XP Expert

Home broker: a ferramenta para investir em ações

O home broker é uma plataforma que conecta compradores a vendedores de ações na bolsa. Saiba mais sobre o tema e veja dicas de como escolher o melhor home broker.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Home broker: a ferramenta para investir em ações

Você já ouviu falar em home broker? Essa ferramenta tornou as negociações mais fáceis, rápidas e seguras, ao permitir que qualquer pessoa invista em ações na bolsa de valores sem complicações.

A ferramenta é a principal forma de negociação de ações na Bolsa atualmente. Por isso, se você quer começar a investir em ativos da Bolsa, precisa conhecer a fundo a plataforma para ter sucesso no mercado de ações.

Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber para operar a ferramenta do zero.

O que é home broker?

O home broker é um sistema que permite a negociação de ações e outros ativos financeiros pela internet. Consiste em  uma plataforma online que conecta os investidores que querem vender ações com aqueles que querem comprar, realizando as operações de forma rápida, fácil e segura.

Mas por que ele revolucionou o mercado de ações do Brasil?

Antes, as negociações de compra e venda de ações eram feitas somente por meio de mesas de operações. Ou seja, se você quisesse comprar ou vender seus papéis, teria de falar com um operador e solicitar a transação.

Com a criação da ferramenta, além das negociações ficarem mais simples, ela também facilitou o acesso à bolsa de valores, tornando-se acessível para investidores de todos os níveis de experiência.

[Guia completo] Plataformas para Day trade XP Investimentos

Aprenda a usar as melhores plataformas para traders e simuladores por meio de um passo a passo detalhado neste material!

Preencha seus dados e faça o download!

Enviando...

Ao prosseguir, você autoriza que a XP Investimentos colete seus dados pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade.

envio com sucesso

Agradecemos o download!

Aproveite as informações do material e aperfeiçoe suas técnicas no trading.

Download

Como funciona o home broker?

Como dissemos, a ferramenta conecta compradores e vendedores de ações. Mas, por trás disso, há também a corretora de valores e a própria bolsa. Desta forma, ele funciona como o elo entre os investidores e o mercado de capitais.

Desta forma, cada corretora cria o seu próprio home broker para realizar as ordens de compra e venda de ações na plataforma. Isso porque não é possível investir diretamente na bolsa de valores, sem nenhum tipo de intermediação.

Ou seja, para usá-lo, é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores e criar um login e senha.

Quais as funcionalidades do home broker?

Apesar da cada corretora oferecer uma ferramenta específica, no geral, existem algumas funcionalidades básicas e comuns a todos eles:

Cotações em tempo real

O investidor consegue acompanhar em tempo real quais são as cotações de todas as ações disponíveis e, assim, avaliar se é um bom momento para comprar ou vender ativos. Além disso, ele oferece outras informações sobre o mercado financeiro, como notícias e análises.

Comprar ou vender ações

Ele é o canal ideal para compra e venda de ações de forma descomplicada. Você só precisa ter acesso à internet para efetuar as suas negociações.

Status das negociações

Tudo o que precisa para negociar estará disponível no seu home broker. Você poderá conferir  o status das suas ordens de compra e venda para saber se a execução foi confirmada, por exemplo.

Ferramentas de análise

A plataforma conta com ferramentas de análise que auxiliam os investidores a tomar decisões sobre seus investimentos, sendo um recurso bastante interessante tanto para quem já é experiente quanto para iniciantes.

Vantagens do home broker

uma mulher está sentada em frente ao computador, checando as ferramentas de análise em um home broker

Mas além das funcionalidades comuns do home broker, investir pela plataforma conta com algumas vantagens para os investidores. Confira:

Operações de qualquer lugar

Para usar a plataforma, você só precisa ter um dispositivo com acesso à internet, seja um computador ou smartphone (via aplicativo). Isso significa que você pode comprar e vender ações em qualquer lugar.

Comodidade

É possível ainda programar as ordens de compra e venda e receber confirmação das ordens sem precisar acompanhar em tempo real. Assim, você tem mais autonomia e tempo livre, ao mesmo tempo que recebe os status das atualizações.

Praticidade

Outra vantagem é que ele é bastante simples de usar, o que permite que até investidores iniciantes façam suas operações com mais tranquilidade.

Ainda assim, é necessário conhecer o mercado e a plataforma. Caso seja iniciante, contar com a ajuda de especialistas é essencial para evitar prejuízos financeiros.

Diversificação

Algumas corretoras também oferecem a possibilidade de investir em outros ativos além das ações pela plataforma. É o caso do home broker XP.

Aqui, é possível também negociar opções, mercado futuro, COE e alguns fundos, como os imobiliários. Tudo de forma simplificada e segura.

Quais riscos de investir pela plataforma?

Antes de iniciar qualquer investimento, são necessários alguns cuidados que te auxiliarão a evitar problemas futuros.

O primeiro deles é a estabilidade e a tecnologia por trás da plataforma. É importante que o home broker seja intuitivo, seguro e estável, pois é nele que as negociações acontecem.

Por isso, é importante pesquisar e comparar se as funcionalidades oferecidas estão de acordo com o que você precisa enquanto investidor.

Comprar e vender ações exige conhecimento para uma tomada de decisões inteligente. Certifique-se que você terá ainda o suporte necessário de especialistas para aprender a operar com segurança e confiança.

Home broker ou mesa de operações: por qual optar?

Com a criação da plataforma, hoje em dia as negociações por meio da mesa de operações se tornaram mais restritas. Isso porque a mesa acaba sendo uma alternativa mais para quem não quer ou não pode negociar na bolsa sozinho.

Geralmente, quem opta por comprar ações com a ajuda de um operador são os investidores com pouco conhecimento ou que precisam de uma assessoria financeira.

Nestes casos, o investidor precisa estar ciente que há uma perda considerável de agilidade no processo de compra e venda de ações. Para quem quer ser prático, o home broker é a melhor opção.

Caso você esteja inseguro e queira investir com a ajuda de um operador, terá de entrar em contato com a corretora de valores escolhida. Depois, terá de esperar ser direcionado para um operador habilitado pela B3, a bolsa de valores brasileira.

Outro fator que precisa ser considerado são os custos. Para investir na bolsa pelo home broker, o investidor pagará taxas menores do que se investir via mesa.

Por isso, avalie os valores das alternativas e, de olho no seu perfil de investidor, escolha qual das opções é a melhor para você.

Como escolher o melhor home broker?

Se você quer ter sucesso ao investir em ações, um dos primeiros e principais passos é escolher uma boa ferramenta de negociações. É preciso que a plataforma seja segura, rápida e eficiente.

Para isso, avalie três fatores importantes: estabilidade do sistema, desempenho e custos. Procure por avaliações de outros clientes e investidores para entender qual é a relação deles com a corretora.

Para operações de day trade, é preciso que a plataforma seja confiável e ágil. Afinal, você não quer perder nenhuma oportunidade, certo?

Mas se você quer fazer negociações de médio ou longo prazo, avalie se a ferramenta oferece boas análises, estudos e recomendações de acordo com o seu perfil.

Como operar no home broker XP: passo a passo

A seguir, preparamos um passo a passo bem simples e fácil para que você possa começar agora mesmo a investir em ações pelo home broker XP. Você verá que não é nenhum bicho de sete cabeças:

1) Abra uma conta na XP

Para acessar o Home Broker XP é preciso criar uma conta. Por isso, abra sua conta de forma rápida para começar a operar na bolsa agora mesmo.

Se você já tem conta, é só seguir para o próximo passo.

2) Entre na sua conta

O acesso ao home broker XP só é possível se você estiver logado no desktop, por isso, insira seu login e senha. Feito o login na plataforma, o ideal é que você faça uma transferência para a conta na corretora para investir nos produtos.

Depois disso, basta clicar na opção “Home Broker” do menu para acessar a área.

3) Escolha a ação que você quer comprar ou vender

Chegou a hora de escolher a ação que você pretende comprar ou vender. Como fazer isso? Na parte de cima da plataforma há dois botões, um verde e um amarelo, dizendo “vender” e “comprar”.

Ao clicar em qualquer um dos campos, aparecerá uma caixa de negociação, na qual você pode fazer qualquer ordem básica.

Para escolher a ação, insira o ticker da empresa listada no campo “Ativo”. O ticker é o código de negociação de uma empresa na Bolsa, por exemplo: PETR4, VALE3 ou MGLU3.

4) Insira a quantidade

Na Bolsa, as empresas costumam negociar suas ações por lotes-padrão, que são como pacotes contendo no mínimo 100 ações.

Ou seja, se você quiser investir por lote-padrão, tenha em mente que se você colocar 1 como quantidade, o sistema identificará o mínimo de 100 ações. Lembre-se: a quantidade que você inserir será sempre multiplicada por 100.

Há também a opção de comprar ou vender pelo lote fracionário, alternativa para quem quer negociar em unidades de 1 a 99 ações.

Para investir no fracionário, você deve colocar o ticker da ação e a letra F no final. Por exemplo: PETR4F, VALE3F, MGLU3F. Ao inserir a quantidade, logo abaixo aparecerá o valor da sua operação.

Fique atento aos custos de corretagem e operacionais. Verifique com o seu assessor ou leia no regulamento da corretora para saber mais informações.

E sempre tenha a diversificação de ativos como um de seus princípios básicos para tentar minimizar os riscos.

5) Confirme sua assinatura eletrônica para enviar a ordem

O último passo, por fim, é inserir a sua assinatura eletrônica para enviar a ordem e confirmar a transação. Portanto, ao fazer isso, você, oficialmente, pode dizer que comprou ações na Bolsa de Valores brasileira.

Quer ainda mais comodidade? Com a XP você consegue negociar e fazer suas operações direto pelo aplicativo. Simples, rápido e na palma da sua mão. Baixe agora.

Uma plataforma que facilita os seus investimentos

Viu só como é importante conhecer bem as plataformas antes de escolher? Esta é uma decisão que pode trazer um grande impacto para os resultados dos seus investimentos.

Por isso, escolha uma ferramenta ágil, prática e confiável para comprar e vender ações, com uma corretora com experiência, como a XP.

Abra a sua conta agora mesmo e use o home broker XP para investir com segurança no mercado de ações na bolsa de valores.

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.