Tensões no mercado e impacto nas carteiras: especial para conservadores, moderados e arrojados

Especialistas comentam, ao vivo, o impacto dos últimos acontecimentos do mercado financeiro nas carteiras dos diferentes perfis.

access_time 12/03/2020 - 16:23
format_align_left 1 minuto de leitura

Como você deve saber, a deterioração que estamos presenciando nos mercados globais está acontecendo de forma agressiva e rápida, com movimentos não vistos em mais de década. Podemos citar alguns catalisadores para isso, como a disseminação do coronavírus, a queda vertiginosa dos preços de petróleo e, no Brasil, a recente decisão do congresso que expande os gastos fiscais significativamente.

A volatilidade dos fundos de investimentos disparou: o que fazer?

Após mais uma vez evidenciarmos novos circuit breakers, tanto na bolsa brasileira quanto na americana, sentimos que o mercado entrou em estado de pânico, com os investidores deixando de agir com base em fundamentos econômicos, mas sim por puro medo ou ganância. Porém, é sempre bom lembrar que a bolsa não é um cassino e no longo prazo o fundamento tende a preponderar. Não se esqueça que o preço de uma ação é igual à capacidade de uma empresa em gerar lucros a valores de hoje.

Gestores de fundos de investimentos debatem estratégias em cenário de incertezas

Nesse sentido, ter cautela é a principal recomendação neste momento. Fazer previsões para o curto-prazo é altamente especulativo e, hoje, o melhor é esperar a poeira baixar, acompanhar o noticiário e se informar com material de qualidade.

Dessa forma, assista à Live. no player acima, com o tema “Como o mercado impacta os produtos e as carteiras de investimentos?”.

Veja nossa visão de longo prazo: 5 anos em 5

Acompanhe as discussões sobre este momento do mercado para tomar as melhores decisões sobre seus investimentos.

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui

Receba nosso conteúdo por e-mail

Receba resumos diários, semanais e mensais e fique sempre bem informado sobre nossas análises, relatórios e recomendações de investimentos.

Clique para se cadastrar