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Os caminhos para liderar com responsabilidade pela ótica de grandes executivos

CEOs da B3 e da Movida e o membro do Comitê de Sustentabilidade do Grupo Baumgart debateram os insights de sustentabilidade empresarial nos tempos atuais

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No terceiro dia da Expert ESG, focado no pilar governança, Gilson Finkelsztain, CEO da B3, Renato Franklin, CEO da Movida, Karin Baumgart, Membro do Comitê de Sustentabilidade do Grupo Baumgart, exploraram o tema do impacto gerado nas companhias por lideranças empresariais alinhadas à priorização das melhores práticas ESG e como integrá-las em diferentes níveis da organização.

Como incentivar a agenda ESG nas companhias

A principal mensagem passada pelos painelistas para por em prática uma agenda ESG em suas companhias, foi a necessidade de estimular os colaboradores internos para de fato gerar um resultado na sociedade. O trabalho de inclusão do tema em sua cultura e valores é de grande relevância para a construção de uma jornada ESG, e assim, capacitar líderes transformadores, que serão os executores desta agenda.

De acordo com Karin, o papel da liderança “Não é uma atitude só de um líder, para que a sustentabilidade faça parte da estratégia, esta mudança deve partir de toda a companhia, inclusive dos acionistas”.

“O papel da liderança é unir a companhia e buscar recursos para gerar valor na empresa com ESG.”

Karin Baumgart

Como o retorno é gerado no futuro

De acordo com Karin, os retornos futuros de investimentos em ESG não ocorrem do dia para noite, geralmente seguem o chamado “espectro do investimento”, no qual é dividido em etapas. Na primeira etapa seria onde a empresa possui pouco investimento em ESG, a etapa seguinte seria a qual o investimento em práticas ESG se torna necessário para mitigar riscos e governança para proteger valor, e por fim, a etapa final no qual as empresas focam em resolver os problemas sociais e ambientais como prioridade. A partir desta jornada, os negócios começam a trazer retornos financeiros ao investidor.

Para Renato Franklin, o reconhecimento pela execução de práticas ESG também traz retornos. A exemplo da Movida, onde os selos de reconhecimento abriram portas de novos relacionamentos, novos clientes e parcerias.

Na visão de Gilson Finkelsztain, ESG é uma agenda que veio para ficar, dada a sua importância para trazer mais clientes e mais acionistas e, desta forma, gerar mais valor e resultado.

Além disso, o CEO da B3 ressaltou a possibilidade de as companhias passarem a equilibrar os antigos indicadores de rentabilidade com os novos indicadores de sustentabilidade e, assim, prosperar com uma agenda ESG por meio de colaboradores alinhados às novas práticas.

“Quando consegue fazer a simbiose de indicadores mais tradicionais de companhias que precisam crescer e buscar lucro (…) com o “fazer o correto”, “fazer o bem”, engajar pessoas, atrair profissionais, reduzir desigualdades, os executivos ao longo do tempo vão cada vez mais desembarcando na jornada ESG e ficando mais confortáveis”.

Gilson Finkelsztain
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