Mudanças estruturais vieram para ficar: como se posicionar?

-


Compartilhar:


10 anos em 1, foi o efeito da quarentena na aceleração da tendência de migração para o mundo virtual. Se já era nitidamente observada uma tendência de digitalização em diversos segmentos, e substituição de rotinas e hábitos offline para o online, agora a tendência foi amplificada exponencialmente pelo isolamento forçado.

Pessoas que não usavam aplicativos começaram a usar. A AppStore registra ritmo acelerado de aumento no faturamento com apps e, na China, o downloads de jogos eletrônicos nao param de crescer. Aplicativos de saúde e fitness tiveram aumento na demanda, enquanto Walmart Grocery e apps para conferências de negócios, registraram recorde de downloads em março.

As mudanças estruturais  movem a sociedade cada vez mais em direção ao mundo online e menos ao presencial. A mudança de hábitos, acelerada pela pandemia, leva mais pessoas a trabalhar de casa, consumir produtos online, e desenvolver interações interpessoais e hobbies remotamente. Acreditamos que esses efeitos serão notados não só durante a pandemia, mas que são mudanças estruturais sem volta.

Conheça as Z.A.N.P: Empresas Stay-at-Home (fique em casa)

Mapeamos algumas empresas que estão se beneficiando com essas mudanças. E deverão continuar a surfar essa nova tendência adiante.

Zoom: traz soluções em videoconferências, salas de conversação e de trabalho online, e sistema de telefonia empresarial na nuvem para clientes do setor de educação, finanças, saúde, e governos. A empresa americana avaliada em $70bi já subiu mais de 400% desde seu IPO, em abril de 2019. Veja a segmentação da receita:

A cia. vem mostrando capacidade de escalar o produto, o que pode gerar alavancagem operacional. Por esta razão, entregou crescimento anualizado de 133% e expansão de margem de ~10%. A tendência não dá sinais de enfraquecimento.

Não confunda! Ações da Zoom ($ZN) com $ZOOM, este é apenas o ticker errado, referente a uma outra empresa, chinesa, de apenas $14mi de market cap, e que não tem nada a ver com a Zoom americana. A confusão é antiga e vem gerando trades errados desde o IPO.

Amazon: Embora seja uma empresa originalmente da indústria de Internet, hoje destaca-se como a terceira maior varejista dos EUA. Sua plataforma de comércio eletrônico (51% das receitas) oferece uma ampla gama de produtos, incluindo livros, eletrônicos, utensílios para casa e outros. Também oferece serviços de armazenamento e entrega de produtos de terceiros (19%), serviços de computação e armazenamento em nuvem (AWS, 12%), plano de fidelidade e plataforma de streaming (Amazon Prime, 7%), além da rede de supermercados.

Veja a segmentação da receita:

De onde vem o lucro? Embora apenas uma pequena parte das receitas (12%), a AWS atualmente é responsável pela maior parte do lucro operacional da empresa (58%).

A empresa possui posicionamento privilegiado devido à sua cadeia logística sem igual. De 2012 até hoje, cresceu o faturamento 24% a.a. enquanto a rentabilidade expandiu de 0,7% para 6,2%.

A penetração do e-comércio no varejo ainda tem muito a crescer, principalmente nos mercados emergentes, onde a digitalização ainda não é tão forte.

Netflix

É a maior provedora de streaming de vídeo (conteúdo online), presente em 190 países e com 170mi de inscritos pagos, gera receita a partir das mensalidades dos planos que possibilitam o usuário assistir diverso conteúdo. A operação nos EUA & Canadá representa 52% das receitas e internacional 48%.

Tem sido uma das empresas mais beneficiadas pela crise, dado o aumento recente de pessoas em casa, e pelo fluxo secular de TV por assinatura para serviços de streaming. Execução consistente desde 2015 levou a crescimento anualizado de 31%, enquanto a rentabilidade expandiu de 1,8% para 9,3%.

A gigante do segmento de streaming está posicionada para conseguir atingir o objetivo de 200 milhões de inscritos até 2021, comparado a atual base de 167mi de pagantes. Com a estratégia bem desenhada, execução e a tendência global de migração para streaming, e o grande potencial de penetração nos mercados internacionais, o cenário permanece construtivo para a Netflix. Interessante observar o crescimento da base (colunas) e de penetração (linhas).

Peloton é uma aposta de crescimento. A companhia vende bikes e esteiras com tela e acesso à internet. Seus instrutores passam aulas e treinos ao vivo ou sob demanda para que os assinantes se exercitem mais em casa. Veja a segmentação da receita:

A empresa existe há 7 anos e foi listada em bolsa em 2017. Desde então, cresceu faturamento em 105% anualizados, expandindo margem em 10%.

O mercado endereçável de membros fitness, nos países em que a cia. já atua (EUA, Reino Unido, Canadá e Alemanha), é estimado em 90 milhões de pessoas; no mundo todo, este número totaliza 190 milhões.

Impressiona o crescimento de treinos fitness e aumento do engajamento medido em treinos por usuário. Caso os investimentos em conteúdo, na abertura de novos estúdios e na integração vertical continuem, a Peloton pode ultrapassar 1 milhão de assinantes no final de 2020.

Saiba como ter exposição a essas empresas sem precisar mandar seu dinheiro para fora do Brasil:

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Por conta da atividade de distribuição de COEs, a XP Investimentos recebe dos bancos emissores uma remuneração de no máximo 1,7% ao ano. Esta remuneração é recebida no momento da emissão do COE, independente do cliente manter o investimento até o vencimento.

ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É DESTINADO A CLIENTES COM PERFIL DE INVESTIMENTO MODERADO (VALOR NOMINAL PROTEGIDO) E AGRESSIVO (VALOR NOMINAL EM RISCO), SENDO ESTE O PÚBLICO A QUE SE DESTINA O PRESENTE MATERIAL. O EMISSOR DO COE SE RESERVA AO DIREITO DE CANCELAR A EMISSÃO OU ALTERAR AS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO, CASO O VALOR MÍNIMO NÃO SEJA ATINGIDO OU HAJA ALTERAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE MERCADO. ESTE DOCUMENTO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS MELHORES PRÁTICAS DE MERCADO PELO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS O RECEBIMENTO DOS PAGAMENTOS DESTE CERTIFICADO ESTÁ SUJEITO AO RISCO DE CRÉDITO DO SEU EMISSOR O COE É UM PRODUTO FINANCEIRO QUE NÃO CONTA COM GARANTIA DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. A PRESENTE OFERTA FOI DISPENSADA DE REGISTRO PELA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS – CVM. A DISTRIBUIÇÃO DE CERTIFICADO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS – COE NÃO IMPLICA, POR PARTE DOS ÓRGÃOS REGULADORES, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS OU DE ADEQUAÇÃO DO CERTIFICADO À LEGISLAÇÃO VIGENTE OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO COE, DO SEU EMISSOR OU DA INSTITUIÇÃO INTERMEDIÁRIA. LEIA O DOCUMENTO DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS ANTES DE APLICAR NESTE CERTIFICADO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS ESTE CERTIFICADO. NÃO SE TRATA DE INVESTIMENTO DIRETO NO ATIVO SUBJACENTE. O CERTIFICADO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS – COE é um produto complexo. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. É obrigatória a leitura do Documento de Informações Essenciais – DIE previamente à aquisição do COE, com especial atenção aos fatores de risco. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. Os custos das operações e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da Corretora: www.xpi.com.br. Para reclamações, utilize o SAC 0800 77 20202. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.

Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

BMF&BOVESPA

BSM

CVM