Day Trade: Os perigos e cuidados para não cair em ciladas nas operações

Tenha uma visão geral dos perigos embutidos nas operações de Day Trade e como os investidores podem evitar as armadilhas comuns


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Day Trade: Os perigos e cuidados para não cair em ciladas nas operações

A operação no dia a dia do Day Trade pode parecer simples se for levada ao literal: comprar ou vender um ativo conforme o movimento do preço e, assim, bater o quanto antes a meta de lucro diária para ficar livre e repetir o processo no dia seguinte. Mas, na verdade, não é bem assim. Alguns perigos estão à deriva nos mercados para os day traders e principalmente para os novos, que vêm se aventurando cada vez mais conforme cresce a popularidade dessa profissão.

Aqui, pretendemos mostrar uma visão geral dos perigos embutidos nas operações de Day Trade e como os investidores podem evitar as armadilhas comuns.

Falta de gerenciamento de risco

Um dos maiores perigos que os Day Traders enfrentam é não traçar estratégias de gerenciamento de risco. Isso pode acontecer com traders que se consideram bons demais ou trabalham com o otimismo além da conta. Dessa forma, os resultados podem sair das expectativas e gerar perdas às vezes até irreparáveis.

Aqui estão algumas etapas a serem seguidas para estabelecer uma estratégia básica de gerenciamento de risco:

Stop-Loss

Controle seu risco em cada operação, colocando uma ordem de Stop-Loss em cada operação. Assim, é possível limitar a perda com a venda automática conforme se chegue ao preço predeterminado. Quem não faz o uso do Stop-Loss por achar que alguma hora o “jogo pode virar”, o risco acaba sendo maior e, dependendo do caso, o seu dinheiro pode ir ladeira abaixo se não for estipulado esse limite de perda.

Limite Diário

Controlar seu risco com o Stop-Loss em cada negociação é um bom começo, mas se você iniciar muitas negociações todos os dias e perder na maioria delas, ainda poderá cair mais, se for considerado o acúmulo de perda total entre todas as negociações.

À medida em que você ganha experiência e desenvolve um histórico lucrativo, pode ajustar seu limite de risco diário para ser o equivalente à média do dia lucrativo. Ao impor o limite diário, quaisquer perdas em um único dia podem ser facilmente recuperadas por um dia típico de ganho.

Ausência de testes eficazes

Ansiosos por obter o lucro rápido, muitos traders, especialmente os novos entrantes nesse mercado, leem sobre uma estratégia vencedora e começam a experimentá-la com dinheiro real. Outros são um pouco mais cautelosos e tentam a estratégia de demonstração primeiro. Se eles ganharem dinheiro com a estratégia em algumas poucas operações, começam a negociar com dinheiro real. Ambas as abordagens provavelmente levarão a decepções no futuro.

Mas o que os day traders de sucesso fazem, então? Geralmente, o que se recomenda é testar uma estratégia em todos os diferentes tipos de condições de mercado e aprender os pontos fortes e fracos de uma estratégia antes de usá-la com capital real. Isso é possível por meio de simuladores, também conhecidos como plataformas de Demo Trading. Normalmente, de três a seis meses, a tarefa consiste em examinar gráficos históricos de preços e ver como a estratégia teria se saído em várias condições de mercado.

Antes de arriscar dinheiro de verdade com uma estratégia, saiba quando você deve negociar determinado ativo, como a estratégia se sai quando o mercado está em tendência, variando, oscilando, quando está volátil e quando está calmo. Ao testar sua estratégia contra várias condições de mercado, a capacidade aumenta de implementar sua estratégia de forma mais eficaz e um pouco mais previsível quando essas condições se materializarem com o dinheiro real.

Uma plataforma de negociação sem reconhecimento

Depositar o seu dinheiro na corretora é um dos passos cruciais para fazer negociações sem grandes problemas. Afinal, você está depositando todo o seu capital com eles, mas muitos negociantes não se preocupam em pesquisar a corretora até que haja um problema.

Problemas comuns com corretoras que não tem reconhecimento são os golpes aplicados nos investidores. Esse tipo de empresa aplica golpes, tornando muito difícil ou impossível o saque do seu dinheiro e quaisquer lucros. Normalmente, esse tipo de corretora não dura muito e rapidamente aparecem diversas reclamações. Basta, então, procurar melhor em qual instituição você vai deixar seu dinheiro e buscar referências e indicações de pessoas confiáveis

Um problema mais sutil são as lentas negociações ou uma plataforma nada intuitiva. Todos os investidores e, principalmente os day traders que lidam com a plataforma diariamente, precisam de uma corretora com fácil acesso para resolver problemas rapidamente e com um software que envia a ordem do trader sem complicações. No day trading, cada fração de segundo conta, portanto, se você fizer uma ordem, deseja que ela chegue à Bolsa instantaneamente. É importante, então, testar o software da sua corretora.

Pesquise tudo o que puder sobre uma corretora antes de enviar seu dinheiro para começar a operar. Negocie uma conta de demonstração por alguns meses e teste o atendimento ao cliente.

O perigo oculto da mente: por que as emoções podem afetar os resultados no Day Trade?

Outro perigo oculto e que só você saberá lidar são as suas emoções e personalidade. Ao começar, o Day Trade pode ser estressante e decepcionante após algumas perdas e um fator de sobrecarga na sua mente de maneiras que você nunca imaginou que seriam possíveis.

Os mercados produzem um mar infinito de possibilidades: você pode comprar e vender a qualquer momento e ninguém se importa se você ganha ou perde (exceto você mesmo). Esse tipo de liberdade é perigoso e enervante para a maioria das pessoas, e é por isso que a maioria das pessoas que tenta Day Trade, sem se planejar, acaba sofrendo perda de dinheiro.

Quando você começa, não sabe como reagirá sob várias emoções, sejam elas boas, quando houver lucro, ou ruins, quando houver prejuízo. Você vai abandonar seu plano de negociação? Você escolherá não implementar sua estratégia de gerenciamento de risco? Você vai operar em excesso ou ficar com medo de negociar? Você vai culpar o mercado e não assumir a responsabilidade pessoal? Você consegue se manter focado por algumas horas enquanto negocia? Muitas pessoas pensam que podem permanecer focadas, mas as distrações constantes as impedem de operar com eficácia.

Observe criticamente a sua personalidade ao operar. Veja onde estão suas deficiências e trabalhe para construir esses questionamentos internamente na sua cabeça.

O que é FOMO e como isso prejudica a operação?

Fear of Missing Out (FOMO) é uma sigla que tem cada vez mais aparecido no dia a dia dos investidores. Na verdade, essa expressão deriva de um fenômeno do consumo na era digital no qual os usuários de internet se veem sempre atrás da tecnologia e da velocidade das informações e atualizações, com medo de perder as grandes novidades. Isso torna a experiência de quem consome internet caótica, no sentido de controlar a mente e, de fato, ter foco no que realmente é preciso, sem a necessidade de seguir tendências só porque está na moda.

Por exemplo, no Day Trade, a sensação de estar perdendo algo pode levar à entrada em negociações sem pensar o suficiente ou ao fechamento de negociações em momentos inoportunos porque é o que a maioria parece estar fazendo. Pode até fazer com que os investidores arrisquem muito capital devido à falta de pesquisas mais profundas ou à necessidade de seguir o rebanho. Para alguns, a sensação de FOMO só aparece no Day Trade em mercados em ritmo acelerado e de grande volatilidade (onde se pode ter altos ganhos e também altas perdas).

As emoções costumam ser a principal força motriz do FOMO. Se não forem controladas, elas podem levar os traders a negligenciar os planos de negociação e os objetivos originais e, assim, exceder os níveis ​​de risco predeterminados e considerados confortáveis no dia a dia. Emoções comuns na negociação que podem alimentar o FOMO incluem ganância, medo, euforia, ciúmes, impaciência e ansiedade

As situações perigosas do FOMO no Day Trade

Apesar de ser uma sensação muito pessoal, há algumas situações que podem desencadear o FOMO de forma mais fácil. Conheça algumas delas:

Mercados voláteis

O FOMO pode acontecer em qualquer tendência de mercado, no entanto as emoções se afloram quando há um sobe e desce no preço dos ativos mais recorrente e, como nenhum trader quer perder uma boa oportunidade, esse tipo de movimento nos mercados pode não ser benéfico para quem não tem o controle necessário.

Grandes sequências de vitórias ou perdas repetitivas

Nas últimas dez vezes que você negociou, a sua estratégia deu certo e houve lucro. Isso é bom, certo? Mas pode não ser caso, novamente, isso se transforme em ganância ou de achar que esse cenário durará para sempre.

O contrário também vale: os investidores podem acabar em um ciclo vicioso ao entrar em uma posição, ficar com medo, fechar e entrar novamente em outra operação, à medida que surgem a ansiedade e a decepção por não resistir. Isso pode levar a perdas maiores

Notícias e boatos

Ouvir boatos pode aumentar a sensação de ser deixado de fora. Por isso, nessas horas é preciso confirmar os fatos em veículos de notícia confiáveis e não agir no impulso, achando que a oportunidade não estará mais a disposição.

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.


Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.