Muitas pessoas buscam entender o que faz um trader e como funciona o trading. Esses termos apresentam muito reconhecimento e força nos últimos anos. Basicamente, o trader é o profissional que opera na Bolsa de Valores por meio da modalidade de investimento conhecida como trading.
Se você quer aprender como ser um trader e deseja começar a operar na Bolsa de valores, ou até mesmo se aprofundar nesse universo, este conteúdo é para você.
Detalhamos como o trader se insere entre as várias ocupações relacionadas à Bolsa de Valores e também falamos sobre a imagem, que muitas vezes é romantizada, levando a crer que o trader é uma profissão que rende “dinheiro extra” ou “dinheiro fácil”.
Acompanhe!
O que faz um trader?
Um trader é o profissional do mercado financeiro que negocia ativos na Bolsa de Valores, como ações, câmbio, commodities e qualquer outro tipo de aplicação financeira que está neste ambiente. O que importa para os traders profissionais é comprar ativos por um preço menor do que a venda para obter lucro. Isso pode ser feito, tanto para clientes no qual é cobrado uma taxa pela operação ou feito de forma autônoma.
Obviamente, todos os investidores na Bolsa estão à procura de lucro, mas o que diferencia os traders de outros investidores? A resposta é simples: o tempo em que se objetiva ter esse lucro. Os traders são conhecidos pela rapidez das suas estratégias e, com isso, a ideia é lucrar de forma mais imediata, diferentemente de outros investidores que buscam retornos mais a longo prazo.
No entanto, para quem procura ganhos rápidos no mercado financeiro, consequentemente, se coloca em um papel de maior risco nas operações. Não importa qual ativo está sendo negociado: equilibrar o lucro potencial com o risco é extremamente importante e isso faz com que esta profissão trader seja uma das mais arriscadas neste meio se não houver muita disciplina, atenção e resiliência.
Gerir esse alto risco rebate à ideia de que ser trader é conseguir “dinheiro fácil” ou quem está buscando uma “renda extra” ali em frente a um computador, com pé na areia e tomando água de coco na praia. Na verdade, ser trader demanda um planejamento claro e estratégias muito bem delineadas para não perder o rumo e conseguir seguir seus objetivos.
Nesse sentido, para os investidores conseguirem ganhos mais assertivos, é possível contar com dois tipos de análises:
- Análise técnica
- Análise fundamentalista.
Veja as diferenças entre a análise técnica e a análise fundamentalista.
O que é trading?
As negociações conhecidas por compra e venda na Bolsa de Valores, de curto a curtíssimo prazo, são conhecidas como trading. Logo, o trading trata-se de um tipo de negociação de Renda Variável em que os lucros obtidos pelos ativos comprados e vendidos são baseados nas oscilações no mercado.
É comum que o trader negocie na Bolsa de Valores por meio do Day trade, na qual os intervalos de negociação duram poucas horas, ou até segundos ou e minutos. Porém, também há intervalos mais longos que podem durar semanas dependendo do tipo de negociação ou estratégia de análise utilizada pelo trader profissional. Em alguns casos, os traders seguram posições e buscam lucrar conforme a direção em que o mercado está seguindo.
Agora que você sabe o que faz um trader e o que é trading, vamos explicar porque esses profissionais utilizam diferentes tipos de análises para embasar suas estratégias.
Por que os traders utilizam a análise técnica?
Quem é trader ou quem almeja ser um, geralmente, se debruça mais em uma escola específica: a análise técnica, também conhecida como análise gráfica.
Ela é a mais recomendada para investidores que têm o foco no curto prazo porque se analisa, de forma mais objetiva, se há uma tendência de alta ou de baixa de um determinado ativo para entender a movimentação por meio de gráficos. Então, os traders que utilizam essa técnica tentam prever os próximos movimentos, em minutos, horas, dias ou poucos meses, para fazer suas operações.
Outros investidores que buscam retornos em um prazo mais longo, costumam utilizar mais a análise fundamentalista, que, basicamente, apresenta um estudo aprofundado dos números e fundamentos das empresas para entender se há chances de valorização durante os próximos anos ou décadas.
Tipos de operações de trading
Há quatro tipos principais de operações que costumam ser utilizadas pelos traders. A diferença entre os tipos de operação para os traders, basicamente, varia apenas em relação ao tempo e às estratégias adotadas para se obter lucro nesses períodos. Conheça abaixo:
Day Trade
O day trade é um tipo de operação mais arrojada que é realizada na Bolsa de Valores. Ela busca rendimentos com compra e venda de ações e outros ativos no mesmo dia. Algumas vantagens dessa modalidade de trading é que ela permite realizar alavancagem, ter margem de garantia e agilidade por meio do stop loss.
Swing trade
O swing trade é uma técnica que consiste em comprar ações para revendê-las em dias, semanas ou até alguns meses. Por isso, ela pode trazer retornos mais positivos devido ao tempo de operação.
Para operar como swing trader é interessante que o trader profissional tenha disciplina, técnica e paciência para acompanhar os ativos e obter resultados mais satisfatórios.
Scalping
O scalping é um tipo de trading bastante similar ao day trade, porém, mas a principal diferença entre elas é o número de operações e a frequência em que elas ocorrem. Isso porque no scalping trader é possível realizar de 15 a 70 negociações no mesmo período, enquanto no day trade realiza-se em torno de cinco operações por dia.
Position Trader
O position trader é considerado uma das modalidades mais importantes da Bolsa de Valores, pois, diferente do day trade, nesta modalidade é possível encontrar ações com maior potencial de valorização no longo prazo. Afinal, o objetivo do position trader é operar na alta ou na baixa, para conquistar a alta dentro de meses.
Como ser um trader?
Para ser um trader, é preciso muito estudo, ler bastante, ter planejamento, traçar estratégias, organizar um ambiente de trabalho em que você se sinta confortável e, talvez o fator mais importante: um bom controle emocional para lidar com tentações e riscos.
Já preparamos por aqui uma lista de livros recomendados para quem pretende ser um trader de sucesso, mas, em termos comparativos e de proporção, tanto se fala em conhecimento e pouco se comenta sobre a importância de colocar a cabeça no lugar e ter objetivos claros para não ocorrer desvios que depois possam se traduzir em perdas monumentais financeiras e psicológicas.
Por isso, se você um dia pensou que ser trader era apenas comprar um ativo e vender rapidamente para obter lucro, para quem faz isso diariamente e vive disso, a realidade é muito mais profunda e, como comentamos, há outras variáveis que implicam na atuação desse profissional.
Veja quais são as boas práticas para ser um trader de sucesso
Apesar de ter um espaço de trabalho adequado e bons equipamentos serem de grande auxílio para ser um bom trader, essas características não são essenciais. O que realmente irá separar um trader amador de um verdadeiro profissional é a mentalidade e como ele lida com o trabalho no dia a dia.
Conheças as boas práticas para ser um trader a seguir:
Foco
O foco é primordial para a profissão de trader. Então, se você assiste a vídeos no YouTube, está online no Facebook, se perde nas redes sociais ou assiste TV durante a negociação, essas, certamente, não são as melhores práticas. O amador perde o foco facilmente e faz várias coisas ao mesmo tempo quando os mercados estão mais “lentos”, digamos assim. Ele, portanto, perde negociações facilmente e comete erros ao executar negociações.
A boa prática de um trader profissional se resume em estar 100% focado e não fazer nada além de observar seus gráficos. Ele pode ter um site aberto para monitorar comunicados de imprensa ou assistir a um noticiário em um canal de TV com o som baixo ou no mundo, de forma que não atrapalhe.
É preciso separar muito bem o lazer do trabalho de análise. E como esses profissionais geralmente são autônomos, há uma certa liberdade para deixar bem esquematizada a escala de trabalho.
Tempo de tela
Os traders iniciantes tendem a observar os gráficos por horas seguidas e “caçar” oportunidades de forma aleatória. Isso pode até funcionar e você pode encontrar boas oportunidades. Mas, ao otimizar esse processo ao olhar sua tela, é possível que você fique cada vez mais assertivo. O trader profissional já mapeia o que há de potencial para olhar a tela e não o contrário. Ou seja, ele sabe exatamente o que está procurando e quando vai negociar o ativo. Assim, não perde seu tempo sentado diante de seus gráficos o dia todo.
Controle emocional e gestão da confiança
É normal acreditar que depois de algumas negociações vencedoras consecutivas, sua estratégia de negociação de repente se tornou uma máquina de fazer dinheiro e não pode mais falhar. O problema é que, depois de algumas operações lucrativas, os traders iniciantes usam muito o risco e assumem negociações que são muito grandes ou violam suas regras e seus objetivos porque eles acreditam que essa tendência irá continuar, mesmo que isso possa significar perder todo o dinheiro.
Já o trader profissional sabe que não é de repente um visionário e não pode prever o que vai acontecer a seguir. Por isso, um trader profissional sempre segue seu plano e gerencia os riscos das operações, evitando que uma negociação perdida acabe com uma quantia significativa de seu capital.
E o contrário também vale. Ao ter uma sequência de derrotas, o trader amador perde a confiança em suas habilidades e em sua estratégia de negociação. Os iniciantes tendem a mudar sua estratégia de negociação quando entra em uma sequência de derrotas ou quebra suas regras de negociação porque deseja compensar suas perdas.
Para o trader profissional, as séries de vitórias e derrotas não importam. Ou seja, são inevitáveis e acontecerão continuamente. Um trader profissional sabe que, a longo prazo, sua estratégia de negociação renderá dinheiro, não importa o que aconteça, sempre compensando períodos de ganho e de perda.
Conclusão
Agora que você aprendeu o que faz um trader e como funcionam as operações de trading, é possível contar com esse conhecimento para se aprofundar cada vez mais no universo da Bolsa de Valores. Assim, você consegue diversificar sua carteira de investimentos e também, encontrar novos tipos de rendimentos e aumento de capital.
Segue alguns conteúdos sobre Bolsa de Valores e Renda Variável para você potencializar suas operações:
- Investir na Bolsa de Valores? Veja o que é e como funciona
- A importância de saber o seu perfil de investidor
- Tape Reading: tudo sobre a operação dessa importante análise
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!