as ações. Esses pagamentos têm relação com a distribuição dos lucros, mais comum entre empresas que já investiram por algum período em crescimento e estão consolidadas em seus mercados. 

A diferença é que os dividendos de ações não são pagos de forma mensal. Cada empresa escolhe a periodicidade, mas geralmente o pagamento é feito de forma semestral ou anual. 

Para melhorar ainda mais o rendimento dos seus dividendos, outra estratégia interessante é montar uma carteira de dividendos e seguir reinvestindo os valores pagos periodicamente. Ao reinvestir os dividendos recebidos na bolsa, é possível ganhar com a queda do preço médio pago por ação, além de ver um aumento no valor da sua carteira. 

Dessa forma, o investidor aumenta a quantidade de ações sem precisar colocar mais dinheiro. 

Uma carteira de investimentos bem montada com ações e/ou fundos imobiliários tem o poder de acelerar o crescimento do patrimônio, além de criar uma renda passiva e proteger o poder de compra do investidor. 

Aproveite e aprenda a como montar uma carteira de investimentos, esta pode ser uma renda extra inteligente para você: 

3. Renda fixa com juros semestrais 

Outra opção de renda extra passiva é a renda fixa com pagamento de juros semestrais.  

No Tesouro Direto, por exemplo, é possível encontrar títulos do Tesouro Prefixado e do Tesouro IPCA+ que antecipam o pagamento da rentabilidade contratada a cada 6 meses, com cupons pagos em maio e novembro, ou fevereiro e agosto. 

Os títulos de renda fixa que não possuem pagamento semestral também podem cumprir um papel de renda extra na carteira, já que a rentabilidade é previsível e calculada na forma de juros compostos.  

Com o simulador XP você cuida melhor do seu dinheiro. Simule e invista de acordo com o seu perfil!

4. Aluguel de Ações 

Você sabia que é possível alugar as ações de outra pessoa para realizar operações vendidas ou até mesmo alugar as suas próprias ações para outros investidores? Esse recurso é intermediado pela própria Bolsa de Valores, então não há uma relação direta entre investidores. 

O aluguel de ações envolve, necessariamente, dois elos. São eles: 

  • Investidor doador; 
  • Tomador. 

O investidor doador é quem loca as ações que possui na carteira para um segundo investidor, o tomador. Esse, por sua vez, passa a ter o direito de usar os papéis em questão em suas operações no mercado

A negociação envolve uma taxa e um período acordado entre as duas partes. Para o doador, essa categoria se apresenta como uma maneira de aumentar a rentabilidade da carteira. Já o tomador costuma focar em operações no curto prazo, buscando lucrar com a queda no preço das ações. 

Renda extra ativa: vendas e serviços

Agora que você já conhece ótimas opções de renda extra passiva, confira algumas modalidades da renda extra ativa para aumentar ainda mais seu patrimônio: 

5. Venda de alimentos 

Você pode vender alimentos em ambientes em que frequenta geralmente ou que são bem movimentados na sua cidade. Vender próximo a empresas e faculdade pode ser uma estratégia de renda extra inteligente. 

No entanto, há um custo inicial para a produção do alimento a ser vendido e por isso você pode começar com opções mais baratas e fáceis de fazer, como: 

  • Trufas; 
  • Brigadeiro; 
  • Bolo de pote; 
  • Bala baiana / bala de vidro; 

6. Revenda de produtos 

Hoje em dia, o centro comercial de São Paulo oferece a maior variedade de produtos por preços diferentes e de custo. Uma das ideias para ganhar dinheiro extra, então, é revender esses produtos a preço de venda, colocando a sua porcentagem acima. 

Para isso, o esforço será ir até esses centros de venda, orçar produtos, criar um bom marketing e porcentagem adequada sob os produtos. E então, escolher um meio para a venda – pode ser, por exemplo, uma renda extra online, em que sua loja estará disponível apenas nas redes sociais. 

7. Freelancer 

Se tornar um freelancer é uma ótima oportunidade para conquistar uma renda extra online através de assuntos e atividades que já domina. 

Há diversas opções de freelancer hoje em dia. Alguns exemplos são: 

  • Tradução; 
  • Produção textual; 
  • Criação em design; 
  • Programação; 
  • Implementação de TI. 

8. Aulas particulares 

Oferecer aulas particulares de um assunto que domina, e sobre o qual se interessa o suficiente para aprender e ensinar, pode ser uma boa estratégia para conquistar uma renda extra em casa ou uma renda extra online.  

Porém, montar aulas não é fácil, então essa tarefa poderá demandar um tempo a mais da sua rotina. 

Se você já convive no meio educacional, por exemplo, pode aproveitar esse espaço para dar mais auxílio para seus colegas e alunos, conquistando clientes e também adquirindo experiência com seus professores. 

9. Cuidador de animais 

Se você é um amante dos animais, essa pode ser uma das formas de ganhar dinheiro extra e, até mesmo, uma carreira profissional. 

Hoje já existem aplicativos, como a DogHero, que possibilitam esses serviços de cuidados de animais. Pesquise, fique de olho nas oportunidades e tente sempre se qualificar segundo as necessidades do mercado. 

10. Venda produtos feitos à mão | Artesanato 

Pulseirinhas, bijus, presentes delicados para datas comemorativas, quadros… As opções de renda extra desta categoria são infinitas. 

Basta ter paixão e paciência para fazê-los. Você pode aprender mais sobre a realização no próprio Youtube em canais que ensinam desde os primeiros passos aos mais avançados.  

11. Serviços de babás ou cuidador

Esta é uma forma de ganhar dinheiro extra um pouco mais complicado, pois cuidar de outra vida é uma grande responsabilidade, assim como na dica 9. Certifique-se de que você gosta e está disposto a se esforçar para oferecer a melhor experiência para o outro ser humano. 

12. Brechó online 

O brechó online poderá, inicialmente, te dar zero gastos e, consequentemente, um lucro bem maior, pois será possível vender as próprias roupas e/ou acessórios que estão parados. 

13. Trabalho com entregas 

Tem mais de 18 anos, carta de moto e vontade de ganhar dinheiro extra? Então, esta é mais uma opção para você! 

Atualmente, há diferentes aplicativos que entregam comida. No Ifood, por exemplo, você pode fazer o cadastro no App, na Uber também. Mas, em todo caso, é possível também entrar em contato com os restaurantes da cidade em que reside e oferecer seus serviços. 

Realizar entregas do mercado livre e outras lojas online também pode ser uma opção para fazer renda extra. No entanto, para isso, será necessário tempo, dedicação e bastante disposição. Saiba mais: 

14. Trabalho em restaurante 

Como ter uma renda extra ativa é algo que demanda mais esforço e, por isso, ser um freelancer em restaurantes como garçom pode ser uma oportunidade de ganhar dinheiro extra por dia. Será necessário paciência e disposição para aprender. 

15. Motorista de aplicativo 

É essencial, neste caso, possuir um automóvel que corresponda com as características solicitadas pelos Apps. Saiba mais: 

16. Ofereça serviços de mudança 

Principalmente em cidade grande e/ou cidade universitária, aquele que oferece serviços de mudança como renda extra pode se dar bem, justamente porque a demanda é grande em começo e final de ano. 

Você pode fazer por conta própria e para isso precisará comprar ou alugar um automóvel necessário, mas também pode ser ajudante de pessoas que já realizam esse tipo de serviço. 

17. Alugue um quarto ou imóvei

Grandes nomes, como o Airbnb, oferecem serviços como esse. Por isso, o aluguel de um imóvel ou cômodo pode ser uma das opções de renda extra. Porém, entreviste e conheça   a pessoa que fará uso dos seus aposentos.  

No próprio site do Airbnb você pode anunciar a proposta, mas grupos de redes sociais e plataformas como a OLX são alternativas para esse tipo de anúncio. O lado bom dessa renda extra é que é você quem escolhe o valor, tempo de estadia e, principalmente, quem irá morar com você, se essa for a modalidade escolhida. 

18. Infoprodutos 

Empresas como Amazon, Udemy e UOL, oferecem a opção dessa renda extra online. 

Aqui, a proposta é, por meio da plataforma de afiliação, revender produtos disponibilizados pelos anunciantes. Assim, será gerada uma comissão sobre as vendas realizadas. Saiba mais: 

É possível viver de renda passiva?

Considerando um padrão de vida médio, é possível viver de renda fixa sem precisar trabalhar. 

Mas, para isso, é preciso ter um bom montante de dinheiro acumulado e escolher os investimentos certos para gerar essa renda extra passiva. Idealmente, ela é o complemento ideal para tirar uma renda extra no mês a mês. 

Quando se atinge esse patamar, o grande volume de dinheiro gera mais dinheiro por meio dos juros compostos, característica fundamental dos investimentos, podendo aumentar seu patrimônio e viver de renda passiva

No entanto, chegar ao nível de ter uma renda passiva que lhe garanta pagar as contas e ainda se dar alguns luxos demanda 4 fatores importantes, são eles: 

  • Tempo; 
  • Paciência; 
  • Disciplina; 
  • Resiliência. 

Sem esses quatro fatores, o sonho da renda extra passiva pode ficar distante.  

Assim, ter uma renda mensal por meio de investimentos, como um salário, necessita de um bem delineado e robusto planejamento financeiro

E não se engane: na maioria dos casos, quem conseguiu essa independência financeira olhou para o longo prazo e atingiu suas metas. Portanto, nada costuma ser rápido quando o assunto é acúmulo de dinheiro. 

Além de pensar a longo prazo, é preciso disciplina para deixar esse dinheiro rendendo até o momento em que você juntar o bastante para ter uma renda mensal que seja confortável de acordo com o seu padrão de vida. 

Dessa forma, não gastar o dinheiro investido pode ajudar a antecipar o processo. 

Conclusão 

Aqui você viu 18 opções de como ter uma renda extra, e o melhor: poder escolher se vai precisar trabalhar mais ou não, assim como não ter de dispor de objetos próprios para vendas e aluguéis. 

Ao usar os investimentos para fazer o dinheiro trabalhar por você, fica muito mais fácil ter a renda extra que você precisa com constância. 

Gostou de saber mais sobre o que é renda extra e como conquistar a sua independência financeira?  

Então, comece agora mesmo a investir e construa sua renda passiva. Cadastre-se na XP Investimentos! 

Veja também os demais conteúdos no blog da XP

Comece a planejar já sua aposentadoria. Conheça o Tesouro RendA+ aqui!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.