Encerrando a posição aplicada em Prefixados

Com maiores incertezas em relação à política fiscal e monetária no Brasil, optamos por encerrar a posição das carteiras recomendadas em ativos prefixados.


Compartilhar:


Ao final de abril optamos por encerrar a posição em ativos prefixados que construímos logo após o COPOM de setembro de 2019. Nossa recomendação era que os clientes mantivessem a alocação em papéis de prazos entre 3 e 4 anos.

Apesar da alta volatilidade do período, a posição trouxe resultados expressivos: alta de 7%, com o CDI acumulando ganhos inferiores a 3%.

Tais ganhos vieram de maior carrego, ou seja, de ter um título que remunera o investidor a taxas mais altas do que a taxa de juros básico (CDI ou Selic), e também da compressão das taxas da LTN julho/2023, da ordem de 1 ponto percentual.

É importante notar que o mercado já tem no preço uma queda da Taxa Selic para cerca de 2,75% ao ano até o final de setembro de 2020, o que torna as perspectivas para a classe limitadas no curto prazo.

Além disso, as maiores tensões políticas e preocupações com uma piora da posição fiscal do país nos indicam que há pouco espaço para quedas nas taxas de juros em prazos mais longos.

Por fim, o carrego dos ativos de crédito, tanto no Brasil quanto em posições internacionais está bem alto, e acreditamos ser uma melhor alocação à partir de agora.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

BMF&BOVESPA

BSM

CVM