Entenda o significado dos códigos das ações

No mercado financeiro, códigos como PETR4* ou VALE3, por exemplo, são muito conhecidos e geram bastante interesse. Mas será que você sabe qual é o significado dos códigos das ações listadas na bolsa brasileira? Caso ainda não saiba o que cada letra ou número que compõe o código significa, fique tranquilo porque a resposta é simples.


Compartilhar:


No mercado financeiro, códigos como PETR4* ou VALE3, por exemplo, são muito conhecidos e geram bastante interesse. Mas será que você sabe qual é o significado dos códigos das ações listadas na bolsa brasileira?

Caso ainda não saiba o que cada letra ou número que compõe o código significa, fique tranquilo porque a resposta é simples.

Os códigos como PETR4 são formulados de acordo com um padrão de números e letras que ajudam o investidor a identificar a empresa e o tipo de ação que corresponde ao código.

Entender o significado de cada uma dessas siglas ajuda os investidores a identificar os tipos de ações disponíveis na Bolsa para investir da melhor forma no home broker da corretora.

Se você ainda não sabe muito bem como investir em ações como PETR4 ou VALE3, antes de mais nada recomendamos que leia o primeiro artigo que explica passo a passo como investir em ações.

Para seguir, vamos entrar em detalhes sobre o significado dos códigos das ações para você que deseja operar na Bolsa com inteligência.

– Entenda o seu perfil de investidor

– Conheça o significado dos códigos das ações

– Tipos de ações

– Composição dos códigos como o PETR4

Vamos nessa?


Entenda o seu perfil do investidor

Antes de começar a investir em ações, é preciso que você tenha em mente qual é o seu perfil de investidor .

Caso você ainda não saiba o que é esse perfil, vamos explicar: ele é o resultado de uma análise das suas características em relação aos investimentos. Nada mais é que um retrato da forma como você lida com os riscos.

Afinal, no mercado financeiro há uma grande correlação entre risco e retorno dos investimentos. Isso significa que, para mais retornos, é preciso correr mais riscos.

Sendo assim, o mercado de renda variável é recomendado apenas para os investidores que estão dispostos a correr mais riscos (entre perfis moderados ou arrojados).

Ser fiel ao seu perfil de investidor pode fazer muita diferença na hora de ter sucesso nas aplicações financeiras.

Conheça o significado dos códigos das ações

Na bolsa brasileira, os códigos das ações são compostos por quatro letras e um número.

Para identificar essas siglas, é só procurar uma lista disponível no home broker da corretora.

Caso o objetivo seja comprar ações da Petrobras , por exemplo, é preciso encontrar o código de ação correspondente à empresa.

Depois disso, você pode iniciar uma operação com PETR4 , PETR3 ou até qualquer outra ação que esteja na sua mira.

Além disso, existem várias diferenças entre os códigos de mercado à vista, mercado de fracionário e mercado a termo. A seguir, vamos dar mais detalhes sobre cada uma dessas opções.

Tipos de ações 

Existem dois tipos básicos de ações disponíveis:

Ações preferenciais (PN)

Elas oferecem preferência aos acionistas sem pagamento de dividendos e em caso de liquidação da empresa. Traduzindo: no caso de falência, os que têm mais chance de recuperar seu investimento do que aqueles que possuem ações ordinárias.

Ações ordinárias (ON)

Dão direito ao voto na assembléia para quem é acionista. Quanto maior a quantidade, maior o peso do voto.

Além desses tipos, como empresas podem emitir outras classes de ações como PNA, PNB, PNC, que diferem de acordo com acordo com distribuição de dividendos, restrição de quantidade de posse, etc.

Também é possível encontrar como Units, que são “pacotes” com PNs e ONs em uma proporção específica, identificada com o final 11.

Composição dos códigos como PETR4 e VALE3

Cada letra e cada número pode alterar totalmente o significado dos códigos das ações. Por isso, é preciso entender muito bem o que cada um quer dizer.

Dependendo do tipo de mercado em que estão inseridas, as letras e os números podem mudar.

Por isso, vamos especificar quais são esses mercados à vista, fracionário e termo;

Códigos no mercado à vista

No caso de mercado à vista, os preços das ações são formados em pregão em negociações iniciadas no sistema eletrônico.

Assim, o comprador faz o pagamento e o vendedor entrega em D + 3, no 3º dia útil após o negócio.

Letras

Aqui, as letras fazem referência às empresas que emitem ações. No caso do nosso exemplo, a PETR4 é uma ação da empresa Petrobras.

Nem sempre são as 4 primeiras letras do nome da empresa, mas a ligação com este nome é sempre mantida.

Números

Aqui, os números selecionados são o tipo de papel representado, como ações ordinárias e preferenciais que falham há pouco.

Veja quais são os principais números:

1 – Oferecer direito de subscrição de uma ação ordinária (ON)

Isso significa que as ações com o final 1 oferecem direito à compra desses papéis com prazo e preços pré-definidos, sem sofrer influência dos pregões.

Caso não exista o interesse em exercer esse direito de subscrição, ele pode vender para terceiros no mercado secundário.

2 – Direito de subscrição de uma ação preferencial (PN)

Os códigos com final 2 também aplicam o direito de subscrição, mas neste caso para a compra de uma ação preferencial.

Assim como no caso acima citado, o investidor pode vender esse direito de compra para outros no mercado secundário.

3 – Ação ordinária

As ações que possuem o final 3 são as que usam ordinárias (com direito a voto). A PETR3 é um exemplo.

4 – Ação preferencial

Os códigos com final 4 identificam os papéis com ações preferenciais. Isso significa que há uma prioridade no recebimento de dividendos. É o caso da PETR4 que já citamos.

5, 6, 7 e 8 – Ações preferenciais de classes diferentes

As ações com final 5, 6, 7 e 8 são preferenciais, mas pertencem às classes distintas: A (PNA), B (PNB), C (PNC) e D (PND), respectivamente.

Diversos fatores podem influenciar a diversificação de classes, mas, no geral, a principal diferença é uma empresa emissora de ação.

9 – Recibo de subscrição sobre ações ordinárias

Quando o investidor recebe o direito de subscrição da ação ordinária (que tem o final 1), ele ganha o final 9 antes de entrar na carteira do investidor.

Isso representa o recebimento da inscrição e indica que ela já pode ser negociada pelo preço determinado anteriormente.

10 – Recibo de subscrição de ações preferenciais

Assim como na final 9, os códigos de final 10 identificam ou recebem a inscrição. Neste caso, no entanto, trata-se de ações preferenciais.

11 – Unidades e BDR 

No caso dos códigos finais 11 , há uma indicação de BDRs (certificados de depósito brasileiros – Certificados de depósitos de ações de empresas no exterior) ou Units, que são embalagens de ações (preferenciais e ordinárias) que são negociadas em grupo.

Códigos no mercado fracionário

Neste caso, os códigos seguem a mesma regra de mercado na vista, mas há um complemento da letra F no final.

Ela indica que aquele papel está sendo negociado de forma fracionada. Ou seja: se o lote de ações PETR4 tiver 1.000 ações, mas você comprou somente 100, no seu home broker aparecerá o código PETR4F.

Códigos no mercado a termo

Seguindo a mesma lógica dos dois mercados citados anteriormente, no caso do mercado a termo os códigos das ações têm comportamento semelhante, apenas acrescentando a letra T.

LEIA MAIS:

Conclusão

Como você pode perceber, o mercado de ações tem diversas peculiaridades, principalmente no que diz respeito aos nomes e códigos de ações .

Entender os tipos de ações e os mercados de negociação é fundamental para que você não cometa erros na hora de investir e possa fazer o dinheiro render de forma inteligente.

Já que agora você já aprendeu qual é o significado dos códigos das ações, já pode começar a operar. Abra sua conta na XP para comprar suas ações direto no nosso home broker.

Aproveite a nossa taxa de corretagem reduzida: reduzimos nossa taxa de corretagem para você investir com essa preocupação a menos.

* A ação dos ativos mobiliários específicos é feita de forma educativa, de modo a dar um exemplo de como funciona o código de ações. Não representa nenhuma recomendação de compra ou venda dos ativos mencionados. 

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.