Cotações
Gráfico de Cotação IFIX
Panorama da Semana
O IFIX fechou a semana queda de -0,40%, os demais índices de fundos imobiliários da XP, o XPFI apresentou performance de -0,48%, o XPFT de -0,85% e XPFP de 0,38%.
No Brasil, essa semana, as atenções ficaram voltadas para perspectiva de inflação. O discurso do Copom tornou-se ainda mais duro. Os economistas da xp projetam agora a taxa Selic terminal em 12,75% (11,75% antes). Com a Selic em patamar tão contracionista, ainda vemos espaço para o início do ciclo de flexibilização que ocorre em dezembro.
No âmbito político. Mais semana que se encerra sem que tenha sido solucionada a questão dos combustíveis – embora Arthur Lira e Rodrigo Pacheco tenham deixado mais clara a linha de ação prevista para a próxima semana, com busca de consenso entre Câmara e Senado para o projeto que trata do ICMS com inclusão de emenda a permitir a desoneração de diesel e gás sem compensação. Também há expectativa de votação no Senado do projeto que cria a conta de estabilização.
Já no campo imobiliário, O tema ESG vem ganhando força cada vez mais, no mundo dos FIIs não seria diferente. A adoção de princípios ESG na análise permite-nos trazer para mesa de discussão questões que, além de serem fatores cruciais para o bem da sociedade, manutenção do planeta e construção de um mundo melhor, afetam diretamente os resultados das empresas. no mundo dos investimentos, em qualquer classe de ativos, investimento ESG é aquele que incorpora questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras e, com isso, permitindo uma avaliação holística. Mais informações acesse nosso relatório.
Sexta – Feira | Dia 18/02
Economia
BCE reconhece que inflação pode elevar expectativas para os preços no médio prazo
Integrante do Banco Central Europeu, Philip Lane destacou que a “qualquer momento, o histórico recente da inflação é importante para determinar as expectativas das famílias, companhias e investidores “
Fonte: Valor, 18/02/2022
BCB Não Deveria Subir (Muito) a Taxa de Juros
O mercado tem revisto sistematicamente suas projeções de SELIC para cima e há já quem fale em 12,75% (ou até mesmo 13%) ao final de 2022. Os motivos centrais destas revisões são três, a saber, i-) persistência inflacionária local, ii-) altas mais fortes da taxa de juros norte-americanas ao longo deste ano, e iii-) indefinição fiscal do próximo governo.
Fonte: br.investing, 18/02/2022
Perda de dinamismo industrial afeta expansão do PIB, diz presidente da Fiesp
No seu primeiro evento com a imprensa, um café da manhã com jornalistas, desde que assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em janeiro, o empresário Josué Gomes, revelou suas preocupações com as questões sociais, ambientais e, do ponto de vista da economia, com o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a perda de dinamismo da indústria da transformação por conta da estrutura tributária do País.
Fonte: Uol, 18/02/2022
Mercados
Fundos Imobiliários (FIIs): Como ser defensivo em um ano eleitoral?
Os fundos que possuem maior exposição a operações indexadas a CDI, conseguem entregar periodicamente aos seus cotistas resultados crescentes, de acordo com a alta de juros.
Fonte: Moneytimes, 18/02/2022
FII Pátio Higienópolis (SHPH11) busca R$ 599 milhões para aumentar participação em shopping
O fundo imobiliário (FII) Shopping Pátio Higienópolis (SHPH11), administrado pela Rio Bravo, anunciou, no início de fevereiro, que pretende aumentar a participação do FII no shopping diante da intenção de venda da parte de um coproprietário do empreendimento.
Fonte: Moneytimes, 18/02/2022
Saiba quais FIIs mais valorizaram em janeiro de 2022
Levantamento também revela aqueles que tiveram maior rentabilidade durante a pandemia
Fonte: Estadão, 18/02/2022
2022 é um bom ano para começar a investir em fundos imobiliários?
Já se passaram dois anos desde o começo da pandemia de Covid-19 e os fundos imobiliários ainda amargam as mudanças que ocorreram neste período, tanto na economia quanto nas questões sociais.
Fonte: Suno, 18/02/2022
Venha conhecer a nova feramente feita para ajudar em seus investimentos.
Fonte: InfoMoney, 18/02/2022
FATOS RELEVANTES RCRB11: Positivo - O Fundo celebrou um Contrato de Locação de Imóvel Não Residencial com empresas do Grupo Santa Lolla referente aos conjuntos 91, 93 e 94 do Continental Square, que correspondem a 1.636,03 m², aproximadamente 21% da área BOMA própria do Imóvel. Dessa maneira, será locado pela empresa Ara Empreendimentos e Participações Ltda.; o Conjunto nº 93, pela Tror Assessoria em Marketing Ltda. e o Conjunto nº94, pela Stella Franquias Ltda., sendo todas empresas integrantes do Grupo Santa Lolla. A Santa Lolla é uma empresa de vestuário que atua no mercado há 12 anos, presente em diversos pontos de vendas no Brasil, e firmou-se como uma das principais referências de moda feminina no país. Com a nova locação, a vacância física projetada do Fundo passa de 32,2% para 28,4%. O prazo de vigência do Contrato de Locação será de 5 anos, com início de vigência em 01 de fevereiro de 2022. O índice de reajuste é o IPCA. O Contrato de Locação prevê carência inicial, que cessará no segundo semestre de 2022, e descontos até o 36º mês de locação. Os contratos possuem previsão de manutenção integral das locações de forma interdependente, de modo a assegurar a permanência das locatárias em seus respectivos conjuntos até o término da vigência contratual. Em caso de rescisão antecipada, a Locatária deverá comunicar com antecedência mínima de 6 meses da pretensa rescisão, pagando corretamente os aluguéis e demais encargos da locação nesse período até a efetiva entrega das chaves.
Quinta – Feira | Dia 17/02
Economia
Inflação causará efeito inverso para contas públicas em 2022 e aprofundará déficit, diz IFI
Quadro pode piorar caso prosperem propostas para cortar tributação de combustíveis
Fonte: Folha, 17/02/2022
Selic alta complica consolidação fiscal e pode levar relação juros/PIB a 7% em 2022, diz Moody’s
Segundo a agência, riscos adicionais estão relacionados a emendas constitucionais que podem reduzir a receita tributária e à confiança decrescente dos investidores antes das eleições de outubro
Fonte: Valor, 17/02/2022
Mercados
Fim da exclusividade de agente autônomo sairá de MP
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) se insurgiu contra o parecer do deputado Neucimar Fraga
Fonte: Valor, 17/02/2022
Em tempos mais turbulentos, como o atual – de incertezas econômicas e eleitorais – pequenas e simples ações podem ajudar o investidor a reduzir o risco da carteira de investimentos e, principalmente, captar oportunidades oferecidas pelo mercado.
Fonte: InfoMoney, 17/02/2022
Quarta – Feira | Dia 16/02
Economia
Pressão em inflação de longo prazo vira desafio para o BC
Projeções embutidas nas NTN-Bs subiram com PEC dos Combustíveis na mira
Fonte: Valor, 16/02/2022
Inércia pode ser o dobro da estimada, apontam professores
Plano Real não eliminou todos os mecanismos de indexação existentes na economia
Fonte: Valor, 16/02/2022
Mercados
Analistas divergem sobre oportunidades de ganho de capital e falta de previsibilidade do segmento
Fonte: InfoMoney, 16/02/2022
Parecer prevê fim de exclusividade para AAI
Relator de MP propõe que esteja na lei proibição de vínculo único para valores mobiliários
Fonte: InfoMoney, 16/02/2022
O entrave contábil entre os FIIs e a CVM
O recente precedente da CVM pode ter acertado na forma de impacto do saldo de prejuízos acumulados, mas não foi tecnicamente perfeito
Fonte: Valor, 16/02/2022
Terça – Feira | Dia 15/02
Economia
Mercado eleva projeção para Selic a 12,25% neste ano e vê inflação mais alta
Pesquisa do Ministério da Economia aponta melhora nas projeções para déficit fiscal e dívida bruta do governo
Fonte: Folha, 15/02/2022
Conflito na Ucrânia agravaria inflação de energia e alimentos
Os Fundos Imobiliários (FIIs) entraram em 2022 com expectativas frustradas de recuperação, seja por causa das novas variantes de Covid-19 ou ela instabilidade no cenário macroeconômico do país, com a taxa básica de juros, a Selic, alcançando dois dígitos e a inflação sem sinais de parar de subir.
Fonte: Valor, 15/02/2022
Mercados
Atenção aos dividendos e rendimentos
No curto prazo a volatilidade dos preços domina qualquer fundamento, mas conforme os anos passam os dividendos passam a ser parte relevante do retorno total de um ativo
Fonte: Valor, 15/02/2022
IFIX: saiba tudo sobre o principal índice de fundos imobiliários
Entenda o que é IFIX, como acompanhar e até mesmo investir no principal índice de FIIs da Bolsa de Valores brasileira
Fundos imobiliários descolam do mercado e fecham sessão desta segunda-feira em queda
Entre os destaques positivos do dia, está o HSI Ativos Financeiros (HSAF11), com elevação de 1,67%
Fonte: InfoMoney, 15/02/2022
Fundos Imobiliários ‘de papel’ são a aposta de rentabilidade para 2022; veja previsões
Os Fundos Imobiliários (FIIs) entraram em 2022 com expectativas frustradas de recuperação, seja por causa das novas variantes de Covid-19 ou ela instabilidade no cenário macroeconômico do país, com a taxa básica de juros, a Selic, alcançando dois dígitos e a inflação sem sinais de parar de subir.
Fonte: Suno, 15/02/2022
XP quer R$ 350 bilhões em escritórios ‘private’ até fim de 2024
Plano envolve aumentar presença em regiões fora de São Paulo e Rio por meio de escritórios parceiros locais
Fonte: Valor, 15/02/2022
FATOS RELEVANTES RCRB11: Positivo - O Fundo celebrou um Contrato de Locação de Imóvel Não Residencial com empresas do Grupo Santa Lolla referente aos conjuntos 91, 93 e 94 do Continental Square, que correspondem a 1.636,03 m², aproximadamente 21% da área BOMA própria do Imóvel. Dessa maneira, será locado pela empresa Ara Empreendimentos e Participações Ltda.; o Conjunto nº 93, pela Tror Assessoria em Marketing Ltda. e o Conjunto nº94, pela Stella Franquias Ltda., sendo todas empresas integrantes do Grupo Santa Lolla. A Santa Lolla é uma empresa de vestuário que atua no mercado há 12 anos, presente em diversos pontos de vendas no Brasil, e firmou-se como uma das principais referências de moda feminina no país. Com a nova locação, a vacância física projetada do Fundo passa de 32,2% para 28,4%. O prazo de vigência do Contrato de Locação será de 5 anos, com início de vigência em 01 de fevereiro de 2022. O índice de reajuste é o IPCA. O Contrato de Locação prevê carência inicial, que cessará no segundo semestre de 2022, e descontos até o 36º mês de locação. Os contratos possuem previsão de manutenção integral das locações de forma interdependente, de modo a assegurar a permanência das locatárias em seus respectivos conjuntos até o término da vigência contratual. Em caso de rescisão antecipada, a Locatária deverá comunicar com antecedência mínima de 6 meses da pretensa rescisão, pagando corretamente os aluguéis e demais encargos da locação nesse período até a efetiva entrega das chaves.
Segunda – Feira | Dia 14/02
Economia
Selic a 12,25% tiraria de 4 milhões a capacidade para adquirir casa própria
Para Barbosa, cuja gestão está próxima do fim, Ministério da Economia é sensível ao assunto
Fonte: Valor, 14/02/2022
Copom mais duro, juros mais altos
A inflação corrente continua a rodar acima de 10% em doze meses. O IPCA de janeiro veio em linha com as expectativas, com alta de 0,54% no mês, porém a abertura dos dados desapontou. A média do núcleo da inflação ficou em 0,88%, ou 11% anualizada (ver gráfico). Além disso, o índice de difusão atingiu 67%, indicando que as pressões inflacionárias estão espalhadas pela economia.
Fonte: Conteudo Xpi, 14/02/2022
Campos Neto prevê pico de inflação no Brasil em abril ou maio
Alta no preço do petróleo e quebra de safra são motivos para revisão da estimativa, antes apontada em dezembro e janeiro
Fonte: Folha, 14/02/2022
Com a aprovação da PEC dos combustíveis, teremos um aumento do risco fiscal
Uma das determinantes da alta dos preços dos combustíveis e da inflação é exatamente a desvalorização cambial
Fonte: Estadão, 14/02/2022
Economia mostra dados positivos no fim de 2021, mas cenário não inspira otimismo
Fonte: Folha, 14/02/2022
‘Financiamento da CVM precisa ser enfrentado’
Para Barbosa, cuja gestão está próxima do fim, Ministério da Economia é sensível ao assunto
Fonte: Valor, 14/02/2022
Senado aprova projeto que facilita mudança de função social de condomínios no país; veja alterações
Com aprovação de 2/3 dos moradores, destinação de um imóvel de residencial para comercial e vice-versa pode ser liberada; iniciativa segue para Câmara
Fonte: InfoMoney, 14/02/2022
Tenha sua própria ilha (no metaverso)
Propriedades virtuais atraem milhões de dólares, mas elas valem de fato o investimento?
Fonte: Valor, 14/02/2022
FATOS RELEVANTES HGCR11 – Positivo: A administradora aprovou a emissão e a oferta pública de distribuição primária, com esforços restritos de colocação, de, no mínimo, 196.928 cento e noventa e seis mil, novecentas e vinte e oito e, no máximo, 1.969.279 um milhão, novecentas e sessenta e nove mil, duzentas e setenta e nove cotas da 8ª emissão, em série única, perfazendo a oferta o valor total de até R$ 199.999, cento e noventa e nove milhões, novecentos e noventa e nove mil, novecentos e setenta e cinco reais e vinte e quatro centavos, observado que o Valor da Oferta Restrita não inclui o Custo Unitário de Distribuição, destinado a arcar com os custos da 8ª Emissão, equivalente ao percentual de até 1,80% incidente sobre o Valor de Emissão por Cota. Considerando o Custo Unitário de Distribuição, o montante da 8ª Emissão será de até R$ 203.584. duzentos e três milhões, quinhentos e oitenta e quatro mil. A quantidade de Cotas da 8ª Emissão acima prevista poderá ser aumentada em até 20% das Cotas da 8ª Emissão inicialmente ofertadas em razão da distribuição de Cotas Adicionais e seus principais termos e condições, Oferta Restrita será realizada no Brasil, com a intermediação da Coordenadora Líder e da CREDIT SUISSE (BRASIL) S.A. CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS, instituição participante do sistema de distribuição de valores mobiliários, com endereço na na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, Coordenadora Contratada” e, em conjunto com a Coordenadora Líder, as Coordenadoras, na forma do artigo 31, parágrafo único, da Instrução da CVM nº 472, de 31 de outubro de 2008, conforme alterada, sob o regime de melhores esforços de colocação, nos termos da Instrução da CVM nº 476, de 16 de janeiro de 2009, conforme alterada, e demais normativos aplicáveis, sendo que as Cotas da 8ª Emissão serão listadas e negociadas secundariamente no mercado de bolsa administrado pela B3 S.A
Últimos Relatórios
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!