IBOVESPA 0,1% | 115.528 Pontos
CÂMBIO 0,5 | 4,25/USD
O que pode impactar o mercado hoje
O Ibovespa fechou estável nesta quinta-feira aos 115.528 pontos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o coronavírus uma emergência global, mas não chegou a recomendar restrições de viagens à China e informou que o país tem a situação sob controle. A Organização também confirmou que nenhum caso foi constatado na América Latina ainda.
Ontem mais cedo, a Bolsa chegou a cair aos 112 mil pontos, com informações de que aumentaram os casos de coronavírus no mundo. As mortes subiram para 213 e os infectados já somam mais de 9.600, o que ultrapassa o número de contaminados na epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês), que matou 800 pessoas em 2003. De fato, quase 12 cidades chinesas estenderam a temporada do Ano Novo Lunar até 09 de fevereiro, e há relatos de algumas outras pedindo para as empresas não recomeçarem suas atividades até 10 de fevereiro, sugerindo que a atividade poderá ser difícil neste mês.
Nesta manhã, mercados internacionais desaceleram o ritmo de queda com investidores mais confiantes de que a China possa conter a disseminação do coronavírus, apesar do aumento no número de casos. Parte do mercado acredita que a pandemia na China poderá gerar real impacto no crescimento do PIB americano no primeiro trimestre de 2020, mas sem destruição de demanda, ou seja, possivelmente parte desse impacto poderá ser compensado ao longo do ano.
Do lado macro, o PMI industrial da China também ajudou a melhorar o clima nos mercados globais. Apesar de ter apresentado queda na passagem de dezembro para janeiro, os dados vieram em linha com o esperado, enquanto os dados de serviços apresentaram expansão no mês, já que se trata do período pré-coronavírus. O destaque negativo, por outro lado, foi o recuo inesperado de 0,1% no PIB da França entre o 3º e o 4º trimestres de 2019, e o recuo de 0,3% no PIB da Itália na mesma base de comparação. Os dados, no geral, corroboram a mensagem de que a economia europeia permanece fragilizada.
Nos Estados Unidos, com relação à temporada de resultados, quase 60% do índice S&P 500 já reportou, sendo que a maior parte das empresas tem apresentado forte crescimento de lucros no quarto trimestre de 2019. Destaque positivo para Amazon e Coca-Cola, enquanto Visa e Verizon apresentaram resultados mistos. Outro ponto é que o senador republicano Lamar Alexander, do Tenessee, que potencialmente votaria com os democratas para a convocação de testemunhas no processo de impeachment de Trump, afirmou ontem que rejeitará a adição de novas evidências. Caso seja confirmada a vitória republicana no assunto, o Senado pode inocentar Donald Trump ainda hoje. Na agenda, também teremos o início das primárias eleitorais nos Estados Unidos na segunda-feira, começando pelo estado de Iowa.
No Brasil, do lado de política, o presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem que o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) deixará a alçada da Casa Civil e será tocado pelo Ministério da Economia. O anúncio enfraqueceu o ministro Onyx Lorenzoni e deixou incerta sua permanência à frente da pasta, que já havia perdido as atribuições de fazer a relação com o Congresso Nacional, transferida para a Secretaria de Governo, e a de análise jurídica, transferida para a Secretaria Geral. Segundo o noticiário, Salim Mattar deve assumir o PPI.
Na agenda econômica doméstica, o destaque do dia será a divulgação às 9h da taxa de desemprego de dezembro que, na nossa visão, deve ter recuado para 11,1%. Os dados devem reforçar a mensagem de o que o mercado de trabalho brasileiro continua se recuperando de maneira gradual.
Tópicos do dia
Temporada de resultados do 4º trimestre
Clique aqui para acessar o calendário completo
Clique aqui para acessar nossa visão sobre a temporada de resultados
Brasil
- Política Brasil: PPI deixará a alçada da Casa Civil e será tocado pelo Ministério da Economia
- Projeto de reforma administrativa deve ser enviado à Câmara em até duas semanas
- Associação de Comércio Exterior prevê queda de 3,5% nas exportações brasileiras em 2020
Internacional
- Política Internacional: OMS decreta emergência global pelo coronavírus
Empresas
- Frigoríficos (JBSS3, MRFG3, BRFS3): falta de ração ameaça 300 milhões de galinhas na China
Veja todos os detalhes
Brasil
Política Brasil: PPI deixará a alçada da Casa Civil e será tocado pelo Ministério da Economia
- O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem que o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) deixará a alçada da Casa Civil e será tocado pelo Ministério da Economia. O anúncio enfraqueceu o ministro Onyx Lorenzoni e deixou incerta sua permanência à frente da pasta, que já havia perdido as atribuições de fazer a relação com o Congresso Nacional, transferida para a Secretaria de Governo, e a de análise jurídica, transferida para a Secretaria Geral. Segundo o noticiário, Salim Mattar deve assumir o PPI.
Projeto de reforma administrativa deve ser enviado à Câmara em até duas semanas
- De acordo com O Globo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que o governo deve encaminhar o projeto de reforma administrativa à Câmara em até duas semanas;
- O ministro afirmou que vai deixar que o Congresso defina quais serão as prioridades na pauta do Legislativo, uma vez que a reforma tributária já está em discussão;
- O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, rebateu a fala do ministro dizendo que a responsabilidade de aprovar as reformas não é apenas do Parlamento.
Associação de Comércio Exterior prevê queda de 3,5% nas exportações brasileiras em 2020
- Diante da epidemia de coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ontem estado de emergência global, mas não impôs restrições a viagens e ao comércio, inclusive à China;
- Apesar de ainda não existirem casos confirmados da doença no Brasil, o avanço da epidemia já afeta projeções para o desempenho da economia brasileira. Diante da retomada das negociações comerciais entre China e Estados Unidos, da persistência da crise na Argentina e do aumento das incertezas quanto ao avanço do coronavírus, a Associação de Comércio Exterior do Brasil prevê queda superior a 3,5% nas exportações de 2020;
- Ainda é difícil prever qual será o impacto destas fontes de incerteza, mas, na nossa visão, o quadro geral de recuperação gradual da economia brasileira não deve ser alterado.
Internacional
Política Internacional: OMS decreta emergência global pelo coronavírus
- Organização Mundial de Saúde decretou emergência global pelo coronavírus nessa quinta-feira (30). Apesar de avaliação original de risco ‘moderado’, especialistas da Organização consideraram que a doença possui maior potencial de dano se “espalhar em país com um sistema de saúde mais frágil”. Em anúncio, o Diretor-Geral do organismo internacional também elogiou a atuação da China para impedir o avanço do surto. Segundo a Comissão Nacional de Saúde da China (NHC), o número de mortos pela doença subiu para 213, e o número de infectados para 9.692;
- O senador republicano Lamar Alexander (Tenessee), que potencialmente votaria com os democratas para a convocação de testemunhas no processo de impeachment de Trump, afirmou ontem que rejeitará a adição de novas evidências. Caso seja confirmada a vitória republicana no assunto, o Senado pode inocentar Donald Trump ainda hoje.
Empresas
Frigoríficos (JBSS3, MRFG3, BRFS3): falta de ração ameaça 300 milhões de galinhas na China
- Segundo o Valor Econômico, com o bloqueio da província de Hubei, na China, por conta do coronavírus, mais de 300 milhões de galinhas estão à beira da morte, segundo a associação de aves da região, devido à interrupção dos embarques de ração para a região;
- A associação pediu que produtores estaduais entreguem suprimentos com urgência: por dia, Hubei consome cerca de 1,8 mil toneladas de milho e 1,2 mil toneladas de farelo de soja usadas para ração, e pode sofrer um déficit de 600 mil toneladas desses produtos até o fim do próximo mês;
- A província de Hubei é a sexta maior produtora de aves do país e responde por 5% da produção anual de ovos da China – ou seja, trata-se de mais um agravante no cenário de desequilíbrio entre oferta e demanda de proteínas que o país já vem enfrentando desde 2018 graças à Peste Suína Africana;
- Em outra notícia do setor, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu ontem (30) uma investigação contra a BRF e a JBS por conta de comentário sobre preços feito pelos CEOs das duas empresas durante evento realizado na véspera. O Cade estaria investigando a suspeita de que as duas companhias formariam um cartel no mercado de aves e suínos no país. Ambas as empresas negaram a acusação.
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!