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Americanas (AMER3): Resultados mistos no 2T22

Americanas (AMER3) reportou seus resultados do 2T22. Veja nossa visão no relatório.

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Americanas (AMER3) apresentou resultados mistos no segundo trimestre, com melhor no desempenho do comércio físico e rentabilidade, apesar de queda de 1P e queima de caixa. Desempenho de lojas físicas e rentabilidade melhorando, enquanto o 1P desacelera e a companhia queima caixa no trimestre.

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Resultados do 2º tri de 2022

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Analisando o resultado

O GMV total cresceu +10,4% A/A (vs. Magalu em +1,3%, Via em -0,8% e Mercado Livre em +19%), com uma recuperação sólida do canal físico (receita cresceu +27% e vendas nas mesmas lojas, ou SSS, +10%) com recuperação do fluxo de clientes em loja, consolidação dos resultados do Hortifruti Natural da Terra (estimamos um crescimento orgânico próximo a 12%), e um sortimento mais resiliente. Para o canal online, o desempenho do estoque próprio (1P) foi o destaque negativo do resultado, com queda de -7,6% A/A, sendo compensado pelo crescimento das vendas com estoques de terceiros (3P), que apresentou um crescimento de +18% no período.

Em relação à rentabilidade, a margem bruta expandiu 0,4 p.p. A/A à medida que a penetração do canal online caiu -3,0p.p. para 75% do GMV, enquanto a margem EBITDA apresentou expansão de 2,2p.p. A/A com a captura de sinergias da combinação de negócios entre LAME e B2W, evolução do EBITDA da AME Digital (que atingiu patamares positivo) e integração das companhias adquiridas.

Por fim, a empresa apresentou um prejuízo líquido de R$ 98 milhões, em linha com as nossas estimativas, por conta de maiores despesas financeiras como consequência da alta das taxas de juros, enquanto o fluxo de caixa foi negativo em -R$ 540 milhões por conta da sazonalidade do trimestre e maior investimentos em bens de capital.

E quando à agenda ESG?

A empresa continua a avançar na agenda ESG, com o objetivo de se tornar carbono-neutro até 2025 e com 100% das operações baseadas em energias renováveis até 2030. Nós destacamos: i) a operação carbono neutro pelo terceiro ano consecutivo; ii) início do apoio ao projeto “Água Higiene nas Escolas” em parceria com a Unicef; e iii) a empresa foi reconhecida na categoria Atacado, Varejo e E-commerce do Guia Melhores ESG 2022 da Exame.

Tabela de comparação: Estimativas vs. Resultados Divulgados

Fonte: XP Research

A companhia irá fazer sua conferência de resultados no dia 12 de agosto às 12h – link aqui.

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