Onde investir? Conheça o profissional que te ajuda a encontrar os melhores investimentos

O assessor de investimentos tem como missão difundir a educação financeira para cada perfil de investidor alcançar seus objetivos. Ao comprar um imóvel, a maioria das pessoas conta com a ajuda de um corretor para encontrar o melhor lugar para morar. Ao planejar uma viagem, muitas agências oferecem pacotes ou até mesmo roteiros personalizados para […]


Compartilhar:


O assessor de investimentos tem como missão difundir a educação financeira para cada perfil de investidor alcançar seus objetivos.

Ao comprar um imóvel, a maioria das pessoas conta com a ajuda de um corretor para encontrar o melhor lugar para morar. Ao planejar uma viagem, muitas agências oferecem pacotes ou até mesmo roteiros personalizados para te ajudar a construir momentos inesquecíveis. O mesmo acontece em muitas outras áreas de nossas vidas, mas você já parou para pensar que poucos buscam essa assessoria com profissionais especializados quando se trata de investimentos?

Isso pode ser um grande erro. Afinal, a aplicação mais comum do brasileiro ainda é a poupança, o que significa que muita gente ainda pode encontrar alternativas mais rentáveis e tão seguras quanto.

Uma simples decisão hoje pode significar a possibilidade de ganho financeiro maior alguns anos à frente, correndo tão pouco risco quanto a poupança.

Quem é o assessor de investimentos?

É por isso que a figura do assessor de investimentos é importante e tem se tornado cada vez mais relevante. Esse profissional atua como representante de uma instituição financeira e tem como missão explicar todos os produtos e serviços oferecidos, ajudando o cliente a encontrar as melhores oportunidades de acordo com o perfil de investidor.

Essa ajuda se torna ainda mais importante com o desenvolvimento dos produtos de investimento que temos visto nos últimos anos. Afinal, ficou para trás aquele cenário em que a pessoa física investia somente em fundos de investimento ou ações. Agora, difundiram alternativas em títulos públicos, debêntures, CDBs, entre tantos outros produtos, incluindo até mesmo alguns mais complexos, como o COE.

O assessor é uma figura já conhecida em outros mercados. Nos EUA, por exemplo, a profissão recebe o nome de “Personal Financial Advisor”. Segundo dados estatísticos do Departamento do Trabalho norte-americano, em 2014 essa profissão empregava quase 250 mil pessoas. Isso reforça a percepção de forte demanda da população por esse serviço. E a expectativa é de crescimento de 30% nesse número até 2024.

Por aqui, a cultura de investimento do brasileiro ainda não é tão difundida. Por isso, a profissão ainda tem menos profissionais quando comparado aos EUA.

Como encontrar um assessor

Investir é um bom jeito para garantir uma vida financeira mais tranquila. Mas como encontrar um assessor de investimentos?

Antes de mais nada, saiba que um assessor de investimentos precisa obrigatoriamente ser credenciado a uma instituição financeira. Por isso, se você tem interesse nesse tipo de auxílio, estude sobre o assunto. Depois, entre em contato com a sua instituição para saber quem pode te atender.

Também é sempre importante ler sobre o escritório ou o profissional que irá te atender. Certifique-se de que vocês estão alinhados com o mesmo objetivo. Aliás, a CVM publica o nome de todos os assessores e escritórios habilitados a trabalhar, então sempre cheque se o seu consta na lista!

Conheça a equipe de especialistas em investimentos da XP. Acesse: www.xpi.com.br

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.