O que é Bear Market e como ele influencia seus investimentos?

Já ouviu falar sobre Bear Market? Não sabe o que significa? Tem interesse em saber mais  sobre o que alguns termos utilizados por investidores da bolsa de valores significa? Este é um termo muito comum para quem investe em ações, mas nem tão simples para quem ainda conhece pouco sobre o mercado de renda variável. […]


Compartilhar:


Já ouviu falar sobre Bear Market? Não sabe o que significa? Tem interesse em saber mais  sobre o que alguns termos utilizados por investidores da bolsa de valores significa?

Este é um termo muito comum para quem investe em ações, mas nem tão simples para quem ainda conhece pouco sobre o mercado de renda variável.

Assim como o termo Bull Market, ele também é um termo que vem do inglês para explicar momentos específicos das bolsas de valores.

Para diferenciar melhor os termos, continue lendo para saber mais sobre:

  • O que é Bear Market?
  • Como funciona o Bear Market
  • Estratégia para Bear Market

O que é Bear Market?

Traduzindo do inglês, o termo significa o Mecado do Urso em tradução livre do inglês.

O termo foi criado por conta do estado de hibernação que o urso enfrenta no inverno rigoroso. O mesmo se aplica ao mercado de ações quando ele passa por uma onda de pessimismo e possui uma expectativa geral de quedas no preço dos ativos.

Neste caso, o Bear Market sofre grande influência da falta de confiança dos investidores no mercado de investimentos e na economia em geral – em termos nacionais e globais.

Como funciona o Bear Market

Quando o cenário é de pessimismo, muitos investidores querem vender seus ativos na esperança de reduzir os prejuízos com as quedas dos preços das ações.

Pode se tratar de um ciclo longo, acompanhado de grandes incertezas do mercado. Alguns fatores importantes geralmente estão ligados a momentos como estes:

  • Diminuição do PIB
  • Menores oportunidades de empregos
  • Empresas que acumulam dívidas
  • Aumento de juros

Estratégia para Bear Market

A melhor estratégia em uma onda de Bear Market é ter muita paciência e evitar desesperos.

Apesar de existirem muitas oportunidades em momentos de quedas, não é aconselhável comprar no inicio do ciclo, já que ele pode durar meses ou até mesmo anos, fazendo com que a queda do preço dos ativos permaneça por mais tempo.

Para identificar oportunidades na onda do Bear Market, é preciso observar alguns pontos importantes:

  • O ativo precisa ter caído cerca de 20% do valor após uma alta no preço
  • Leve em conta as opiniões dos analistas da XP e assessores de investimentos, que são especialistas de olho nas oportunidades para que você faça os melhores investimentos de acordo com o seu perfil
  • Acontecimentos que podem influenciar o mercado como um todo. Um ótimo exemplo é a queda da taxa Selic, que impacta e muito os investimentos no Brasil
  • Analise gráfica do mercado para tomar decisões

LEIA TAMBÉM:

Conclusão

Acompanhar os sinais do mercado, como o PIB, as taxas de juros, análises gráficas e opiniões dos nossos especialistas pode ser fundamental para aproveitar uma onda de Bear Market na bolsa de valores que pode vir acompanhada de uma onda de Bull Market.

Abra a sua conta na XP e conte com os nossos assessores de investimentos.

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.