Conheça os perfis de investimentos recomendados

Neste artigo iremos explorar as diferenças entre os perfis e ajudar o investidor a descobrir o seu perfil.


Compartilhar:


Para que você possa montar uma carteira mais perto do que deseja com maior facilidade, desdobramos os tradicionais perfis para facilitar sua vida: Cauteloso, Defensivo, Estrategista, Visionário, Energético e Destemido. Neste artigo iremos explorar as diferenças entre os perfis e ajudar o investidor a descobrir o seu perfil.

As carteiras recomendadas são para aquele investidor que gosta de fazer seus investimentos com as próprias mãos e poder ter a liberdade de personalizar ainda mais o seu portfólio. Se você é daqueles que não tem paciência para rebalancear sua carteira todos os meses e quer acessar investimentos sofisticados mesmo sem ser investidor qualificado, você pode contar com um dos fundos DNA para te dar uma carteira diversificada e com apenas um clique.

Você certamente já ouviu falar da família de fundos DNA. Não é a toa que o nome dos perfis é parecido com o dos fundos DNA. Cada perfil tem um fundo com a política de investimentos correspondente. O próximo passo é conhecer o seu perfil de investidor e começar a investir, seja diretamente seja via DNA.

Quer participar de tudo isso e ainda não tem conta na XP Investimentos? Abra a sua agora, é rápido e gratuito!

Como definir o seu perfil?

Existem dois elementos muito importantes na definição do seu perfil: descobrir a sua aversão à risco e o seu horizonte de investimentos.

Quanto mais apetite à risco e quanto maior o horizonte de investimentos, mais arriscado você poderá ser nos seus investimentos. E quanto mais arriscado você for, mais retorno será esperado para sua carteira.

Por exemplo, suponha que sua aversão à risco indique o perfil Visionário mas seu horizonte de investimentos indique o perfil Estrategista. Como o Estrategista é mais conservador, recomendamos que você siga seus investimentos segundo ele.

Aversão a risco

É o mais importante para saber quanto risco você pode correr, e há três fontes de aversão a risco para cada um de nós.

A primeira é nosso conhecimento. É natural ter medo de algo que não entendemos. Por isso dedicamos toda uma área do site da Expert para que você Aprenda a Investir.

Depois dele vem o indispensável: sua reserva de emergência. Seria horrível ter que liquidar sua posições de ações no pior momento do mercado porque você precisa do dinheiro, ou não ser capaz de liquidar investimentos suficientes para pagar suas contas em 90 dias, por exemplo.

Por último vem seu lado emocional. Como você reage quando sofre perdas financeiras.

A boa notícia é que podemos melhorar em todos esses pontos: adquirido mais conhecimentos, racionalizando os momentos difíceis de mercado e acumulando dinheiro que é usado para investimentos, transformando nossas reservas de emergência em um percentual cada vez menor de nossos portfólios.

Horizonte de Investimentos

Esse é o prazo pelo que você deseja deixar seu dinheiro aplicado, se não houver nenhum imprevisto. Ele pode ir de alguns meses, quando você está separando um dinheiro para viajar nas férias, até muitos anos, quando está se preparando para se aposentar.

Você pode resgatar dinheiro antes desse prazo sem alterar seus resultados, desde que não seja um volume representativo da sua carteira, e que você faça os ajustes necessários para que o valor que continua aplicado se mantenha balanceado no seu perfil.

Os perfis de investimento

Conclusão

Espero que tenhamos ajudado você a descobrir o seu ponto de quebra (sua aversão à risco) e a visualizar os horizontes de investimento frente aos perfis.

Estes dois elementos podem não apontar na mesma direção, nossa recomendação é que você vá sempre pelo caminho mais conservador para evitar uma surpresa desagradável lá na frente.

Pronto! agora é só você montar a sua carteira recomendada ou investir no seu DNA e se preparar pro resto da sua vida.

Quer participar de tudo isso e ainda não tem conta na XP Investimentos? Abra a sua agora, é rápido e gratuito!

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.