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Orizon (ORVR3): O que ouvimos da nossa conversa com a liderança 

Feedback da nossa reunião com a liderança da Orizon

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Forte execução e crescimento alinhado à agenda ESG, capitalizando em cima dos mercados de biometano e carbono

Biometano como uma importante avenida de crescimento. Por meio de seu segmento de biometano, a Orizon contribui ativamente para as estratégias de descarbonização de seus clientes, com a liderança identificando o biometano como uma importante avenida de crescimento adiante. A demanda por biometano está acelerando, enquanto a oferta no mercado permanece limitada – um desequilíbrio que deve aumentar a atratividade do mercado e pressionar o potencial aumento dos preços. Além da demanda impulsionada pela legislação (frente à Lei dos Combustíveis do Futuro¹), a Orizon se beneficia de uma base de clientes diversificada, incluindo: (i) clientes finais diretos (de válida menção, até o momento não foram firmados contratos de longo prazo nessa frente); (ii) operadores logísticos; (iii) distribuidores de gás; e (iv) clientes industriais de grande porte. Em termos de risco, a empresa observou o potencial enfraquecimento da legislação e uma desaceleração na agenda de descarbonização como potenciais riscos negativos para a demanda. No entanto, a estratégia da Orizon de garantir contratos de venda de longo prazo – com base em contratos take-or-pay de 10 anos – ajuda a mitigar tal exposição e fornece previsibilidade de receita. Nesse contexto, a Orizon está estrategicamente posicionada na cadeia de valor do biometano, já tendo garantido cerca de 500 a 650 mil m³/dia em vendas de longo prazo.

Capitalizando em cima da crescente demanda por créditos de alta integridade. Reconhecendo o recente escrutínio em torno da adicionalidade dos créditos de carbono, a Orizon enfatizou que tal movimento impulsionou a demanda por créditos de alta integridade, reforçando sua posição como referência no setor em projetos de alta integridade, apoiada por: (i) o uso de metodologias aprovadas e avançadas; (ii) sólidos ratings de agências renomadas; e (iii) vendas para grandes empresas globalmente reconhecidas (com destaque para o Google + Cool Effect²). Olhando para frente, a liderança prevê uma mudança na estratégia de comercialização dos créditos, passando de vendas esporádicas para um modelo mais estruturado e recorrente, o que vemos com bons olhos, pois reforça o forte posicionamento de mercado da Orizon, seu pipeline de projetos bem estruturado e sua execução consistente. Além disso, o desenvolvimento esperado do mercado de carbono regulado brasileiro, juntamente com os avanços nos Artigos 6.2 e 6.4 do Acordo de Paris, foram mencionados como potenciais impulsionadores da demanda adiante. No 2T25, a empresa gerou cerca de R$ 5 milhões em receita líquida com vendas de créditos de carbono, e vemos a monetização contínua e recorrente dos créditos como um catalisador chave para sustentar nossa tese de investimento.

O aprimoramento da governança é um esforço contínuo. A administração da Orizon está implementando avanços importantes em sua agenda de governança, visando o alinhamento com os altos padrões ESG, o que envolve as seguintes iniciativas: (i) nomeação de novos membros independentes para o Conselho, trazendo pessoas com backgrounds diversos e experiências complementares que contribuem para o desenvolvimento da empresa; (ii) estabelecimento de um Comitê ESG, que se reporta diretamente ao CEO – fortalecendo seus compromissos ESG e aprimorando a transparência nos relatórios; (iii) atualização de sua matriz de materialidade, visando priorizar os tópicos mais relevantes dentro de sua estratégia ESG; e (iv) definição de metas claras para promover a equidade de gênero, aumentando a representatividade das mulheres tanto nas operações, quanto na liderança. De modo geral, a empresa reforçou seu compromisso de operar em linha com as melhores práticas de mercado e atender às expectativas dos investidores, especialmente à luz do crescente interesse de investidores estrangeiros pelo case. 

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