Amazon: uma verdadeira história de persistência

access_time 27/11/2019 - 21:54
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Descrição do grupo

Embora seja uma empresa originalmente da indústria de Internet, hoje destaca-se como a terceira maior varejista nos EUA. Sua plataforma de comércio online (51% das receitas) oferece uma ampla gama de produtos, incluindo livros, eletrônicos, utensílios para casa e outros. Também oferece serviços de armazenamento e entrega de produtos de terceiros (19%), serviços de computação e armazenamento em nuvem (AWS, 12%), plano de fidelidade e plataforma de streaming (Amazon Prime, 7%), além da rede de supermercados Whole Foods Market.

De onde vem o lucro? Embora apenas uma pequena parte das receitas (12%), a AWS atualmente é responsável pela maior parte do lucro operacional da empresa (58%).

Custos: Logística, compra de mercadorias e equipamentos, e marketing destacam-se como os gastos mais relevantes.

Principais divisões e fontes de crescimento

1 – eCommerce
A divisão cresce em torno de 18% ao ano e vem sendo impulsionado pela tendência de migração de vendas em lojas físicas para o formato online.

O cresicmento adicional virá do ganho de escala, maior velocidade de entregas, integração com as lojas físicas e desenvolvimento de produtos de marca própria com preços mais acessíveis.

Expansão para outros mercados como Europa, Japão, Índia e Brasil apresentam relevante potencial para sustentar este crescimento no médio prazo.

2 – AWS
A divisão AWS continuará a se beneficiar da tendência secular de migração de armazenamento em hardware para armazenamento em nuvem. Sobretudo nos EUA, China e Índia, esse movimento tem sido acentuado.

Como motor para o crescimento da empresa, a margem de lucro operacional da AWS é de 26%, contra 6% do grupo como um todo.

3 – Prime
Atualmente, a divisão de assinatura, Amazon Prime, possui mais de 100 milhões de membros em todo o mundo (v.s. 160mi da Netflix) e é considerado um dos ativos mais valiosos do grupo por oferecer diferenciados serviços ao cliente e melhorar sua experiência como consumidor.

1 dia de entrega: no curto prazo isso tende a pressionar margens do grupo e de outras empresas de eCommerce, mas impulsiona o volume de vendas e lucro no médio e longo prazo.

4 – Publicidade
Ganho de participação no mercado de publicidade online através de novas ferramentas de anúncios patrocinados para melhor monetizar o espaço publicitário em sua plataforma de vendas online.

5 – Inovação e diversificação de receitas
Com sua estratégia de inovação baseada em tecnologia e muita tentativa e erro, a Amazon é disruptiva em outros setores como o Saúde e Alimentos.

Smartphone: A disseminação desses aparelhos na última década colocou o mercado de eCommerce ainda mais em destaque, permitindo que o consumidor consiga acessar os produtos que deseja com maior facilidade.

Mas como anda este mercado?

As empresas de varejo online, como a Amazon, continuam se beneficiando do maior acesso aos dados dos consumidor, sobretudo ao histórico de compras, publicidade, e recomendações de produtos e preços dinâmicos.

Enquanto EUA e China destacam-se como os dois principais mercados, América Latina e Índia também ajudam a impulsionar este crescimento, com destaque para transações de ticket médio baixo como roupas e cosméticos. Nos emergentes, a evolução dos meios de pagamento online aceleram a evolução deste mercado.

Mesmo com o crescimento global mais comedido, o cenário macro ainda é favorável para o eCommerce. Com um crescimento de 18% ao ano, a indústria poderá mais que dobrar de tamanho em 5 anos. Perceba que no gráfico abaixo a participação do eCommerce no varejo, mesmo em países desenvolvidos, ainda é relativamente baixa.

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Valor da empresa

Listada nos EUA sob o ticker AMZN, a empresa possui uma capitalização de mercado de mais de US$ 900bi. Segundo o consenso de mercado compilado pelo Bloomberg, a ação negocia a aproximadamente 18x EV/EBITDA, em linha com o seu múltiplo histórico, e com a média do setor de internet de 16x.

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