Como escolher uma corretora de valores

Quem entra no mundo de investimentos precisa tomar uma série de decisões importantes que fazem diferença nos rendimentos. Uma das primeiras e principais é a escolha da corretora de valores onde você vai investir. Embora seja algo muito importante, nem todo mundo sabe dessa importância de escolher a melhor corretora de valores para seus investimentos. […]


Compartilhar:


Quem entra no mundo de investimentos precisa tomar uma série de decisões importantes que fazem diferença nos rendimentos. Uma das primeiras e principais é a escolha da corretora de valores onde você vai investir.

Embora seja algo muito importante, nem todo mundo sabe dessa importância de escolher a melhor corretora de valores para seus investimentos.

Por esse motivo, essa decisão precisa ser tomada com consciência e levando em consideração alguns fatores importantes que influenciam os rendimentos das suas aplicações.

Como você já sabe, deixar o dinheiro na poupança não é uma boa opção. E é preciso ter atenção com taxas e outras cobranças que afetam os rendimentos também naqueles investimentos que estão no banco.

Quer saber como sair do banco e escolher a melhor corretora de valores para aplicar seu dinheiro?

Continue a leitura deste artigo completo e use as informações para tomar a melhor decisão com o seu dinheiro.

Neste conteúdo, você saberá mais sobre:

  • O que é uma corretora de valores?
  • Por que você precisa de uma corretora de valores?
  • Investir por corretoras de valores ou bancos: qual vale mais a pena?
  • Qual a melhor corretora de valores para investir?
  • Custos para investir por corretora de valores
  • Como investir com a XP
  • Conclusão

O que é uma corretora de valores?

Por muito tempo o investidor pessoa física somente tinha acesso aos investimentos oferecidos pelos grandes bancos.

Embora a variedade de produtos e serviços tenha evoluído ao longo do tempo, ainda não é possível ter acesso a alguns investimentos de forma direta.

Por esse motivo, a corretora de valores é muito importante. Ela é uma instituição financeira que faz a intermediação entre o investidor e o mercado financeiro.

Isso significa que ela funciona como uma espécie de ponte, oferecendo aplicações para o investidor e depois processando as ordens de compra e venda desejadas.

No Brasil, a corretora de valores é regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Imobiliários) e também pelo Banco Central (BC).

Assim, somente as instituições autorizadas podem fazer esse tipo de trabalho no país.

Todo e qualquer investimento que você faz fica custodiado sob o seu nome e CPF, garantindo a sua propriedade. Sem esse tipo de custódia e garantia, não há a devolução dos rendimentos.

Por que você precisa de uma corretora de valores?

Corretoras de valores são empresas do mercado financeiro que na maior parte das vezes não possuem ligação com bancos. Por isso, são consideradas independentes e ideais para investidores que procuram mais rentabilidade.

Mas por que não investir no banco? A resposta é simples: cada banco oferece aos seus clientes somente as alternativas próprias, tendo assim um leque de opções bem mais restrito.

Em muitos casos, as alternativas de investimento são determinadas pelo patrimônio do cliente. Isso significa que, quanto maior for o patrimônio, maiores são as ofertas de aplicações.

Dessa forma, somente quem tem um perfil mais “premium” consegue ter acesso aos melhores produtos.

Em uma corretora independente, isso não acontece. Nessas instituições, são ofertados investimentos de diversos tipos de emissores, com alternativas de rentabilidade, taxas e valores de investimento.

É um universo muito menos restrito do que aquele dos bancos, onde as rentabilidades oferecidas acabam sofrendo principalmente com as altas taxas cobradas.

Em uma corretora de valores, é possível ter acesso a uma variedade de investimentos como CDBs de médios e pequenos bancos, por exemplo.

Outra vantagem importante das corretoras de valores é a praticidade. Você não precisa sair de casa para abrir conta e nem para fazer seus investimentos.

Com um computador ou smartphone conectados à internet, é possível negociar qualquer tipo de ativo. Nada de ter que ficar perdendo tempo em filas de agências bancárias.

Além disso, nas corretoras há a disponibilidade de produtos que antes eram restritos a grandes investidores. É o caso do mercado de ações, FICs e até mesmo do Tesouro Direto, que foi criado para dar oportunidade aos investidores pessoa física.

Investir por corretoras de valores ou bancos: qual vale mais a pena?

Como falamos, nos bancos há uma restrição de ofertas e diversificação de produtos. Além disso, geralmente as taxas cobradas são mais altas, o que afeta diretamente a rentabilidade dos investimentos.

Isso sem contar que para os pequenos e médios investidores dos bancos, as principais ofertas são de fundos DIs com altas taxas de administração, títulos de capitalização ou até mesmo a velha poupança.

Nestes casos, o rendimento das aplicações acaba sendo muito baixos – muitas vezes até mesmo perdendo para a inflação.

Em tempos de taxa Selic baixa, é preciso diversificar os investimentos para melhorar a rentabilidade – e não mais ver a desvalorização do dinheiro. E isso só acontece nas corretoras independentes.

Sendo assim, investir por meio de uma corretora independente acaba sendo a melhor alternativa para rentabilizar melhor o dinheiro.

E quando falamos em alternativas, falamos sobre investimentos de renda fixa e renda variável com prazos e objetivos diferentes. Isso faz com que qualquer perfil de investidor seja atingido.

Lembre-se de que, além de tudo isso, o gerente do banco é pago de acordo com as metas que ele bate. Isso é: da quantidade de produtos da instituição que ele consegue vender aos clientes.

No caso das corretoras, a lógica é diferente: a comissão é paga em cima dos rendimentos dos clientes, o que faz com que sejam indicados somente aqueles investimentos com maior potencial de valorização.

Qual a melhor corretora de valores para investir?

Depois desta explicação, fica claro que a corretora de valores é a melhor alternativa para quem quer investir.

A diversidade de alternativas e a possibilidade de maiores rendimentos são as principais vantagens das corretoras.

Mas afinal, como escolher a melhor instituição para investir?

Abaixo, listamos algumas informações importantes que você precisa avaliar ao fazer essa escolha.

– A empresa é segura?

– As alternativas de diversificação de carteira são boas?

– Quais são as taxas cobradas?

– São oferecidas boas alternativas para cada perfil de investidor?

– Existe uma equipe de especialistas e conteúdos relevantes para dar suporte ao cliente?

 

Sabia que a XP preenche todos esses requisitos?

No mercado há 18 anos, a XP Investimentos tem uma plataforma robusta e certificada, atendendo a todos os pré-requisitos de segurança.

Desde antes da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), fato que ocorreu em 2018, a XP já estava de acordo com as normas. Isso significa que a empresa preza pela segurança e privacidade dos dados dos clientes.

Além disso, a XP foi a primeira empresa a ser reconhecida com o selo Cetip Certifica. Essa garantia comprova que os investimentos estão de fato registrados no nome do investidor.

Na plataforma da XP, os clientes podem acessar diversos produtos financeiros como renda fixa, fundos, ações e muito mais. Temos alternativas para todos os tipos de investidor, por isso é possível diversificar as carteiras de acordo com cada objetivo.

Pioneira no mercado, a XP foi a primeira assessoria do Brasil a oferecer a melhor taxa de todas: a TAXA ZERO.

Aqui, não cobramos nada para: abertura e manutenção de conta, custódia de renda fixa, custódia de Tesouro Direto, corretagem de Fundos Imobiliários e nem tarifas de TED para retiradas.

Outro destaque importante da XP são os assessores de investimento.

Por ser um especialista do mercado financeiro, o assessor sabe como aproveitar as oportunidades do setor e, com isso, indica os melhores produtos no melhor momento.

Por todos esses motivos, a XP está entre as melhores instituições financeiras, com grande volume de negociação do país.

Mais de um milhão de pessoas investem com a XP porque sabem que são disponibilizados os melhores investimentos para todo e qualquer perfil de investidor.

Custos para investir por corretora de valores

Como qualquer outra empresa, a corretora de valores também cobra algumas taxas dos clientes para cobrir suas despesas.

Isso porque a empresa precisa garantir que as intermediações de negociações foram feitas de forma correta, além de garantir todo o suporte para os clientes.

Antes de escolher a sua corretora, é fundamental que você conheça os valores praticados, já que eles vão influenciar diretamente os seus rendimentos. Isso porque quanto menores as taxas de administração, mais o seu dinheiro vai rentabilizar.

Veja abaixo a lista dos custos que podem ser cobrados por uma corretora.

Taxa de Corretagem

O valor varia de empresa para empresa e é cobrado para realização de operações de compra e venda de ativos na bolsa de valores.

Geralmente, quanto mais o investidor operar, menor será o valor cobrado como corretagem.

Se você quer investir em Fundos Imobiliários na XP, a taxa de corretagem é ZERO.

Taxa de Custódia

Esta taxa é referente aos custos de armazenamento de títulos ou ações do investidor junto à corretora, podendo ter um valor fixo ou ser calculado de acordo com o valor dos ativos.

Neste caso, no entanto, a cobrança não é obrigatória e pode ocorrer de acordo com o volume de negociações do investidor.

Na XP, a política é de taxa zero para investimentos em Tesouro Direto, bolsa, COE e demais títulos de renda fixa.

Taxas de TED

Para fazer transferências para sua conta na corretora, é preciso fazer uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) direto da sua conta bancária. Essa taxa de transferência de recursos varia de banco para banco.

Se você quer transferir seus rendimentos para a sua conta, também é preciso fazer uma TED, que pode ser cobrada.

Aqui na XP, não cobramos nada para que você resgate seus investimentos.

Esta taxa varia de acordo com o seu banco. Ela é cobrada devido a transferência de recursos da sua conta bancária para conta da corretora.

Taxas de abertura e manutenção de conta

Em alguns casos, é possível que a empresa cobre algum valor para abrir ou manter a conta dos clientes.

Aqui na XP é diferente: taxa zero também para abrir e manter contas.

Como investir com a XP

Após abrir sua conta na instituição escolhida, você terá acesso aos produtos disponibilizados.

Antes de começar a investir de fato, é aconselhável que se preencha o Suitability, um formulário com perguntas básicas que vão direcionar o investidor para o perfil mais adequado.

A plataforma da XP é uma boa alternativa para quem quer diversidade de produtos e rentabilidades.

Caso tenha dúvidas sobre por onde começar, uma dica importante é acessar o simulador de investimentos da XP.

Se as dúvidas persistirem, a XP disponibiliza também assessores de investimento para ajudar com as orientações necessárias de acordo com os perfis dos investidores.

São profissionais altamente capacitados para analisar o mercado financeiro e oferecer as melhores oportunidades de investimento.

Conclusão

A corretora de valores é a instituição responsável por fazer a intermediação das suas negociações, ligando o investidor de forma direta ao mercado financeiro.

Por ter esse papel tão relevante na vida do investidor, é preciso fazer uma boa análise antes de escolher. Avalie os serviços, atendimento, taxas e diferenciais na plataforma.

Se você quer melhorar a rentabilidade dos seus investimentos, é fundamental que você saia do banco e passe a investir em uma corretora de valores.

Procure corretoras de valor sólidas e de confiança na hora de investir. Ainda não tem uma conta na XP? Abra a sua agora mesmo e comece a fazer o dinheiro render.

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.