Steve Wozniak foi cofundador da Apple (AAPL34) e o inventor do Apple I e do Apple II, que consolidaram a marca no mercado de tecnologia e transformou o mercado de computadores pessoais para sempre.
Ele foi o grande parceiro de Steve Jobs e responsável pelo desenvolvimento de diversas outras inovações do mercado.
Wozniak é um dos convidados mais esperados na Expert XP 2023. Resolvemos trazer um pouco da sua história e feitos neste artigo para você conhecê-lo melhor! Continue a leitura.
Quem é Steve Wozniak?
Steve Wozniak é o cofundador da Apple (AAPL34) ao lado de Steve Jobs. Engenheiro de computação, ele foi o responsável não apenas por projetar o Apple I e o Apple II, que marcaram o início do sucesso da Apple (AAPL34), como também por impulsionar a revolução da computação pessoal.
Antigamente, os computadores eram enormes e ocupavam salas inteiras, além de serem utilizados somente por empresas que podiam arcar com os altos custos de compra, operação e manutenção.
Com as inovações de Steve Wozniak e Steve Jobs, as máquinas se tornaram muito mais acessíveis em questão de tamanho, acessibilidade e usabilidade. Foram os primeiros computadores pessoais — e abriram as portas para a criação de diversas outras tecnologias.
Além de engenheiro, Woz, como também é chamado, é conhecido por ser empresário e filantropo.
Perfil de Steve Wozniak
- Nome completo: Stephen Gary Wozniak
- Nascimento: 11 de agosto de 1950
- Origem: São José, Califórnia, Estados Unidos
- Fortuna: estimada em 140 milhões de dólares.
- Ocupação: Engenheiro, inventor, empresário, palestrante, filantropo
- Conhecido por: cofundador da Apple, Woz
Qual é a história de Steve Wozniak?
A seguir, conheça os marcos de vida de Steve Wozniak, de sua infância até a vida adulta, dos sucessos de suas criações até tragédias que sofreu.
Infância de Steve Wozniak
Steve Wozniak nasceu em 11 de agosto de 1950 e cresceu em San Jose, Califórnia. Ele é filho de Margaret Louise Wozniak e Francis Jacob “Jerry ” Wozniak e possui dois irmãos — Mark Wozniak e Leslie Wozniak.
Interesse por tecnologia
Steve Wozniak cresceu rodeado pelo universo da engenharia, profissão de seu pai, e desenvolveu interesse pela tecnologia cedo. Com 11 anos de idade, ele criou seu primeiro radioamador.
Mais tarde, ele foi para a Universidade da Califórnia em Berkeley, onde teve acesso a computadores, desenvolveu suas habilidades de programação e conheceu Steve Jobs por meio de um amigo em comum.
Steve Jobs e Steve Wozniak
Os Steves compartilhavam um interesse mútuo em tecnologia e rapidamente se tornaram amigos.
Antes mesmo da criação da Apple (AAPL34), a dupla já tinha criado uma tecnologia em 1971: um dispositivo de ligação a longa distância (gratuito!). A invenção ficou conhecida como “Blue Box”. Eles chegaram a vender algumas unidades e conseguiram algum lucro.
Em 1975, Steve Wozniak começa a projetar o Apple I.
Criação do primeiro computador
Inicialmente, acredite: o objetivo da criação do Apple I foi impressionar um grupo de nerds da região, que gostavam de eletrônica e computação. Dentre os maiores diferenciais da máquina, o recurso de vídeo foi o que mais despertou a atenção dos interessados — foi o primeiro sistema do tipo para computadores nos EUA.
Steve Wozniak projetou o hardware, os designs das placas de circuito e o sistema operacional. O engenheiro tentou apresentar para a HP, mas não obteve um retorno positivo em diversas ocasiões. Conversando com Steve Jobs, eles decidem abrir um negócio próprio — a Apple Computer Company.
Sucesso do Apple I e Apple II
Lançado em 1976, o Apple I foi o primeiro produto comercial da Apple Computer Company (AAPL). O produto consistia em uma placa de circuito com um kit para os compradores construírem o seu próprio computador.
O público-alvo eram interessados na área de programação e tecnologia, mas logo pessoas comuns começaram a se interessar por todas as possibilidades que a máquina oferecia. Foi assim que a Apple (AAPL34) conseguiu arrecadar o seu primeiro capital e continuou inovando com novos produtos.
Logo em seguida, em 1977, a empresa lança uma nova tecnologia, ainda mais completa e robusta. Era um computador completo com uma placa de circuito impresso em cores, áudio integrado e suporte a periféricos — bem parecido com aqueles que conhecemos hoje.
Dessa vez, Steve Wozniak projetou o produto pensando diretamente no público leigo, então, a usabilidade era bem mais simples e ainda tinha jogos interativos. Isso, claro, tornou a máquina um sucesso ainda maior, e a Apple (AAPL34) virou uma das grandes líderes da indústria de tecnologia.
Acidente de avião
Em 7 de fevereiro de 1981, cerca de um ano após a Apple (AAPL34) abrir capital e os Steves ficarem milionários com a empresa, Steve Wozniak sofreu um grave acidente enquanto pilotava um avião de pequeno porte na Califórnia.
Entre as diversas sequelas, houve lesões (inclusive cranianas), perda de dentes e até perda temporária da memória. Com isso, ele ficou meses no hospital e precisou enfrentar um longo processo de reabilitação.
Nesse tempo, Steve Wozniak se afastou da Apple (AAPL34) e começou a repensar sobre a sua vida, sentindo a necessidade de se dedicar mais à vida pessoal e à sua família.
Vida pessoal de Steve Wozniak
Alguns fatos sobre a vida pessoal de Steve Wozniak:
- Tem quatro filhos e foi casado duas vezes;
- Tem a condição de prosopagnosia (cegueira facial);
- É apaixonado por música;
- Está envolvido em diversos projetos filantrópicos (em especial, para deficientes);
- Já participou como coautor de alguns livros e fez parte de diversos programas de TV, documentários e palestras.
Qual a fortuna de Steve Wozniak?
A fortuna de Steve Wozniak é estimada em US$ 100 milhões, de acordo com dados do InfoMoney.
Quais as empresas de Steve Wozniak?
Como cofundador da Apple (AAPL34), o Wozniak ainda recebe rendimentos provenientes da companhia, mas também está envolvido com várias empresas, como Fusion-io, Woz U, entre outras.
Qual o papel de Steve Wozniak na Apple (AAPL34)?
Ele foi o cofundador da Apple (AAPL34) ao lado de Steve Jobs e o responsável por inventar toda a tecnologia do Apple I e do Apple II.
Quando Wozniak saiu da Apple (AAPL34)?
Steve Wozniak ainda chegou a voltar para a empresa após o acidente, mas encontrou um cenário completamente novo. Steve Jobs conseguiu expandir bastante a marca, mas, em compensação, as responsabilidades também aumentaram significativamente.
Com isso, em 6 de fevereiro de 1985, Steve Wozniak tomou a decisão de deixar seu cargo em tempo integral na Apple (AAPL34). Continuou parcialmente, mas não voltou a trabalhar ativamente no desenvolvimento de produtos.
O que aconteceu com Steve Wozniak após sair da Apple?
Após a sua saída, há quase 40 anos, Steve Wozniak continuou trabalhando em diversos projetos e envolvido com a área de tecnologia de diferentes formas:
- Fundou a CL 9 — que criou o primeiro controle remoto universal programável;
- Deu aulas de informática no ensino fundamental;
- Criou a Wheels of Zeus (WOZ) — uma tecnologia de GPS sem fio;
- Participou de diversos conselhos, como o da fabricante do Hip Top;
- Virou cientista-chefe da Primary Data;
- Fundou o Woz U — um serviço de educação online para estudantes e autônomos;
- Fundou a Efforce — uma empresa que financia outros projetos de tecnologia.
Enfim, foram diversos caminhos e até hoje Steve Wozniak segue fazendo o que mais gosta: inventar.
Quem é o dono da Apple hoje em dia?
Tim Cook é o CEO da Apple (AAPL34) desde 2011.
O que Steve Wozniak faz hoje em dia?
Hoje, com mais de 70 anos, Steve Wozniak continua contribuindo para a educação e a tecnologia de diferentes formas.
Em sua atuação, hoje, Steve Wozniak:
- Está por trás da Woz U, uma plataforma online de educação que oferece cursos e treinamento em áreas de tecnologia.
- Participa de diversas conferências de tecnologia e eventos relacionados à inovação e empreendedorismo — inclusive, vai participar do Expert XP 2023!
- É ativo em atividades beneficentes e filantrópicas.
- Participa de equipes de tecnologia e conselhos de empresas.
- Participa de programas de TV, documentários e entrevistas.
O que podemos aprender com Steve Wozniak?
Há muitas lições que podemos aprender com Steve Wozniak nos diversos campos de conhecimento. A seguir, listamos os principais ensinamentos em relação à tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Tecnologia
Como um dos grandes precursores de uma das maiores tecnologias modernas, além de continuar acompanhando o mercado e ser um grande estudioso da área, o Steve tem uma boa perspectiva do futuro tecnológico e pode oferecer um excelente panorama do que vem pela frente.
Inovação
Ele é um inventor nato e foi a mente por trás da criação do computador pessoal como conhecemos hoje, além de outras tecnologias, como o controle remoto universal. Por isso, Steve Wozniak pode oferecer bastante conhecimento de como criar soluções que mudem o mundo.
Empreendedorismo
Mais do um inventor, Steve Wozniak também foi um grande empresário e participou ativamente do quadro de diversas empresas, sendo uma, a Apple (AAPL34), a marca mais valiosa do mundo, avaliada em mais de R$ 1 trilhão.
Expert XP 2023: conheça os convidados
Steve Wozniak é um dos grandes convidados da Expert XP 2023. O festival reúne grandes nomes do mercado financeiro e empresarial para trazer um pouco do seu conhecimento e expertise para o público.
Neste ano, teremos mais de 72 horas de conteúdo e 160 pessoas convidadas. Além do Steve Wozniak, contaremos com a presença de:
- Tom Brady — Sete vezes campeão do Super Bowl
- Boris Johnson — Ex-primeiro ministro do Reino Unido
- Thiago Maffra — CEO da XP Inc.
- Guilherme Benchimol — Fundador e presidente do Conselho de Administração da XP Inc.
- Louise Barsi — Sócia fundadora do Ações Garantem Futuro
- Juca Andrade — Vice-presidente de Produtos e Clientes na B3
Em sua fala, no domingo, o tema vai ser: Transformando Ideias Em Soluções Extraordinárias. Quem melhor do que Steve Wozniak para falar sobre o assunto?
Para participar do festival e viver essa grande experiência de networking e aprendizado, basta acessar a nossa página e fazer o cadastro.
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!