2020: um ano histórico para a indústria de fundos de previdência

Confira a retrospectiva do ano de 2020 para o mercado de previdência


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

O ano de 2020 foi histórico para a indústria de previdência. Apesar da maior crise dos últimos 100 anos, a grande maiorias dos ativos se recuperou das perdas do início do ano e fundos, no geral, tiveram boas performances.

Os investidores por sua vez, em um cenário de juros nas mínimas históricas e uma oferta cada vez maior de produtos de qualidade, investiu massivamente em fundos de previdência.

Nesse relatório fazemos um resumo do ano, passando pela captação da classe, melhores fundos do ano e novos produtos disponíveis.

Melhores fundos do ano

Renda Fixa

2020 foi um ano inédito para o mercado de renda fixa no Brasil. Durante o auge da crise provocada, papéis de crédito privado de empresas de baixo risco tiveram quedas nunca antes vistas. O Idex-CDI, índice da JGP com as debêntures mais negociadas, teve queda de 8,5% no pior momento do ano. De 8 de abril a 31 de dezembro, o índice mostrou forte recuperação subindo 15%. No ano de 2020, a alta do Idex foi de 5,2% contra apenas 2,8% do CDI.

A seguir, confira os fundos de previdência de renda fixa que mais renderam em 2020, tanto entre as alternativas da plataforma da XP, quanto na indústria como um todo (exceto os fundos de inflação) – fonte: Economatica.

Multimercado

A crise de 2020 foi um grande teste para a capacidade de gestores de recursos. Diante de uma verdadeira montanha-russa dos mercados, alguns gestores conseguiram capturar muito bem diferentes oportunidades que surgiram ao longo do ano e obtiveram retornos expressivos.

No universo dos multimercados, tais gestores superaram, de longe, o Índice de Hedge Funds da Anbima (IHFA), que busca representar a indústria. No ano, o índice teve alta de 5,5%, com bastante volatilidade, chegando a cair -9,9% até o seu pior momento, seguido da alta de 17,1% até o final do ano.

A seguir, confira os fundos de previdência multimercado que mais renderam em 2020, tanto entre as alternativas da plataforma da XP, quanto na indústria como um todo – fonte: Economatica.

Renda Variável

O ano de 2020 vai ficar marcado para sempre na memória dos investidores de renda variável. A alta de 2,92% do Ibovespa não condiz com a montanha-russa que foi o mercado de ações brasileiro. Após atingir uma queda de 45% em março, o Ibovespa subiu 87% desde o mínimo e conseguiu zerar as perdas e ainda superar o CDI.

A seguir, confira os fundos de previdência de ações que mais renderam em 2020, tanto entre as alternativas da plataforma da XP, quanto na indústria como um todo – fonte: Economatica.

Crescimento da indústria

Segundo dados da Anbima, os fundos de previdência atingiram a importante marca de R$ 1 trilhão de patrimônio líquido, uma alta de 7,8% em relação ao ano de 2019. Desde 2010, o patrimônio dos fundos de previdência multiplicou por mais de 5 vezes.

Novos produtos disponíveis

No fim de 2019, tivemos uma importante mudança na regulação dos fundos de previdência que permitiu para os fundos de previdência um maior investimento em ativos com variação cambial. Essa mudança somada a outras ocorridas em 2016 tiveram como principal foco a aproximação das regras de investimento de previdência com os fundos de investimento 555 e passou a possibilitar que os fundos de previdência façam investimentos mais diversificados e eficientes dentre as classes de ativos disponíveis. Na tabela abaixo estão as principais mudanças nas regras de investimento da previdência nos últimos anos:

Essas mudanças incentivaram várias das melhores gestoras independentes do país a replicarem suas principais estratégias em produtos previdenciários. Só na plataforma da XP foram lançados 61 novos fundos para o varejo.

Além da entrada de gestores tradicionais no mercado, o ano de 2020 foi muito importante para a criação de produtos inovadores. Dentre alguns destaques, podemos citar:

  • 1º fundo ESG previdenciário do mercado
  • 1º fundo previdenciário do mercado sem cobrança de taxa de administração
  • Expansão da grade de Fundos de Fundos
  • Lançamento de produtos com 40% de alocação no exterior

Confira abaixo algumas gestoras que estrearam no mundo da previdência em 2020, dentre elas:

Bahia AM Prev XP Seg FIC FIM

Fundada em 2011, a Bahia Asset Management é uma das maiores gestoras de recursos do Brasil com estratégias de renda variável, multimercado e renda fixa.

O Bahia AM Prev XP Seg busca replicar o mandato do Bahia AM FIC FIM, fundo multimercado macro com mais de 12 anos de track record.

Liderados por Thiago Mendez – que entrou na gestora como estagiário em 2006 – a equipe de Renda Fixa está dividida por caixinhas, com profissionais dedicados para os mercados de juros, moedas e crédito soberano, além de contar com uma equipe de estrategistas e, por último, mas não menos importante, uma equipe de mais de dez economistas, liderados pelos economistas Luiz Maciel, dedicado à pesquisa de Brasil, e Pedro Saud, dedicado à pesquisa internacional.

A equipe de Renda Fixa atua de forma integrada aos profissionais de Renda Variável, com Gustavo Daibert à frente dessa vertical. As decisões de investimento para os fundos são tomadas por consenso entre os membros do time.

Legacy Capital Prev Advisory XP Seg FIC FIM

Fundada em 2018, por ex-executivos da teosouraria do Santander, a Legacy Capital apresenta uma estrutura robusta em termos de volume sob gestão, senioridade de equipe e entrosamento, com foco em uma estratégia única, multimercado macro.

O Legacy Capital Prev busca replicar o fundo 555 Legacy Capital Advisory (fechado para captação), porém com uma volatilidade alvo ligeiramente menor.

A equipe de investimentos é liderada pelo CIO Felipe Guerra, profissional com mais de 20 anos de mercado. Além de Guerra, a Legacy conta mais de 20 pessoas em gestão e análise, divididos em análise macro, renda fixa, bolsa, volatilidade, moedas, valor relativo, quantitativo, crédito privado e commodities.

Sharp Equity Value 100 XP Seg Prev FIC FIM

A Sharp Capital é uma das gestoras que são referência na gestão em estratégias de Ações no Brasil. Apesar de ter sido fundada em 2018, os principais gestores e analistas já estão justos há bastante tempo e eram responsáveis pelos fundos de renda variável da GAP Asset.

Com uma equipe de investimentos composta por mais de 10 profissionais, liderada pelo gestor Ivan Guetta, a gestora apresenta um histórico consistente nas diferentes estratégias que gere, seja Long OnlyLong Biased, ou, no caso de multimercados, Long Short.

O Sharp Equity Value 100 XP Seg Prev busca replicar o Sharp Equity Value, estratégia long only da casa.

Moat Prev XP Seg FICFIA

A Moat Capital é uma gestora especializada em ações e foi fundada em 2015 por Luiz Paulo Aranha e Cássio Bruno, profissionais com mais de 15 anos de experiência. Hoje a empresa possui sob gestão as estratégias long onlylong short direcional long biased.

A gestão dos fundos é dividida por Luiz Paulo Aranha e Cássio Bruno que, além de sócios, já se conhecem desde o colégio, além de terem feito faculdade juntos. A equipe foi crescendo com pessoas que já trabalharam com Cássio e Aranha ao longo do tempo. Hoje a Moat conta com uma equipe de 6 analistas de pesquisa micro, cada um cobrindo em média entre 20 e 25 empresas, além de um analista de dados.

O Moat Prev XP Seg busca replicar o fundo Moat Capital FIC FIA, produto long only e com uma carteira comprada entre 15 e 30 empresas, que não faz hedge e possui pouco caixa normalmente.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

As informações contidas nessa mensagem têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Corretora de Seguros Ltda. e qualquer outra empresa do grupo XP se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. Leia o prospecto, o formulário de informações complementares, lâmina de informações essenciais e o regulamento, quando aplicável, do fundo antes de investir. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Fundos de investimentos não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor De Créditos – FGC. Este fundo tem menos de 12 (doze) meses. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. As informações presentes neste material técnico são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Descrição do tipo ANBIMA disponível no formulário de informações complementares. Os produtos de seguros e previdência do grupo XP são comercializados pela XP Corretora De Seguros Ltda., com código SUSEP n° 10062846-8 e inscrita no CNPJ sob o n° 10.558.797/0001-09 (“XP SEGUROS”). Todos os produtos distribuídos pela XP Seguros proveem de seguradoras registradas na SUSEP. O segurado poderá consultar a situação cadastral desta corretora pelo site www.susep.gov.br, por meio do número de registro na SUSEP, razão social ou CNPJ. Os recursos dos planos de previdência são aplicados em fundos de investimento que não possuem garantia de rentabilidade podendo, inclusive, ter rentabilidade negativa. O registro do plano na SUSEP não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização esta instituição é aderente ao código ANBIMA de regulação e melhores práticas para atividade de distribuição de produtos de investimento no varejo. Os dados mencionados neste material foram extraídos de fonte externa e podem apresentar distorções, não se comprometendo a XP Seguros. Com a veracidade dessas informações. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações aqui veiculadas. O presente material não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito da XP Seguros. Para informações, ligue para 4003-3710 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-880-3710 (demais localidades). Para clientes no exterior o contato é 55-11-4935-2701. Para reclamações, utilize o SAC 0800 77 20202. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria: 0800 722 3710. Para deficientes auditivos ou de fala favor ligar para 0800 771 0101 (todas as localidades).

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.