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Fitch eleva perspectiva da CCR para Estável; Rating ‘AAA(bra)’ afirmado

No dia 05 de setembro, a agência de classificação de risco Fitch elevou a perspectiva do Rating Nacional de Longo Prazo da CCR S.A. (CCR) para Estável, de Negativa. O rating, por sua vez, foi afirmado em 'AAA(bra)', o mais alto nível da escala nacional da agência.

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No dia 05 de setembro, a agência de classificação de risco Fitch elevou a perspectiva do Rating Nacional de Longo Prazo da CCR S.A. (CCR) para ‘Estável’, de ‘Negativa’. O rating, por sua vez, foi afirmado em ‘AAA(bra)’, o mais alto nível da escala nacional da agência.

A Fitch destaca que o rating afirmado está em linha com a qualidade do portfólio diversificado da CCR, que consiste em rodovias maduras com moderada volatilidade de tráfego, além de ativos de mobilidade urbana e ativos aeroportuários em outros países. 

Já a revisão da Perspectiva para ‘Estável’ reflete a disciplina financeira da CCR em termos de alavancagem e perfil de alongamento, com vencimentos mais distribuídos ao longo dos próximos anos, o que reduz o risco de refinanciamento, uma vez que atualmente 50% da dívida vence de 2027 em diante.

No cenário de rating revisado, a Fitch projeta um pico de alavancagem líquida (Dívida Liquida/EBITDA) ajustado de 3,5 vezes em 2024. Ainda que este número esteja acima da expectativa da revisão anterior, decorrente do maior nível de investimentos requeridos pelos novos contratos de concessão, a agência considera que o alongamento do perfil de amortização, em conjunto com a robusta posição de caixa e o forte acesso ao mercado, possibilita à CCR executar seu plano de investimentos com menor pressão sobre o seu fluxo de caixa nos próximos anos.

A Fitch também pontuou que o prazo médio do portfólio das mais de vinte concessões da CCR aumentou, devido à extensão da concessão da AutoBAn – seu principal ativo em termos de receita e geração de caixa, até 2037. Além disso, a concentração de receita no segmento rodoviário tem diminuído, tendência que deve ser mantida para os próximos anos, considerando a maturação dos ativos aeroportuários e de mobilidade urbana (42% do faturamento).

Fonte

Fitch

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