XP Expert

NIO, rival chinesa da Tesla, surpreende em receita mas decepciona expectativa de produção- 🌎RADAR GLOBAL

Cortes de produção da GM, Meituan reporta resultados e NIO surpreende em receita, mas decepciona expectativa de produção.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

MACRO

Bolsas internacionais amanhecem mistas (EUA -0,0% e Europa +0,8%) à medida que preocupações com a alta inflação global e os apertos monetários dos bancos centrais ao redor do mundo continuam impactando negativamente o sentimento dos investidores. A taxa de juros do título de 10 anos amanhece negociando próximo a 2,5%, após atingir seu patamar mais alto em quase 3 anos nesta segunda-feira, exercendo pressão sobre as ações. Além disso, pela primeira vez desde 2006, ocorreu uma inversão entre as taxas de 5 e 30 anos, o que corroborou para o aumento dos temores relacionados a uma possível recessão nos EUA. Na China, o índice de Hang Seng (+1,3%) encerra em alta, impulsionado pelos bons resultados das empresas somados ao valuation atrativo em que elas se encontram. Contudo, o otimismo foi parcialmente compensado pelo anúncio de novos lockdowns no país, desta vez no centro financeiro de Shanghai. Por fim, o petróleo recua (-4,3%) pela manhã em consequência das novas paralisações na China, que poderão impactar a demanda futura pela commodity.

Coronavírus: Shanghai reportou 3,45 mil novos casos da Covid-19 neste último domingo, representando 70% de todas as novas contaminações da China. Como resultado, o centro financeiro chinês anunciou que implementará lockdowns para conter o avanço da doença.

Inscreva-se aqui para receber o nosso conteúdo diário.

EMPRESAS

NIO surpreende em receita, mas fica abaixo das expectativas de produção: A fabricante chinesa de veículos elétricos NIO divulgou vendas trimestrais acima do esperado nessa última sexta-feira, mas sua previsão de entregas ficou aquém das estimativas. Para o quarto trimestre de 2021, a empresa registrou uma receita de 9,2 bilhões de yuans e um LPA (lucro por ação) de -1,07 yuan. Como seus rivais, a Nio enfrentou intensa interrupção no fornecimento de vários itens, desde semicondutores a materiais brutos para baterias. O preço do lítio subiu quase 500% no ano passado, aumentando as pressões de custo para os produtores de veículos elétricos, para saber mais sobre os impactos da escalada do preço dos metais no setor clique aqui e veja o relatório em que abordamos o tema. A entrega de 91.429 veículos em 2021 ajudou a empresa a atingir uma receita anual de 36,1 bilhões de yuans, em linha com a previsão de 35,8 bilhões de yuans. Pouco mais de 25.000 veículos foram embarcados no último trimestre, relatando uma margem de 20,9% até o último trimestre de 2021.

Olhando para o futuro, a companhia espera entregar de 25.000 a 26.000 veículos no primeiro trimestre de 2022, abaixo das estimativas de 28.000 de acordo com a Barron’s. As entregas de janeiro e fevereiro já estão em andamento, a orientação da NIO está em cerca de 10.000 veículos em março. O número é superior aos 6.100 de fevereiro, mas os analistas estavam projetando valores próximos de 12.000 para o mês. As ações da empresa caíram cerca de 31% no ano até o momento. As vendas mensais se estabilizaram, restringidas por fatores como a escassez global de semicondutores. Mas o aumento das taxas de juros e da inflação minaram o entusiasmo dos investidores por ações de crescimento como a NIO.

Meituan apresenta crescimento de receita, contudo não dá muitos detalhes para 2022: A Meituan, empresa de entrega de refeições em domicílio, também foi mais uma das gigantes chinesas a reportar seus resultados nessa última semana. A empresa registrou uma receita de 49,52 bilhões de yuans, beneficiada pelo aumento de +21% em seu negócio de entrega de alimentos, sua principal fonte de renda. Um impulso extra veio de um salto de +59% na receita de novos negócios, incluindo entrega de supermercado e ofertas de compra em grupo. Contudo, o crescimento veio às custas de pesados ​​investimentos que acabaram influenciando na rentabilidade. O prejuízo líquido da empresa durante o período aumentou para 5,34 bilhões de yuans, de uma perda de 2,24 bilhões de yuans no ano anterior, já que suas despesas de vendas e marketing aumentaram +46%. Isso marcou o 5º trimestre consecutivo da Meituan no vermelho, depois que a empresa embarcou em uma onda de gastos desde o final de 2020 para construir novas linhas de negócios.

Os resultados da Meituan refletem os desafios futuros para a empresa apoiada pela Tencent, que está enfrentando o escrutínio regulatório em áreas desde o bem-estar de seus entregadores até as comissões que cobra dos restaurantes. A concorrência acirrada com a plataforma de entrega de alimentos Ele.me do Alibaba (BABA34), bem como os bloqueios esporádicos do Covid-Zero, também afetaram as finanças da empresa. Para 2022 a Meituan ecoou o tom suave de seus pares sobre suas perspectivas de crescimento para o início do ano, enquanto a China luta com sua mais recente onda de surtos de pandemia e uma economia em desaceleração.

Novos cortes de produção da GM (GMCO34): A General Motors irá interromper, por duas semanas, a sua fábrica de montagem em Indiana (EUA) voltada para a produção de picapes, devido à escassez de semicondutores. “Ainda há incerteza e imprevisibilidade na base de fornecimento de semicondutores, e estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores para mitigar possíveis problemas no futuro”, afirmou a GM na última sexta-feira. Esta é a primeira vez que a montadora norte americana fecha temporariamente a porta de uma fábrica de picapes, por conta da escassez de chips, desde agosto de 2021.

No entanto, a GM observou uma maior consistência no fornecimento de semicondutores no primeiro semestre de 2022 em comparação ao ano passado, o que melhorará a produção e entregas da companhia nos 3 primeiros meses deste ano. Além disso, cabe apontar que um novo projeto de lei está em andamento no Congresso americano, que fornecerá US$ 52 bilhões em subsídios governamentais para a fabricação de semicondutores no território. A aprovação da regulamentação tende a aliviar a escassez contínua dos dispositivos, que impulsionará o setor automotivo estagnado pela falta de insumos.

ANÁLISE

Fonte: Research XP e Agência Internacional de Energia

Vendas de veículos elétricos mais que dobraram em 2021: O gráfico acima, do Research XP e da Agência Internacional de Energia, mostra que em 2021, as vendas de carros elétricos mais que dobraram para 6,6 milhões, representando um aumento de +115% com relação a 2020 e cerca de 9% do mercado global de carros, mais do que triplicando sua participação de mercado em relação a dois anos antes. Todo o crescimento líquido nas vendas globais de carros em 2021 veio de carros elétricos. O salto foi particularmente impressionante nos últimos três anos, mesmo com os agravamentos causados pela pandemia no mercado de carros convencionais e os gargalos na cadeia de suprimentos.

Apesar dos efeitos negativos da ampliação dos preços dos metais com o conflito entre Rússia e Ucrânia, o aumento do preço do petróleo pode ter um impacto positivo na eletrificação dos transportes, dado que a elevação no preço da gasolina torna os veículos elétricos relativamente mais atrativos na ótica do consumidor. Adicionalmente, trata-se de um mercado em plena expansão. O aumento recente das vendas na Europa e na China foi sustentado por estímulo (como o Fundo Next Generation EU e subsídio para compra de modelos elétricos na França, Alemanha e Reino Unido, por exemplo), além do forte apoio político, como metas obrigatórias de redução de emissões para carros novos na Europa e cotas de veículos elétricos na China. Somado a esses fatores externos, o aprimoramento do desempenho e o lançamento de novos modelos também fomentaram o mercado. Ficou interessado sobre veículos elétricos ? Clique aqui para conferir nosso último relatório sobre temáticas de investimentos ESG.

Quer saber mais sobre criptomoedas? Acesse aqui nosso relatório semanal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nosso link de cadastro e nos avalie abaixo:

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.
XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

B3 Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.