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Netflix: Resultados mistos no 4T19, conteúdo próprio sustenta o crescimento

Recentemente a Netflix apresentou resultados mistos no 4T19, com crescimento abaixo do esperado nos EUA e acima no resto do mundo. Destaque para a previsão da própria empresa para adição de novos inscritos no 1T20, que veio abaixo, de US$ 7mi contra US$ 8,9mi esperado. No 4T19, a adição de novos inscritos pagos nos EUA […]

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Recentemente a Netflix apresentou resultados mistos no 4T19, com crescimento abaixo do esperado nos EUA e acima no resto do mundo.

Destaque para a previsão da própria empresa para adição de novos inscritos no 1T20, que veio abaixo, de US$ 7mi contra US$ 8,9mi esperado. No 4T19, a adição de novos inscritos pagos nos EUA foi de 423 mil, número abaixo das previsões da própria empresa (600 mil), enquanto em outras regiões atingiu 8,3 milhões, acima dos 7 milhões esperados pelo grupo. Destaque para o crescimento de 31% das receitas (US$ 5,5bi) no ano contra ano, e receita média por usuários atingindo US$ 11,06 (+9% T/T).

Plataforma de streaming da Netflix

Desenvolvimento de conteúdo próprio é fundamental

No campo positivo, tem-se visto uma aceleração do movimento secular de migração de espectadores de TV por assinatura para consumo de streaming de vídeo, e isso ainda é mais relevante do que a desaceleração do crescimento de novos inscritos.

O histórico recente tem indicado que a adição de novos inscritos apresenta alta correlação com o desenvolvimento de conteúdo. No médio prazo, os investimentos em tecnologia, desenvolvimento e distribuição de conteúdo continuarão a impulsionar o crescimento da base de inscritos da Netflix, no qual aproximadamente 3/4 virá do segmento internacional, sobretudo na Europa.

Recente aumento da competição

Mesmo enfrentando um cenário de maior competição, onde novos entrantes como AT&T, Comcast, Disney Plus e outros há mais tempo na disputa, a Netflix atingiu a incrível marca de 167 milhões de inscritos pagos (+20% A/A). Foco: o forte investimento em desenvolvimento de conteúdo próprio, sobretudo regional, sustenta a estratégia de acelerar o crescimento da empresa em outras regiões, além dos EUA, no médio prazo. O grupo chegou a desembolsar US$ 15bi apenas em conteúdo próprio em 2019, sendo que em 2018 havia gasto US$ 13bi. Outro ponto importante foi a recente premiação do Globo de Ouro e as 34 indicações ao oscar para o grupo.

Próximos passos

A gigante do segmento de streaming está posicionada para conseguir atingir o objetivo de 200 milhões de inscritos até 2021, comparado a atual base de 167mi de pagantes. Com a estratégia bem desenhada, execução e a tendência global de migração para streaming, o cenário permanece construtivo para a Netflix.

O aumento de preços visto em 2019, é estrutural?

Os clientes dos EUA, maior mercado, e alguns países da América Latina, passaram a pagar US$ 8,99 por mês pela assinatura mais básica, comparados aos anteriores US$ 7,99. Para o seu plano de streaming mais popular, que oferece vídeo em alta definição, os preços atingirão US$ 12,99 por mês, comparado aos anteriores US$ 10,99.

Considerando que o valor por assinatura de TV convencional ainda é mais caro, o aumento de preços pretende refletir o relevante investimento da Netflix em conteúdo e melhorias de sua plataforma.

Potenciais riscos

(i) custos com produção de conteúdo acima do esperado, (ii) aumento da competição, sobretudo do Amazon Prime Video, Disney+ e recente lançamento das plataformas de video streaming Apple TV+, Xfinity-Comcast e AT&T, além da (iii) barreira do idioma inglês em mercados emergentes, regiões com forte potencial de crescimento.

Quem é a Netflix?

É a maior provedora de streaming de vídeo (conteúdo online), presente em 190 países e com 167mi de inscritos pagos, gera receita a partir das mensalidades dos planos que possibilitam o usuário assistir diverso conteúdo. A operação nos EUA representa 49% das receitas e internacional 51%.

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