Mulheres no mercado financeiro: unidade e representatividade derrubam barreiras diariamente

Painel falou das dificuldades e enfatizou como mulheres podem ser mais ativas no mercado financeiro


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

No em que foi anunciado o objetivo de ter 50% de mulheres entre os funcionários do grupo XP Inc. até 2025, Mônica Costa, da página Grana Pretta (@granapretta), Carolina Cavenaghi, executiva da Franklin Templeton, Bianca Juliano, Head da Xpeed School Pro, falaram com Marta Pinheiro sobre o panorama e os desafios das mulheres para ingressas e crescer no mercado financeiro. O painel valeu pelo penúltimo dia da Expert XP 2020, dedicado ao mundo dos investimentos.

Mônica Costa falou sobre o papel importante do mercado financeiro como alavanca de crescimento social: “Quando eu entendi que como mulher negra, estando na base da pirâmide social, a educação e o mercado financeiro seria uma das ferramentas para me fazer romper as barreiras de oportunidades. É isso que venho fazendo e venho trazendo outras mulheres e nesse processo”.

Carol Cavenaghi tem uma percepção parecida e reconheceu como o mercado financeiro é estereotipado e machista. “As mulheres tem muito a acrescentar no mercado de ações, de fundos e de uma forma muito particular. É uma luta diária trazer a importância da educação financeira e da independência para o ambiente das mulheres.”

Acesse a página do evento Jornada do Investidor

Carreiras & Protagonismo

Além da simples presença dentro do mercado e de reconhecer a importância da independência financeira na vida das mulheres, Bianca Juliano também trouxe a percepção da dificuldade das mulheres de, depois de entrarem, crescerem no mercado. “Devemos ter paciência, resiliência, pois não é nada fácil. E por isso devemos ser muito solidárias e lutar para ir longe e com muita intensidade”, destacou olhando também para a importância da união entre as mulheres.

Marta Pinheiro trouxe dados de que 44% das mulheres nem entram em processos quando vêm uma estratégia agressiva na vaga. Em lideranças, a participação feminina é de cerca de 4%, levantando a discussão sobre quais ainda as barreiras que devem ser enfrentadas.

Maternidade

Um dos pontos levantados e mais discutidos são os tabus gerados pela maternidade. “A maternidade tem um grande impacto na carreira das mulheres, tanto em ascensão quanto no salário. O olhar do mercado ainda é muito negativo, como algo que limita e impede”, disse Carol. “É a falta de consciência que faz essas barreiras tão fortes. É uma palavra muito importante nessa jornada, aumentando o nível de conscientização e educação”, acrescentou Bianca Juliano.

Mônica Costa finalizou com uma mensagem importante: “Dê chances para mulheres negras. Há muito talento, criatividade e força em nós. Invista na gente que há um potencial de muito crescimento para projetos e para a economia em si”.

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.