XP Expert

COE: Saiba como se proteger de cenários de aversão a risco e potencializar a rentabilidade dos seus investimentos

-

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Em períodos de turbulência nos mercados globais a pauta de diversificação de portfolio ganha cada vez mais relevância. Uma carteira bem balanceada promove benefícios e evita vulnerabilidade excessiva em momentos de estresse. Investir sem perder o valor nominal inicial parece uma excelente ideia nesse contexto, certo?

Sob essa ótica destacamos os certificados de operações estruturadas (COE): operações que podem ser atreladas a uma variedade de índices (ações locais, ações internacionais, multimercados, commodities, moedas, fundos) com a possibilidade de ter o capital protegido. Um COE de capital protegidosignificaque o valor nominal investido está preservado para o prazo de vencimento estipulado.

Leia Mais: Você já sabe o que é um COE?

Parece bom, concorda?

Fica ainda melhor. Existem alguns COEs que permitem ganhos tanto na queda quanto na alta do ativo subjacente e que o pior cenário ocorre se o ativo não se mover, onde o investidor recebe de volta o capital investido. Também existem COEs em que mesmo havendo queda no preço do ativo, o investidor ainda pode ganhar uma taxa fixa bastante atrativa. Outra estrutura interessante para cenários de aversão a risco são estruturas que permitem ao investidor entrar no melhor preço dentre várias observações periódicas.

Confira abaixo alguns exemplos destes COEs:

COE Bidirecional

Imagine que você possa ter exposição a um dos principais índices da bolsa americana, por exemplo o S&P 500, sem risco cambial e com a possibilidade de ganho ilimitado na alta e um ganho máximo em caso de queda. Ainda, com capital protegido em caso de variação nula do índice.

Como funciona na prática?

Em caso de alta no preço do índice S&P 500 no período de 5 anos, o investidor recebe a alta ilimitada no período, sem exposição à variação do câmbio. Em caso de queda no preço do índice S&P 500 poderíamos ter 2 cenários:

  1. investidor ganha a variação absoluta do índice + capital investido caso a queda seja menor que 25%.
  2. investidor recebe 25%  + capital investido caso a queda seja maior que 25%.

Benefícios da estrutura

O investidor não fica suscetível a uma única direção do ativo subjacente, sendo possível ter rentabilidade positiva até mesmo em cenários adversos de maior risco global e eventuais quedas das bolsas.

COE Entrada Otimizada

Pense em todos os pontos positivos de se ter exposição a um ativo internacional e poder alterar seu ponto de entrada periodicamente em caso de queda de preço, tudo isso com seu capital investido protegido e sem risco cambial. Gostou da ideia?

Como funciona na prática?

Vamos supor que você queira ter exposição a um índice multimercado global composto por diversos fundos internacionais de diversas classes de ativos, uma cesta bem diversificada. Em uma estrutura com prazo de 5 anos e com 10 datas de verificação semestrais, o retorno do investimento seria calculado a partir do menor preço de fechamento do índice dentre todas essas datas de verificação (entrada otimizada) versus o preço final no vencimento, contando com a possibilidade de ser multiplicado por uma alavancagem. Em caso de retorno negativo do ativo no período, o investidor recebe de volta o capital investido.

Benefícios da estrutura

O investidor tem um ponto de entrada móvel na estrutura. Em outras palavras, em períodos prolongados de alta volatilidade, aversão a risco no cenário global e estresse de mercado o investidor tem a chance de melhorar o seu preço inicial (ponto de entrada) no índice em questão.

COE Alta Ilimitada

Muitos investidores gostariam de ter retornos atrelados à bolsa brasileira, porém sem o ponto negativo de perder o principal investido em casos de aumento da percepção de risco do mercado. Esse tipo de investimento é possível!

Como funciona na prática?

Imagine ter exposição a um índice composto, por exemplo, pelas ações das 20 empresas com menor valor de mercado do Ibovespa, com capital protegido e estratégia de controle de risco. Na data de vencimento o investidor recebe a alta ilimitada deste índice no período + capital investido. Em caso de retorno negativo do índice no prazo determinado, o investidor recebe de volta o capital investido.

Benefícios da estrutura

Alta capacidade de superar seu índice de referência (geração de alfa) e se aproveitar de pontos de entrada descontados na bolsa, além de mitigar os riscos do investimento.

COE Autocall Snowball

É possível ter exposição à renda variável com os benefícios da renda fixa? Essa estrutura permite exposição a empresas gigantes do mercado global com possibilidade de encerramento antecipado semestral e acúmulo de um cupom proporcional todos os dias em que as ações não caírem abaixo de certo patamar.

Como funciona na prática?

Imagine que você queira ter exposição a ações de tecnologia ao redor do mundo. Com essa estrutura o investidor acumula uma taxa diariamente de por exemplo 8% ao ano, sob a condição de que todas as ações estejam acima de 80% do seu preço inicial (ou seja, caiam menos que 20%). Para um prazo de 5 anos ainda há 10 janelas de observação semestrais nas quais a estrutura pode ser encerrada antecipadamente caso as ações estejam iguais ou acima do preço de entrada, com o pagamento desse cupom proporcional. No vencimento, mesmo com queda das ações, o investidor recebe o capital investido + cupom proporcional (acumulado todos os dias em que os preços das ações fecharam dentro da barreira de acúmulo).

Benefícios da estrutura

Exposição a setores relevantes globalmente e de difícil acesso no mercado doméstico. Acúmulo de cupom mesmo em caso de queda das ações em relação ao preço inicial, basta fecharem o dia dentro da barreira de acúmulo. No vencimento, caso não tenha ocorrido encerramento antecipado, o investidor recebe o cupom proporcional acumulado no período reduzindo seu risco em momentos de estresse.

*A aplicação possui risco de crédito do banco emissor. Na XP Investimentos, a seleção de COEs segue padrões rigorosos de curadoria e análise. Dentre os emissores estão as filiais brasileiras de alguns dos maiores bancos do mundo.

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.
XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Disclaimer:

Por conta da atividade de distribuição de COEs, a XP Investimentos recebe dos bancos emissores uma remuneração de no máximo 1,7% ao ano. Esta remuneração é recebida no momento da emissão do COE, independente do cliente manter o investimento até o vencimento.

ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É DESTINADO A CLIENTES COM PERFIL DE INVESTIMENTO MODERADO (VALOR NOMINAL PROTEGIDO) E AGRESSIVO (VALOR NOMINAL EM RISCO), SENDO ESTE O PÚBLICO A QUE SE DESTINA O PRESENTE MATERIAL. O EMISSOR DO COE SE RESERVA AO DIREITO DE CANCELAR A EMISSÃO OU ALTERAR AS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO, CASO O VALOR MÍNIMO NÃO SEJA ATINGIDO OU HAJA ALTERAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE MERCADO. ESTE DOCUMENTO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS MELHORES PRÁTICAS DE MERCADO PELO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS O RECEBIMENTO DOS PAGAMENTOS DESTE CERTIFICADO ESTÁ SUJEITO AO RISCO DE CRÉDITO DO SEU EMISSOR O COE É UM PRODUTO FINANCEIRO QUE NÃO CONTA COM GARANTIA DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. A PRESENTE OFERTA FOI DISPENSADA DE REGISTRO PELA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS – CVM. A DISTRIBUIÇÃO DE CERTIFICADO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS – COE NÃO IMPLICA, POR PARTE DOS ÓRGÃOS REGULADORES, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS OU DE ADEQUAÇÃO DO CERTIFICADO À LEGISLAÇÃO VIGENTE OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO COE, DO SEU EMISSOR OU DA INSTITUIÇÃO INTERMEDIÁRIA. LEIA O DOCUMENTO DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS ANTES DE APLICAR NESTE CERTIFICADO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS ESTE CERTIFICADO. NÃO SE TRATA DE INVESTIMENTO DIRETO NO ATIVO SUBJACENTE. O CERTIFICADO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS – COE é um produto complexo. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. É obrigatória a leitura do Documento de Informações Essenciais – DIE previamente à aquisição do COE, com especial atenção aos fatores de risco. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. Os custos das operações e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da Corretora: www.xpi.com.br. Para reclamações, utilize o SAC 0800 77 20202. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.