Tape reading: tudo sobre a operação dessa importante análise

Você ainda não sabe o que é tape reading? Ele é um modelo de análise que pode te ajudar a saber a melhor hora de negociar um ativo. Confira!


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Tape reading: tudo sobre a operação dessa importante análise

A Bolsa de Valores é um ambiente em que, para ter sucesso, é preciso estar sempre disposto a aprender. Isso porque existem diversas técnicas e teorias que se aplicam a esse mercado, como é o caso do tape reading.

Tape reading é uma técnica de análise bastante antiga, mas que faz muito sentido até os tempos atuais. Antes do surgimento do pregão eletrônico, as operações na Bolsa eram realizadas por meio do chamado pregão viva-voz, modelo que demandava a presença física dos operadores.

Talvez você se lembre dessa técnica nos filmes antigos sobre a Bolsa, caso você nunca tenha visto filmes de investimentos, aqui temos uma superlista.

Naquela época, uma das principais maneiras de se analisar o fluxo do mercado era por meio do tape reading que procurava sinais objetivos de quando fazer a compra e venda de um determinado ativo na Bolsa.

Hoje, mesmo após a modernização promovida pelo pregão eletrônico e o surgimento de novas ferramentas, como é o caso da análise técnica, o tape reading ainda tem o seu espaço entre os traders e operadores do mercado, visto que pode trazer excelentes retornos.

Por isso, neste artigo falaremos sobre o que é tape reading e sua importância. Também faremos uma breve comparação entre tape reading e análise técnica. Confira!

O que é tape reading?

O tape reading é uma técnica que acompanha o fluxo de negociação da Bolsa de Valores. Ele se dá a partir da leitura dos negócios fechados, como indica a própria tradução “leitura de fita”, mostrando ao operador em quais papéis existe um maior fluxo de investimentos.

Na época, uma máquina conhecida como Ticker Tape Machine era responsável por imprimir uma fita, em que constavam:

  • Códigos das ações;
  • Variação de preços;
  • Horário de realização das negociações e;
  • Se a compra se deu por um valor maior ou menor do que o último negociado.

Apesar de ser uma técnica antiga, o tape reading evoluiu com o passar do tempo e, graças a isso, consegue seguir o ritmo acelerado do mercado atual.

Com ele, as pessoas podem analisar as tendências do mercado, a formação de preços dos ativos e os impactos que são causados quando há uma negociação de grande volume envolvendo certo ativo.

Para isso, a técnica atual é dividida em três tipos de operações:

  • Histórico de negócios: mostra quais são os papéis escolhidos pelos grandes players do mercado durante o período de análise;
  • Volume de profile: mostra dados sobre a intenção de negócios de uma maneira organizada, permitindo visualizar, por exemplo, as regiões de concentração dos vendedores e compradores;
  • Book de ofertas: é a operação que mostra as intenções de compra e venda dos investidores, pois contém as ordens que aguardam para serem negociadas.

Visualmente falando, o tape reading têm a mesma aparência do home broker. O book de ofertas possui esse formato:

Print caturado em 19/02/18 para mostrar o book de ofertas no tape reading. No print há a corretora, quantidade, preço da ação e alguns outros detalhes para análise.

Quais as vantagens e desvantagens do tape reading?

Assim como acontece em qualquer ferramenta de análise, o tape reading possui as suas vantagens e desvantagens. Confira, a seguir, as principais delas:

Vantagens do tape reading

  • Maior precisão dos dados;
  • Aumento na taxa de acertos;
  • Maior embasamento na tomada de decisões;
  • Decisões tomadas sem subjetividade;
  • Melhor timing do investidor, o que possibilita entradas na hora certa.

Desvantagens do tape reading

  • Requer horas de estudo, dedicação, esforço e paciência;
  • As conclusões são intelectuais, sendo necessária a interpretação dos fatos;
  • Em alguns casos, o investidor irá operar com bastante frequência, o que pode elevar os custos com corretagem;
  • É necessário ter um computador rápido e uma internet de alta velocidade para acompanhar o ritmo do mercado.

Na XP você conta com alavancagem e custódia remunerada para começar a investir em ações. Abra já sua conta, é grátis!

Tape reading x análise técnica

Uma dúvida muito comum que surge quando alguém descobre o que é tape reading é a sua relação com a análise técnica. No entanto, é importante saber que essas análises são complementares e devem ser utilizadas em conjunto para se obter o máximo de informações possíveis antes de fazer um investimento.

A primeira informação muito importante sobre essas análises é que em ambas o objetivo é lucrar com operações de curtíssimo prazo na Bolsa de Valores, muitas vezes, dentro de um mesmo pregão.

Sobre as diferenças, como você já viu, o tape reading é uma ferramenta totalmente numérica e, por isso, é necessário que o trader tenha um olho treinado e bastante conhecimento do mercado para que possa ler as informações e, com isso, tomar a decisão mais acertada para o momento.

Ao dominar essa técnica, é possível descobrir o que originou um determinado comportamento no mercado e, com isso, enxergar algumas tendências que podem ou não se cumprir no futuro.

Já na análise técnica é possível identificar os melhores momentos para efetuar a compra e a venda de ativos, permitindo, assim, que você não perca uma oportunidade que venha a surgir no mercado.

A interpretação dos gráficos na análise técnica permite ao trader decidir como e quando agir, algo que também depende da visão de mercado e do conhecimento acumulado por esse profissional do mundo dos investimentos.

Vale lembrar que a análise técnica é a ferramenta mais utilizada atualmente pelos traders, pois permite observar o comportamento dos ativos no mercado de uma forma mais ágil, devido aos gráficos.

Desta forma, as principais diferenças entre análise técnica e tape reading, são:

 Análise TécnicaTape Reading
VisualizaçãoGráficaNumérica
Nível de profissionalismo do traderMédia – AltaAlta
ObjetivoInformações sobre negociações, a partir do histórico do ativo (foco em compras e vendas).Informações a respeito do comportamento de outros players do mercado (foco em análise de book e fluxos)

Unindo estratégias

Uma forma de garantir uma maior assertividade no mercado é unir o tape reading a outras técnicas de investimentos, como a própria análise técnica, e, com isso, potencializar a sua estratégia para lucrar no mercado.

Vale lembrar, ainda, que existem algumas ferramentas bastante úteis para otimizar o nível de acertos ao operar com tape reading, que são:

  • Volume at price: indicador utilizado para medir o fluxo de dinheiro.
  • Book de ofertas: ferramenta que possibilita a verificação de intenções dos investidores na compra e venda de ativos.
  • Times and trades: ferramenta que permite o acompanhamento dos negócios em tempo real.

Assim, recomendamos que você busque conhecer mais sobre essas ferramentas. Aproveite e conheça também alguns indicadores financeiros que poderão te auxiliar na sua análise.

Como o tape reading funciona na prática?

Com o avanço da tecnologia, a antiga leitura da fita foi substituída por métodos de análise mais modernos e precisos, permitindo que os interessados possam ter acesso a uma série de informações dentro das plataformas de negociação.

Hoje, o primeiro passo para quem deseja operar usando o tape reading é ter acesso a um home broker. Para isso, é preciso ter uma conta em uma corretora que conte com esse recurso, como a XP.

Em seguida, é preciso saber o que deve ser analisado, assunto que trataremos no tópico a seguir.

O que analisar no tape reading?

Uma das principais formas de se trabalhar com o tape reading é por meio da análise do fluxo de ordens, o que envolve o uso das ferramentas já citadas anteriormente, como o histórico de negócios, o volume de profile e o book de ofertas.

O book de ofertas irá mostrar ao investidor as intenções de compra e venda de uma determinada ação. Portanto, é preciso analisar com atenção os movimentos do mercado e, para isso, o trader pode contar com ferramentas que auxiliam no tape reading, como aquelas que agrupam e identificam os volumes de profile.

Ao fazer o uso dessas ferramentas, o trader será capaz de identificar onde se concentram os maiores fluxos que formam o preço da ação durante o período do pregão.

Dito isso, lembre-se que é importante acompanhar o mercado para verificar se as operações foram efetivamente consolidadas, o que conclui o uso da técnica.

Como concluir que é uma boa tomada de decisão?

Ao aplicar a técnica de tape reading, o trader irá avaliar os momentos do mercado quase que em tempo real e, com isso, poderá otimizar a sua tomada de decisões.

Diferentemente do que muitos pensam, o tape reading não é uma maneira de se “prever o futuro”, mas sim de embasar alguma decisão que será tomada dentro do mercado financeiro.

Todavia, como essas decisões são basicamente intelectuais, fica difícil determinar o que seria uma boa tomada de decisão usando essa técnica, pois depende da estratégia adotada pelo trader e de qual objetivo se deseja alcançar a partir dessa tomada de decisão.

Seu patrimônio pode render mais quando investido nos lugares certos. Abra sua conta na XP e invista conosco.

Dicas para atuação no tape reading

Foto de homem realizando o tape reading. Há diversas telas com home broker e a ele está reagindo positivamente.
O tape reading é uma análise que poderá acrescentar qualidade e especificidade aos seus investimentos

O trader que deseja começar a fazer o uso dessa técnica precisa saber muito mais do que como operar tape reading. Na realidade, algumas competências são essenciais para quem deseja ter sucesso nesse mercado. Confira algumas delas:

Conhecimento

A busca por conhecimento deve ser uma constante na vida de quem atua no mercado financeiro. Ou seja, quanto mais uma pessoa estuda e conhece o mercado em que atua, maiores são as suas chances de obter sucesso.

Além disso, o conhecimento do mercado também ajuda a reduzir riscos e minimizar possíveis perdas.

Disciplina

Um bom trader sabe que momentos de instabilidade ou mesmo de perdas podem ocorrer em seu caminho, principalmente em um mercado tão dinâmico e em que as coisas mudam muito rapidamente.

Por isso, é importante ter disciplina para seguir a estratégia de atuação traçada por meio do tape reading, o que inclui uma boa gestão de riscos e a elaboração de planos de reação.

Foco

Além da disciplina, o foco é outra premissa básica para quem deseja fazer o uso do tape reading em seu dia a dia. Alguns movimentos do mercado, principalmente aqueles que envolvem adversidades, podem gerar um certo desespero nos traders, algo que é mais comum naqueles menos experientes.

No entanto, manter o foco na estratégia que foi traçada inicialmente é a principal dica para quem não quer ter prejuízos com eventuais imprevistos.

Possíveis dúvidas sobre tape reading

Estudamos algumas dúvidas comuns entre aqueles que procuram saber o que é e como operar tape reading, e questões como as seguintes apareceram com frequência. Veja se são as mesmas que as suas:

1. O tape reading é utilizado somente para ações?

Não. A técnica do tape reading também pode ser usada em outros ativos negociados na Bolsa de Valores, tais como contratos futuros, câmbio e opções.

2. Qual a relação de day trade e tape reading?

O tape reading, como uma técnica que permite analisar o mercado e definir possíveis movimentos dos ativos, permite que as pessoas que praticam o chamado day trade (compra e venda de ativos no mesmo pregão) consigam obter lucro com as oscilações de preço dos ativos financeiros, seja comprando antes de um aumento dos preços ou vendendo antes de uma queda brusca.

3. Quero aprender mais sobre tape reading. Onde consigo esse estudo ?

A XP Investimentos tem um curso gratuito chamado Semana do Tape Reading, apresentado pelos especialistas Felipe Freitas e Cleber Rocha Hajnal.

No curso, são apresentadas todas as características e as ferramentas necessárias para quem quer aprender a como analisar tape reading, além de muitas outras informações úteis.

Confira a primeira aula desse curso:

Semana do Tape Reading – Aula 1/4 – 27/04/2015

Agora que você já conhece o que é tape reading e sabe como ele funciona, lembre-se de que você precisará de uma plataforma confiável para fazer as suas operações e, com isso, ter sucesso no mercado financeiro.

Por isso, recomendamos que você abra sua conta na XP Investimentos, que é uma das maiores e mais sólidas corretoras do Brasil.

Aproveite, também, para aumentar a sua base de conhecimento de finanças navegando por outros conteúdos que temos aqui no blog. Não deixe de conferir!

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.


Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.