XP Expert

Orçamento Familiar: 7 dicas para criar o seu

Se você quer ter liberdade financeira, vale a pena investir em criar um orçamento familiar. Confira nossas dicas para criar o seu do zero.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Orçamento Familiar: 7 dicas para criar o seu

Imagine ter mil reais ou ainda mais sobrando todo mês. Um orçamento familiar pode fazer isso por você. Mas, qual seria sua primeira atitude depois de fazer o dinheiro sobrar? O ciclo financeiro da riqueza é muito simples: ganhar, economizar e investir. Se você não nasceu rico, esse é o método mais seguro para chegar lá.

Além disso, o orçamento financeiro pode te ajudar a definir e alcançar metas com muito mais eficiência, já que, você terá um panorama financeiro da sua casa e irá traçar objetivos que se adequem ao seu momento e orçamento — podendo até mesmo investir e manter uma reserva de emergência.

Pode parecer demorado e difícil, mas acredite, esse é o caminho mais curto. E não existem atalhos para você ficar milionário da noite para o dia. Para ajudar você a destinar melhor seu dinheiro, nada melhor do que registrar um orçamento familiar.
Gostou? Então continue a leitura e aprenda a criar um orçamento familiar do zero. Vamos lá?

O que é um orçamento familiar?

O orçamento familiar é um planejamento financeiro, que serve como um controle de despesas de todas as pessoas que compartilham a mesma casa. Nele, são registradas todas as entradas e saídas: desde aquelas contas recorrentes, como água, luz, internet, escola, como também as variáveis, como cartão de crédito e lazer.

Ao contrário do orçamento financeiro pessoal, que foca nos gastos e ganhos individuais, o orçamento familiar vai considerar as entradas e saídas financeiras de toda a família.

Ou seja, você vai considerar os gastos com saúde e escola dos pequenos, por exemplo, assim como a sua renda e de seu cônjuge.

Dessa forma, fazer um orçamento familiar é importante por vários motivos, entre eles: promover o bem-estar de todos os membros da família, assim como garantir que suas necessidades essenciais sejam atendidas.

Imagine uma cadeia de consequências: com um orçamento familiar bem definido, você evita dívidas e faz sobrar um dinheiro no fim do mês que pode servir para alcançar objetivos financeiros de cada um.

Quais são os elementos de um orçamento doméstico?

O seu orçamento familiar precisa conter todos esses itens para ser completo:

  • – Despesas fixas (aluguel, água, luz, telefone)
  • – Despesas variáveis (passeios, presentes, imprevistos)
  • – Receitas fixas (salário, aposentadoria e etc)
  • – Receitas variáveis (freelances, comissões, bônus)

Vantagens de ter um orçamento familiar

Criar um orçamento familiar tem diversos benefícios. Entre os principais, podemos citar:

  • Te dá visibilidade de gastos desnecessários: com o orçamento familiar fica mais fácil identificar gastos supérfluos, te permitindo economizar muito mais;
  • Conhecer seu estilo de vida: com o seu planejamento familiar você será capaz de saber se está gastando mais do que possui e onde esses gastos estão ocorrendo.
  • Melhor uso do seu dinheiro: como o orçamento familiar exige planejamento, você terá maior controle sobre suas finanças e despesas, fazendo uso de forma consciente.
  • Colabora para a definição de objetivos: ao entender a dinâmica das suas finanças, você conseguirá definir estratégias para alcançar seus objetivos com maior assertividade e eficiência.
  • Menos estresse e ansiedade: o planejamento financeiro familiar também te ajuda a se sentir menos ansioso e estressado, já que terá maior controle sobre suas finanças.
  • Melhorar a comunicação e transparência familiar: como o orçamento familiar envolve a todos os residentes, ele é uma ótima oportunidade para fortalecer os laços e o senso de cooperação. Além disso, nesses momentos, todos terão ciência de como são feitos os gastos e quais as metas.
  • Oportunidades para investir: ao economizar mais e entender o fluxo de entrada e saída das finanças da sua casa, você poderá começar a investir e criar planos de investimento para atingir objetivos financeiros.
  • Melhor preparo para o futuro: o orçamento familiar também pode te auxiliar a se planejar melhor para o futuro, seja ele próximo ou mais distante.

Comece a planejar já sua aposentadoria. Conheça o Tesouro RendA+ aqui!

7 passos para criar o seu orçamento familiar

Confira abaixo, passo a passo, como começar a colocar suas finanças em dia com alguns princípios básicos de educação financeira:

1) Convencimento pessoal

A primeira etapa é se convencer sobre a importância de colocar a casa em ordem. Se você deseja realizar sonhos, que dependem da sua capacidade de juntar dinheiro, então pare de acreditar que a Mega Sena é uma única solução e comece, aos poucos, a cortar gastos desnecessários.

2) Defina seus objetivos

Nessa etapa é importante entender o que você precisa para ser feliz. Ninguém tem dinheiro para comprar tudo o que vê na frente. Então faça suas escolhas. Defina seus objetivos de curto, médio e longo prazos, como, por exemplo, uma viagem de férias, um carro e um imóvel, respectivamente. Saber exatamente o que você quer ajuda a ter força para salvar.

Comece a planejar já sua aposentadoria. Conheça o Tesouro RendA+ aqui!

3) Seja disciplinado e adote os hábitos corretos

Chegou a hora de partir para uma ação. Depois de definir o que precisa e o que não precisa, comece realmente a cortar gastos desnecessários. Se você quiser viajar para os EUA no final do ano, será necessário deixar algumas noites para jantar fora. Isso vale para qualquer coisa que você considere que ficou caro demais. Ter uma planilha para controlar seus gastos pote te ajudar bastante nesse processo.

Planilha de Gastos Grátis: você no controle das suas finanças

Simplifique a gestão do seu dinheiro e controle suas despesas de forma prática e eficiente.

Preencha seus dados e faça o download!

Enviando...

Ao prosseguir, seus dados podem ser usados pelo Grupo XP Inc. para promover suas atividades, incluindo o envio de ofertas de produtos/serviços. Você pode se opor a tal recebimento a qualquer momento, por meio do próprio canal de recebimento. Acesse a Política de Privacidade para mais detalhes.

envio com sucesso

Agradecemos o download!

Aproveite as informações do material e aperfeiçoe suas técnicas no trading.

Download

4) Leia mais sobre finanças

Pessoas que sabem fazer contas são menos suscetíveis a cair em armadilhas financeiras. Quem entende como funciona os juros do cartão de crédito, por exemplo, nunca vai parcelar ou pagar somente o mínimo da fatura porque sabe que as taxas cobradas pelo banco costumam ser abusivas (a média chega a 300% ao ano). Acesse mais conteúdos para investidores iniciantes e entenda ainda mais alguns conceitos fundamentais que te ajudarão nesse novo hábito.

5) Envolva a família

Quem tem mulher ou filhos deve explicar para toda a família como é o processo de decisão financeira, quais são os objetivos e o que é preciso fazer para chegar lá. Quando a família toda participa e se envolve nos mesmos objetivos, fica muito mais fácil atingir as metas.

6) Use os investimentos a seu favor

Depois que você já tiver pago todas as dívidas, comece a poupar algum dinheiro e invista com sabedoria. Conseguir uma maior remuneração possível para o seu dinheiro vai fazer com que você conquiste o que quer com menos sacrifício. Somente tome cuidado para não correr riscos desnecessários que possam comprometer a rentabilidade do seu portfólio.

7) Só compre o que é barato

Seja semanalmente no supermercado ou na hora de fechar a aquisição de um imóvel para a família, compre somente o que é barato. Sempre há coisas que estão com o preço justo. Então dê preferência a elas e não faça loucuras.

Você quer saber mais sobre os primeiros passos para ter um orçamento familiar mais controlado? Então não deixe de conferir qual é o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo) e comece a investir! E não deixe também de abrir sua conta na XP Investimentos. Dessa forma você poderá contar com a ajuda de um assessor de investimentos para ajudar a alcançar os seus objetivos financeiros.

Comece a planejar já sua aposentadoria. Conheça o Tesouro RendA+ aqui!

Quem deve ser o responsável pelo planejamento familiar?

Para funcionar do jeito certo, o orçamento familiar deve envolver todos os membros da família. Porém, é necessário nomear alguém para fazer o controle financeiro. Isso é particularmente importante para que as informações sejam centralizadas em uma pessoa, facilitando a organização.

Na hora de definir o responsável, é preciso considerar os interesses e habilidades dos membros da família. Ninguém precisa ser um expert em finanças, mas se, por exemplo, o responsável não tiver interesse no tema, as chances do planejamento ficar comprometido são altas.

Vale ressaltar também que, apesar de haver um responsável pelo controle do orçamento familiar, todos devem ajudar a construir e ajudar na atualização desse material. Além disso, todas as decisões devem ser discutidas e tomadas em conjunto.

Conclusão

Criar um orçamento familiar pode parecer difícil, mas com um pouco de paciência e esforço, é possível. Se faltar motivação, tenha em mente que ao manter um orçamento familiar, você estará mais perto da sua liberdade financeira — podendo gastar seu dinheiro como deseja e não só como precisa.

E se quiser uma ajudinha extra, baixe nosso modelo gratuito de planilha de orçamento financeiro. Ela está pronta para uso: é só inserir as informações de gastos e ganhos da sua família, ou adaptar para a sua realidade.

Baixe agora!

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.