O que é Bull Market e como funciona

Não está acostumado com os termos utilizados por investidores na bolsa de valores, mas gostaria de entender mais? Se você em algum momento já se deparou com o termo Bull Market, mas não sabe o que ele significa, preparamos este texto com mais detalhes sobre o assunto. Entender o que o Bull e o Bear […]


Compartilhar:


Não está acostumado com os termos utilizados por investidores na bolsa de valores, mas gostaria de entender mais? Se você em algum momento já se deparou com o termo Bull Market, mas não sabe o que ele significa, preparamos este texto com mais detalhes sobre o assunto.

Entender o que o Bull e o Bear Market significam pode ser fundamental para os investidores que querem aplicar o patrimônio na bolsa.

Se você quer saber mais sobre os termos do mercado de ações, continue lendo o texto:

  • O que é Bull Market?
  • Como funciona o Bull Market?
  • Estratégia para Bull Market
  • Entenda como funcionam as fases de alta do mercado de ações

LEIA MAIS:

Saiba como investir em ações

Entenda o que significa os códigos das ações

Lista de ações da Bovespa

O que é Bull Market?

O termo significa o Mercado do Touro em tradução livre do inglês.

Normalmente, a referência seria o otimismo do mercado de ações, mas podemos utilizar esse termo para outros tipos de investimentos, como títulos, bitcoins, moedas ou qualquer outro mercado que sofra mais oscilações.

O importante é ter em mente que o Bull Market significa que há tendências de alta para os ativos, o que acaba virando uma ótima oportunidade para quem possui apetite ao risco.

Importante: sempre considere o seu perfil de investidor antes de investir em ações para evitar ir contra a sua tolerância ao risco.

Como funciona o Bull Market?

Ele possui uma característica de 20% de alta no preço do ativo seguido pelo otimismo do mercado. Isso logo após uma queda de 20% do preço das ações.

O mercado é o grande responsável pelo o otimismo como um todo, mas alguns fatores também podem demonstrar que estamos caminhando para um cenário de otimismo. São eles:

  • O aumento do PIB
  • O aumento de oportunidades de empregos
  • Aumento da lucratividade das empresas
  • Queda dos juros

Com a análise destes fatores já é possível identificar que estamos entrando em uma onda de Bull Market. E ela pode durar alguns meses ou até mesmo anos.

LEIA MAIS:

Para quem acredita no impossível, nós somos a XP

A XP Investimentos é segura?

Estratégia para aproveitar o Bull Market

Uma estratégia que é possível adotar seria a de antecipação. Antes do início da onda do Bull Market é possível comprar ativos quando o preço ainda está em baixa e vender na alta (antes da queda do preço do ativo quando o final da onda se aproximar).

Para identificar oportunidades da onda de Bull Market e colocar em prática a nossa estratégia de antecipação, é preciso acompanhar:

Como funcionam as fases de alta do mercado de ações

  1. Fase de acumulação: O mercado está se recuperando e acontece uma alta nos preços dos ativos, mas se trata de um aumento temporário.
  2. Participação pública: Quando os investidores acreditam que a bolsa de valores é uma boa opção de investimento, fazendo com que ela se torne mais procurada por investidores em geral.
  3. Euforia: Investidores em geral querem comprar mais ações na bolsa, fazendo com que os investidores mais experientes vendam os seus ativos e lucrem com as operações.

Conclusão

Acompanhar os sinais do mercado, como o PIB, as taxa de juros, analise gráfica e opiniões dos nossos especialistas pode ser fundamental para aproveitar uma onda de Bull Market e colocar em prática a estratégia de antecipação.

Abra a sua conta na XP e conte com os nossos assessores de investimentos.

Quer entender ainda mais sobre economia? Conheça o curso “Cenários e investimentos: macroeconomia para investidores”. Aprenda sobre os impactos das políticas econômicas do país na sua estratégia de investimentos e descubra como variáveis como inflação, taxa de juros e PIB podem impactar seus rendimentos.

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.