MAP Trend: a sua carteira global e dinâmica

Confira a análise do Índice, sua estratégia quantitativa e performance


Compartilhar:


No mundo dos investimentos, existem diversas classes de ativos: renda fixa, renda variável, commodities, etc. E dentro de cada uma, há uma extensa variedade de produtos disponíveis para alocação, com diferente taxas e oferecendo retornos diversos, tornando a identificação de tendências e assertividade das aplicações cada vez mais complexa.

Sabendo desta dificuldade, em 2017, o banco Morgan Stanley estabeleceu o Índice MAP Trend, baseado em um algoritmo proprietário, capaz de analisar diversas oportunidades de investimento diariamente, e realizar uma alocação dinâmica do portfólio, sem nenhuma interferência ou viés humano.

Saiba mais sobre a estratégia, performance e portfólio, abaixo:

A estratégia do Índice

O MS MAP Trend 6% investe em ETFs (fundos de investimento com cotas negociadas em bolsas de valores) líquidos listados nos EUA e em títulos do tesouro de curto prazo, oferecendo exposições a:

  • Renda Fixa Global
  • Renda Variável
  • Ativos alternativos (ouro, petróleo, dólar e fundos imobiliários)

O Índice adota uma estratégia de alocação quantitativa, baseada unicamente em algoritmos que diariamente analisam riscos e tendências de preço dos ETFs para rebalancear o portfólio de investimentos, maximizando os retornos e mantendo a volatilidade anualizada em torno de 6%.

Esse modelo proporciona uma rápida capacidade de reação à mudanças do mercado, além de evitar vieses comportamentais, como o efeito manada e a venda de ativos ganhadores muito cedo. Uma simulação histórica comprova o dinamismo de alocação do Índice: Na crise de 2008, o algoritmo teria aumentado a exposição à títulos de curto prazo do tesouro dos EUA, reduzindo-a ao longo da última década.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-443.png
Fonte: Morgan Stanley

Saiba como acessar o Retorno do índice:


A Teoria Moderna do Portfólio

Para a montagem da carteira, o Índice e seu algoritmo se baseiam na Teoria Moderna do Portfólio, de Harry Markowitz, ganhador do Nobel de economia de 1990.

Com base no estudo da combinação de diferentes ativos, o economista comprovou a existência de carteiras que, para um determinado nível de risco, oferecem retornos superiores. Tais carteiras estão localizadas no que Markowitz nomeou de “fronteira eficiente”.

O portfólio presente na fronteira eficiente possui a relação risco x retorno otimizada e não investe somente em ativos com os maiores ou menores retornos potencias, e sim em uma combinação balanceada. É justamente esse equilíbrio e eficiência de carteira que o modelo de alocação do MAP Trend visa oferecer.

O Índice pode investir em um total de 21 ETFs. Sua alocação média (calculada como a média das alocações diárias) foi distribuída da seguinte maneira:

Fonte: Morgan Stanley

Performance vs. benchmark

A simulação do retorno do índice (“backtesting”) desde 2003, comparado ao retorno do MSCI World (benchmark, composto por empresas de grande e médio porte de países desenvolvidos), comprova a consistência do Map Trend e sua capacidade de adaptação à diferentes momentos de mercado.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-452.png
Fonte: Bloomberg, XP Investimentos. * Backtesting compreende o período entre os dias 22/03/03 e 06/09/17. Após este período, o retorno apresentado é o realizado pelo Índice.

A importância da diversificação

“Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”

Como diz a famosa frase, é preciso ter cautela ao alocar os seus ativos. Independentemente do perfil, é fundamental possuir uma carteira diversificada, mitigando riscos específicos associados à determinada classe de ativo ou país. Nesse sentido, investimentos ligados à mercados globais são complementares e podem ajudar a reduzir a exposição a fatores idiossincráticos que afetem o mercado brasileiro.

No atual cenário de incertezas, o MAP Trend oferece uma ótima oportunidade de diversificação e complementação de carteira, com seu portfólio constituído por 21 ETFs expostos à diferentes classes de ativos globais.

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Por conta da atividade de distribuição de COEs, a XP Investimentos recebe dos bancos emissores uma remuneração de no máximo 1,7% ao ano. Esta remuneração é recebida no momento da emissão do COE, independente do cliente manter o investimento até o vencimento.

ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É DESTINADO A CLIENTES COM PERFIL DE INVESTIMENTO MODERADO (VALOR NOMINAL PROTEGIDO) E AGRESSIVO (VALOR NOMINAL EM RISCO), SENDO ESTE O PÚBLICO A QUE SE DESTINA O PRESENTE MATERIAL. O EMISSOR DO COE SE RESERVA AO DIREITO DE CANCELAR A EMISSÃO OU ALTERAR AS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO, CASO O VALOR MÍNIMO NÃO SEJA ATINGIDO OU HAJA ALTERAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE MERCADO. ESTE DOCUMENTO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS MELHORES PRÁTICAS DE MERCADO PELO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS O RECEBIMENTO DOS PAGAMENTOS DESTE CERTIFICADO ESTÁ SUJEITO AO RISCO DE CRÉDITO DO SEU EMISSOR O COE É UM PRODUTO FINANCEIRO QUE NÃO CONTA COM GARANTIA DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. A PRESENTE OFERTA FOI DISPENSADA DE REGISTRO PELA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS – CVM. A DISTRIBUIÇÃO DE CERTIFICADO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS – COE NÃO IMPLICA, POR PARTE DOS ÓRGÃOS REGULADORES, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS OU DE ADEQUAÇÃO DO CERTIFICADO À LEGISLAÇÃO VIGENTE OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO COE, DO SEU EMISSOR OU DA INSTITUIÇÃO INTERMEDIÁRIA. LEIA O DOCUMENTO DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS ANTES DE APLICAR NESTE CERTIFICADO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS ESTE CERTIFICADO. NÃO SE TRATA DE INVESTIMENTO DIRETO NO ATIVO SUBJACENTE. O CERTIFICADO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS – COE é um produto complexo. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. É obrigatória a leitura do Documento de Informações Essenciais – DIE previamente à aquisição do COE, com especial atenção aos fatores de risco. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. Os custos das operações e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da Corretora: www.xpi.com.br. Para reclamações, utilize o SAC 0800 77 20202. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.

Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.