Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Vendas no varejo caem 0,6% em março, mas resultado é melhor do que o esperado: As vendas do comércio varejista caíram 0,6% em março de 2021 ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou na sexta-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo o terceiro resultado negativo nos últimos quatro meses. Na comparação com março de 2020, contudo, houve alta de 2,4%.
- O AliExpress lança este mês, no Brasil, sua ferramenta de social commerce: Chamado de “Pechincha“, o canal de social shopping oferece para os consumidores o modelo de negócios que incentiva usuários a compartilhar ofertas com seus contatos digitais e obter descontos progressivos em itens em oferta.
- Na guerra do e-commerce, B2W aposta em venda de supermercado e entrega em meia hora: Para vencer a guerra do e-commerce, B2W (dona da Americanas.com, Shoptime e Submarino) aposta na ampliação das vendas de supermercado e na redução do prazo de entrega. Hoje, as vendas dessa categoria já representam 53% de tudo que é comercializado pela B2W.
- Membros do conselho da B2W renunciam como parte do processo de reestruturação: A companhia informou em comunicado que seis dos sete membros de seu colegiado renunciaram aos respectivos cargos.
- Havan, de Luciano Hang, diminui prejuízo e tem receita de R$ 1,7 bi: Prejuízo líquido chegou a R$ 30 milhões, uma recuperação anual de 85%; receita é um terço da registrada pelo Magazine Luiza no primeiro trimestre do ano passado.
- Amazon acelera frete em compras internacionais na briga por entrega rápida: Empresa anuncia benefício a assinantes e entrega mais rápida a todo país.
- Amazon abre loja internacional no Brasil e libera frete para cliente de programa de fidelidade
- Número de mercados que entram em plataforma do iFood cresce 134% em 1 ano: Site Mercado já havia registrado aumento expressivo no primeiro trimestre.
- Fort Atacadista chega a São Paulo: Um dos maiores varejistas de alimentos do País, o catarinense Grupo Pereira, está trazendo sua bandeira de atacarejo para São Paulo. A primeira loja da marca Fort Atacadista será aberta em dezembro, em Jundiaí. Com faturamento de R$ 8,8 bilhões no ano passado, o Pereira ocupa a quinta posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) de 2020, em termos de faturamento, atrás de Carrefour, GPA, Cencosud e Muffato.
- Mercado Livre é investigado por venda de livro pirata: Um processo administrativo foi instaurado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para apurar possíveis ilegalidades e a empresa já foi notificada.
- Prejuízo da Marisa diminui 49,2% no 1º trimestre: A varejista de moda reportou prejuízo de R$ 53,4 milhões no período; a receita diminuiu 27,7%, para R$ 411,7 milhões.
- Cliente pode usar Waze para fazer compras na Renner durante o trajeto: Mapa de trânsito do app é integrado ao canal da varejista no WhatsApp.
- Receita da Petz cresce 52% até março: As vendas digitais continuaram crescendo. A receita do site e do aplicativo alcançou R$ 155,5 milhões, 235,5% a mais do que no primeiro trimestre de 2020.
- Mobly: prejuízo líquido cresce 134% no 1º trimestre de 2021, para R$ 25,4 milhões: A receita líquida da empresa no primeiro trimestre de 2021 alcançou R$ 168,9 milhões, em alta de 48,6% sobre o resultado de um ano antes.
- Brasileiro passa a liderar subsidiária da L'Oréal: Marcelo Zimet, que assumiu em abril, vai aumentar investimentos em publicidade para manter crescimento de dois dígitos no país.
- Via Varejo emplaca debênture sustentável sem grande demanda: A Via Varejo conseguiu vender a totalidade de R$ 1 bilhão de debêntures com compromisso de sustentabilidade, ligadas ao aumento do uso de energia renovável em suas lojas, sem demanda expressiva. Na verdade, a quantidade de investidores interessados foi bem justa e quase insuficiente para a oferta.
- A satisfação dos brasileiros em relação às compras no e-commerce cresceram na pandemia de covid-19, é o que aponta a sexta edição do estudo “Como a pandemia está impactando os consumidores“, da empresa global de ciência de dados do consumidor Dunnhumby.
- Foodservice: Nós não queremos a terceira onda. A situação extrema de lockdown em março, seguida da reabertura gradual em abril, demonstrou novamente a potência da recuperação do setor. Com o lockdown em alguns Estados brasileiros, em março houve queda de 40% em relação ao mesmo período em 2020. Com a reabertura parcial, abril cresceu 63% em relação ao mesmo período em 2020.
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Internacional
- Walmart vs Amazon: a batalha para dominar o mercado: A investida do varejista online em mercearia cria uma luta de US$ 1,3 trilhão que moldará a forma como as lojas da América.
- A Amazon interrompeu sua venda anual no Prime Day na Índia, disse uma porta-voz da empresa na sexta-feira (7), enquanto o país luta contra uma segunda onda severa de infecções por coronavírus que deixou milhares de mortos.
- Alguns gerentes da Amazon dizem que 'contratam para demitir' pessoas apenas para cumprir a meta de rotatividade interna todos os anos: A prática é chamada internamente de "contratar para demitir", na qual os gerentes contratam pessoas que pretendem demitir em um ano apenas para cumprir sua meta de rotatividade.
- Ex-chefe da Danone diz que disputa pelo poder causou sua queda: Emmanuel Faber aponta para líderes do passado em busca de mais influência.
Tabela de múltiplos
Nossos últimos relatórios
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
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- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
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- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
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