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Urgência e ação, os desafios da Agenda 2030

É preciso reconhecer os problemas, trazê-los para a discussão e “ter a ousadia para romper barreiras que não nos cabem mais”, dizem os especialistas convidados

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No segundo dia da Expert ESG, focado no pilar Social, Adriana Barbosa, Fundadora e CEO da PretaHub e Feira Preta, Carlo Pereira, Diretor do Pacto Global Brasil da ONU, e Marcel Fukayama, Diretor-executivo do Sistema B Internacional, discutiram os desafios empresariais da agenda 2030.

A Agenda 2030 é um plano de ação promovido por países membros da ONU que reconhecem a erradicação da pobreza como o maior desafio global. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos.

“A agenda é um guia para que as empresas saiam do campo das intenções para a ação prática.” Carlo Pereira

Mas essa não parece ser uma agenda tão fácil de ser alcançada. De acordo com Carlo Pereira, estima-se que serão necessários US$3 a 4 trilhões por ano para atingir todas as metas de ODS até 2030. Até por isso, ficou clara a importância de nos unirmos em busca de um mundo mais justo.

“Somente o governo e a filantropia não serão suficientes para atingir o total de financiamento necessário para a agenda 2030.” Marcel Fukayama

Para isso, os três palestrantes acreditam na necessidade de sair apenas do discurso e “partir para a ação” de modo a construir um sistema econômico que seja inclusivo, equitativo e regenerativo para todas as pessoas.

“Promover uma ação orquestrada não é simples. O problema é tão grande, que já passamos da hora de partir para a ação.” Adriana Barbosa

Segundo a ONU, 80% das pessoas em 32 países consultados esperam que os líderes empresariais venham a frente falar de temas sociais sem esperar o governo ou sem que os temas sejam relacionados com o negócio da empresa.

Por fim, é preciso reconhecer os problemas, trazê-los para a discussão e, nas palavras de Adriana, “ter a ousadia para romper barreiras que não nos cabem mais”.

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