IBOVESPA 2,36% | 106.625 Pontos
CÂMBIO 0,1% | 4,47/USD
O que pode impactar o mercado hoje
O Ibovespa fechou o dia ontem em alta de 2,4%, a 106.625 pontos, seguindo os mercados globais que também foram impulsionados pela expectativa de estímulos econômicos por Bancos Centrais. O Dow Jones subiu 5,1% e o S&P 500 subiu 4,6%.
Nesta manhã, bolsas europeias e índices futuros nos EUA continuam em alta, seguindo o movimento das bolsas ontem. Os ministros do G7 vão fazer uma reunião de emergência hoje e deverão soltar um comunicado conjunto após a reunião. O comunicado deve descrever um plano coordenado entre os países membros para mitigar o impacto econômico do coronavírus, mas que até agora exclui pedidos diretos de gastos públicos ou cortes coordenados nas taxas do banco central. Os casos de coronavírus continuam aumentando ao redor do mundo, com mais de 91,000 casos confirmados e mais de 3,100 mortes.
O Banco Central da Austrália e da Malásia anunciaram nesta manhã a decisão de cortarem 0,25 ponto percentual nas taxas básicas de juros dos dois países. A ação não coordenada entre os BCs teve como uma das suas fundamentações a frustração da expectativa de crescimento das economias globais em virtude do coronavírus.
Na China, de acordo com uma autoridade do Ministério das Finanças, os governos chineses de todos os níveis alocaram um total de 108,75 bilhões de yuans (US$ 15,58 bilhões) em fundos especiais até 2 de março para impedir a propagação da epidemia de coronavírus.
No Brasil, o congresso decidirá hoje se mantém ou derruba os vetos de Bolsonaro à mudanças na alocação de recursos do orçamento. O governo segue apostando que o Senado não conseguirá reunir os 41 votos necessários para derrubar o veto presidencial.
Um risco que está no radar é a possível aprovação em caráter terminativo na CAE do Senado de uma nova política de valorização do salário mínimo, cuja regra seria a soma da expectativa de inflação mais o crescimento do PIB per capita. A compensação para senadores que não derrubarem o veto preocupa a equipe econômica.
O governo pretende regulamentar nas próximas semanas a taxação do seguro-desemprego proposta pela MP 905, editada em novembro do ano passado. A expectativa é de que, depois desse decreto, os trabalhadores que recebem o benefício passem a contribuir com uma alíquota previdenciária, que poderá ser de 7,5% a 9%, variando de acordo com o valor da parcela do seguro-desemprego.
No EUA, hoje acontece a Super-Terça Feira, data em qual vota grande parcela do eleitorado democrata e são alocados 34% do número total de delegados que ficam comprometido com um determinado candidato. Considerando que para vencer a disputa em primeiro turno é necessário o apoio de 1991 delegados, é fundamental que os candidatos tenham bom desempenho neste dia para permanecer na corrida.
Vale destacar que nos últimos dias vimos o panorama mudar bastante após vitória expressiva de Joe Biden na Carolina do Sul, que permitiu ao candidato se reposicionar como líder do centro. Contribuirá positivamente também a desistência de três candidatos moderados, e a corrida parece caminhar para uma disputa entre Joe Biden e Bernie Sanders.
Nessa manhã de terça-feira, os preços de petróleo operam em alta de +2,77% em US$53,34/barril, ampliando os ganhos de ontem, sustentados por expectativas de que países do G7 tomem medidas de estímulo para amenizar o impacto econômico do coronavírus e que a OPEP aumente o atual corte em sua produção, durante reunião prevista para o fim dessa semana.
Do lado das empresas, as ações da AES Tietê encerraram o pregão de ontem em alta de 23,6%, após a divulgação pela geradora termelétrica Eneva S.A. (ENEV3) de proposta de fusão com a companhia. Publicamos um relatório explorando mais detalhes da “Nova Empresa” resultante da transação quando e se aprovada, como (1) composição acionária, (2) composição do portfólio de usinas por fonte de energia e (3) eventuais oportunidades de sinergias e geração de valor. Mantemos recomendação de Compra.
Por fim, nos últimos dias fizemos uma pesquisa com os assessores de investimento de escritórios autônomos que são filiados à XP Investimentos. A conclusão é que os assessores de investimentos continuam otimistas com a Bolsa de Valores: apesar das fortes quedas recentes, 90% dos clientes pretendem manter ou aumentar suas exposições em Renda Variável.
Tópicos do dia
Coronavírus
Veja aqui a nossa visão sobre os impactos nos mercados
Veja aqui a opinião de gestores de Fundos Multimercados
Veja aqui a opinião dos gestores de Fundos de Ações
Veja aqui nossa visão sobre os impactos nos FIIs
Temporada de resultados do 4º trimestre
BRF (BRFS3): antes da abertura do mercado
Positivo (POSI3): depois do fechamento do mercado
Clique aqui para acessar o calendário completo
Clique aqui para acessar nossa visão sobre a temporada de resultados
Brasil

- Política Brasil: Congresso decide hoje se mantém ou derruba os vetos de Bolsonaro à mudanças na alocação de recursos do orçamento.
- Governo deve regulamentar alíquota sobre seguro-desemprego nas próximas semanas enquanto equipe econômica negocia alíquotas da reforma tributária com setor de serviços
Internacional

- Política internacional: 34% dos delegados democratas devem ser alocados nesta Super Terça-Feira
Empresas

- AES Tietê (TIET11): Tudo sobre a proposta de fusão com a Eneva
- IRB (IRBR3): Esclarecimentos sobre a saída de Ivan Monteiro
Veja todos os detalhes
Brasil
Política Brasil: Congresso decide hoje se mantém ou derruba os vetos de Bolsonaro à mudanças na alocação de recursos do orçamento.
- Governo segue apostando que o Senado não conseguirá reunir os 41 votos necessários para derrubar o veto presidencial. No entorno do presidente do Senado, a contagem é de que há 25 votos para manter os vetos e alguns senadores estão fora por motivos diversos. Como o ônus de entregar a maioria absoluta é de quem quer retomar o texto aprovado, a derrubada não está segura;
- Um risco que está no radar é a possível aprovação em caráter terminativo na CAE do Senado de uma nova política de valorização do salário mínimo, cuja regra seria a soma da expectativa de inflação mais o crescimento do PIB per capita. A compensação para senadores que não derrubarem o veto preocupa a equipe econômica.
Governo deve regulamentar alíquota sobre seguro-desemprego nas próximas semanas enquanto equipe econômica negocia alíquotas da reforma tributária com setor de serviços
- De acordo com o Estadão, o governo pretende regulamentar nas próximas semanas a taxação do seguro-desemprego proposta pela MP 905, editada em novembro do ano passado para criar um programa de incentivo à geração de empregos no País. A expectativa é de que, depois desse decreto, os trabalhadores que recebem o benefício passem a contribuir com uma alíquota previdenciária, que poderá ser de 7,5% a 9%, variando de acordo com a parcela do seguro-desemprego recebida pelo indivíduo;
- Enquanto isso, em reunião com a assessora especial do ministro Paulo Guedes para a reforma tributária, Vanessa Canado, representantes do setor de serviços apresentaram a ideia de fixar três faixas de alíquotas diferentes para a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o novo tributo que o governo vai propor ao Congresso para substituir o PIS/Cofins: 6%, 11% e uma terceira entre 13% e 14%;
- A ideia inicial do governo era de que a Contribuição sobre Bens e Serviços tivesse uma alíquota única entre 11% e 12% sobre todos os bens e serviços, inclusive os digitais. Mas a equipe econômica ainda deve voltar a se reunir com representantes do setor de serviços e está alinhando o texto final.
Internacional
Política internacional: 34% dos delegados democratas devem ser alocados nesta Super Terça-Feira
- Hoje acontece a Super-Terça Feira nos EUA, data em qual vota grande parcela do eleitorado democrata e são alocados 34% do número total de delegados que ficam comprometido com um determinado candidato. Considerando que para vencer a disputa em primeiro turno é necessário o apoio de 1991 delegados, é fundamental que os candidatos tenham bom desempenho neste dia para permanecer na corrida;
- Vale destacar que nos últimos dias vimos o panorama mudar bastante após vitória expressiva de Joe Biden na Carolina do Sul, que permitiu ao candidato se reposicionar como líder do centro. A desistência de três candidatos moderados, sendo eles Pete Buttigieg, Amy Klobuchar e Tom Steyer, e seu apoio à campanha do ex-vice, deve ajudar a impulsionar sua candidatura ainda mais. Portanto, é provável que a disputa pela indicação democrata seja entre dois candidatos: Bernie Sanders e Joe Biden.
Empresas
AES Tietê (TIET11): Tudo sobre a proposta de fusão com a Eneva
- As ações da AES Tietê encerraram o pregão de 2 de março de 2020 em alta de 23,6%, após a divulgação pela geradora termelétrica Eneva S.A. (ENEV3) de proposta de fusão com a companhia;
- Publicamos um relatório analisando detalhes sobre a proposta, como (1) mudanças na composição acionária, (2) portfólio de geração da empresa resultante da potencial fusão, (3) oportunidades de sinergias e (4) como entender melhor os preços das ações da AES Tietê no curto prazo;
- Acreditamos que as ações da AES Tietê continuarão a apresentar elevada volatilidade nas próximas semanas, enquanto a proposta de fusão estiver sob análise pelo Conselho de Administração da Companhia. Por esse motivo, recomendamos muito cuidado e atenção antes de quaisquer decisões de investimento nas ações no curto prazo, bem como monitoramento constante de notícias sobre a fusão.
IRB (IRBR3): Esclarecimentos sobre a saída de Ivan Monteiro
- Tivemos uma conversa com José Carlos Cardoso e Fernando Passos, respectivamente CEO e CFO do IRB;
- O intuito principal do evento foi esclarecer as razões pela saída do presidente do conselho, mas também abordaram a sucessão de Monteiro e a aproximação com a Berkshire Hathaway. Veja nosso relatório completo aqui.

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!