Banco Original

access_time 17/07/2018 - 10:00
format_align_left 3 minutos de leitura

Este é um relatório informativo sobre o emissor. Para informações sobre os ativos, acesse a Plataforma da XP.

Principais fatores do crédito

Destaques positivos

  • Segmento de varejo 100% digital (escalável, baixos custos operacionais);
  • Redução da inadimplência.

Pontos de atenção

  • Baixa diversificação de produtos e serviços, atuando em três frentes;
  • Carteira concentrada em setores com alta volatilidade (agronegócio).

Quais são os destaques operacionais?

O Banco Original atua em três diferentes frentes:

  • Corporate (soluções para empresas de grande porte, como empréstimos em moeda local e estrangeira, fiança e desconto de recebíveis)
  • Agronegócio (soluções para empresas da cadeia do agronegócio, como financiamento a custeio)
    • Pela natureza do negócio, apresenta maior volatilidade
  • Varejo (através de sua plataforma 100% digital).
Fontes: Banco Original e XP Investimentos

A inadimplência da carteira do banco acima de 90 dias (prazo em que a cobrança passa a ser mais complexa) encontrava-se em 2,02% ao final de 2018, abaixo da média do mercado de 3,84%. Além disso, o índice melhorou em relação a 2017, quando atingiu 3,13% (média mercado 4,92%).

A carteira de crédito voltou a crescer em 2018 após leve queda em 2017. O crescimento se deu principalmente nas carteiras Corporate (+24%) e Agro (+96%), compensando a queda observada na carteira de Recebíveis (-16%).

Fontes: Banco Original e XP Investimentos

Como está a situação financeira?

Fontes: Banco Original e XP Investimentos

A liquidez mede as fontes de recursos do banco em relação aos usos desses recursos. No caso do Banco Original, as fontes têm natureza de curto-prazo (ou seja, são transformadas em recursos em pouco tempo) enquanto os usos dos recursos são feitos no longo prazo. Com isso, a liquidez do banco é superior a 1,0x, tendo melhorado em 2018. Esse fator confere conforto à instituição.

O índice Basileia do Banco Original foi de 13,6% em dez/18, enquadrado nos padrões exigidos pelo Banco Central (acima de 10,5%).

Quem é o Banco Original?

A instituição foi criada após a aquisição do Banco Matone pelo Banco JBS em 2011 e tem a J&F Investimentos como controlador.

Em 2013, iniciou sua atuação no segmento Corporate e deu novo foco para a carteira de Agronegócios.

Dois anos mais tarde, em 2015, lançou sua nova identidade visual e iniciou sua atuação no Varejo. Desde então, o Original tem diversificado sua estratégia de atuação como banco múltiplo, direcionando esforços no financiamento do segmento Corporate de integrantes da cadeia produtiva do agronegócio.

Quem são seus acionistas?

Glossário

Liquidez

O quociente entre os ativos mais líquidos de curto prazo e a fonte de captação curta. Esta é uma medida de cobertura de seu saldo devedor mais curto.

Basiléia

Parte de acordos bancários firmados entre diversos bancos centrais do mundo para prevenção de risco de crédito. É um índice utilizado para mensurar a alavancagem ajustada pelo risco dos ativos em carteira da instituição.

ROE

O quociente entre o Lucro Líquido e o Patrimônio Líquido da instituição. Esta é uma medida de rentabilidade.

Veja mais

Fonte

Banco Original

Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados.
Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.

Receba nosso conteúdo por e-mail

Receba resumos diários, semanais e mensais e fique sempre bem informado sobre nossas análises, relatórios e recomendações de investimentos.

Clique para se cadastrar