LAME4

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Lojas Americanas e o COVID-19

Impacto: Médio-baixo

A Lojas Americanas não teve de fechar todas as suas lojas, dado que apenas 30% delas estão localizadas em shopping, e o restante do parque continua em funcionamento, dada a participação nas vendas da companhia de bens-essenciais (alimentação, essencialmente). Sendo assim, apesar de parcialmente afetada no curto prazo, em função da redução brusca no fluxo de pessoas nas lojas, o impacto nas vendas da companhia tem sido relativamente menor (veja os resultados do 1T20 reportados pela companhia).

Além disso, no caso de um ambiente de consumo mais restrito no curto prazo, a companhia estaria bem posicionada, dado que muitos dos itens comercializadas são de ticket baixo.

Riscos: Queda de vendas mais prolongada. A crise desencadeada pelo COVID-19 pode impor um período de desaceleração de vendas mais prolongado, a depender da evolução de indicadores relacionados à confiança do consumidor e ao mercado de trabalho.

Para mais detalhes, acesse nossos relatórios: "Varejo e o COVID-19: Entendendo a queda das ações; 4 principais pontos" e "Os impactos do coronavírus para as empresas".

Tese de Investimento

Acelerando a multicanalidade

Na nossa visão, a Lojas Americanas oferece exposição a uma história de multicanalidade ainda em desenvolvimento, com ganhos ainda a serem capturados, a um preço atrativo. Vemos dois temas principais ao longo dos próximos trimestres:

  • # 1 Recursos O2O (multicanalidade) devem suportar o aumento de produtividade na loja. As iniciativas “Pegue na loja hoje” e LASA Seller atingiram 10% das vendas das lojas no início de abril. Além disso, a empresa rapidamente reduziu de maneira relevante a defasagem previamente existente entre a sua estrutura multicanal e aquela de alguns de seus concorrentes, após o início da pandemia do COVID-19, tendo expandido a solução de “ship from store” (entrega direto da loja) para todas as suas 1.705 lojas (vs. 300 em março). Dessa forma, acreditamos que a maior presença da LASA no mundo digital suportará a produtividade da loja daqui para frente, uma vez que apenas 15% de seus 26 milhões de usuários ativos únicos se sobrepõem aos da B2W e o ticket médio on-line é 10 vezes maior em relação ao do canal offline.
  • # 2 Ampla variedade de sortimento na loja e tickets baixos. As vendas da Lojas Americanas têm se mostrado resilientes em meio à crise desencadeada pelo COVID-19, registrando um crescimento de +2,0% A/A no conceito mesmas lojas no 1T20 (+6,5% A/A para lojas de rua), apesar do fechamento temporário de ~30 % das lojas da companhia (localizadas em shopping centers). Isso foi parcialmente suportado por uma variedade de produtos ampla (recentemente com maior foco em produtos essenciais) e com baixo ticket médio (em média R$ 45,0). Acreditamos que isso será particularmente relevante no suporte à resiliência do crescimento das vendas em meio à deterioração do poder de compra do consumidor.

Esperamos que esses atributos continuem suportando um forte crescimento médio de lucro de +20% entre 2019 e 2022 e retornos sólidos (28% de ROIC em 2021).

Principais Riscos

Os riscos negativos incluem concorrência mais acirrada (on e offline), alocação de capital por meio de uma potencial atividade de M&A e taxas de juros mais altas. Além disso, também destacamos que a participação de 61% na B2W expõe a LAME aos fatores de risco da empresa. Entretanto, acreditamos que esses riscos sejam limitados no momento atual (veja a nossa tese de investimento para a B2W).

Como chegamos no preço-alvo das Lojas Americanas?

Preço-alvo de R$ 36,0 no final de 2020. Nosso preço-alvo deriva de uma avaliação por múltiplos por soma das partes. Avaliamos (i) a LASA (operação de varejo físico da LAME; 38% do valor intrínseco) por meio de um múltiplo-alvo P/L de 20x aplicado à nossa projeção de lucro líquido para 2021 e (ii) a B2W (62% do valor intrínseco) com base em um múltiplo-alvo EV/GMV de 1,6x aplicado à nossa previsão de GMV (vendas totais) em 2021. Utilizamos um desconto das ações ON (LAME3) em relação às PN (LAME4) de 19%, em linha com a média dos últimos 10 anos.

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