Nassim Taleb fala sobre a beleza de assumir riscos e como ser resiliente

Na aula que deu durante a Expert 2020 Nassim Taleb conseguiu passar suas principais mensagens para investidores e pessoas comuns, como sempre de maneira muito didática.


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Na aula que deu durante a Expert 2020 Nassim Taleb conseguiu passar suas principais mensagens para investidores e pessoas comuns, como sempre de maneira muito didática. Como Alberto Bernal, estrategista global da XP, explicou na abertura: Taleb tem como filosofia que sofrer perdas pequenas não é um problema, desde que você esteja exposto a um potencial de grandes ganhos. Ele também mostrou seu livro favorito “Statistical consequences of fat tails“, avisando que o livro é uma leitura bem técnica no campo da matemática e estatística.

Nassim Nicholas Taleb (no monitor à direita) conversa com Alberto Bernal no palco principal da Expert 2020

Países deveriam tratar empreendedores como soldados.

Nassim Nicholas Taleb

Acesse a página do evento Jornada do Investidor

Frases de destaque

Uma renda estável é o melhor previsor de falência

Empresas e pessoas com renda estável não sofrem pressão para se ajustar, e perdem sua flexibilidade.

Retornos estáveis antes da crise de 2008 foram o principal previsor de perdas severas durante a crise.

Convexidade é mais importante que conhecimento

Taleb se refere à assimetria positiva na escolha de investimentos, ou seja, ativos com possibilidade ilimitada de ganho e limitada de perda. Um gestor que atuar dessa maneira ganhará dinheiro mesmo se errar mais vezes do que se acertar.

A pandemia de coronavírus não é um cisne negro

Pandemias são a regra, não a exceção, por toda a história da humanidade, sabíamos que haveria a próxima, ainda que a chance de uma acontecer em um dado ano é muito baixa. E a chance é muito maior do que no passado, pois todos viajamos mais.

Sobre a pandemia

Taleb enfatizou que ao tentar prevenir um desastre, ninguém pensou em fazê-lo da maneira mais barata. Mesmo máscaras com chance de apenas 75% de deter a passagem do vírus de uma pessoa para a outra impediriam 94% das transmissões se utilizadas pelas duas pessoas. Enquanto isso, fechar as fronteiras com um país só é ineficiente, pois o vírus pode fazer o caminho mais longo.

O mundo não funciona sem volatilidade

Taleb também abordou que risco é uma das peças fundamentais do mundo, e empresas e pessoas que experimentam volatilidade são obrigadas a se reinventar continuamente. Mostrou também a importância de buscar negócios que se beneficiam de diversificação e convexidade. Investidores e empresários não deveriam se preocupar com volatilidade, e sim com sobrevivência no longo prazo.

Entre eles está a indústria farmacêutica: a grande maioria dos medicamentos não é utilizada para combater o mal para o qual sua pesquisa foi originalmente feita, uma vez que uma substância é segura para ser usada em seres humanos acabam-se descobrindo outros usos. Muito da pesquisa no campo da química vem de tentativa e erro.

A importância da Convexidade

Ele deu o exemplo do setor que foi ao mesmo tempo o maior gerador de fortunas e o maior destruidor de riquezas na economia: o setor imobiliário nos Estados Unidos. Segundo ele o motivo é simples: quem compra um imóvel faz um investimento convexo: tem sua perda limitada ao valor já pago por ele (dívidas imobiliárias nos EUA não afetam o restante do patrimônio do comprador) e tem ganho ilimitado, além de estar alavancado. Quem financia um imóvel faz um investimento côncavo: seu ganho máximo são os juros, mas sua perda pode ser muito grande (como foi em 2008).

Empresas com negócios onde as perdas são limitadas e os ganhos muito grandes tendem a prosperar, as demais fracassam. As únicas empresas que funcionam de maneira côncava que conseguem sobreviver no longo prazo são os bancos, mas só porque são salvos pelo governo.

O poder do empreendedorismo

O empreendedorismo é muito poderoso numa sociedade , e os governos deveriam desburocratizar a criação e a falência de empresas. Ele defende que um empreendedor fará muito mais para redução da pobreza, através da criação de empregos e tecnologias, do que alguém em uma ONG ou trabalhando para o governo.

A economia dos Estados Unidos, onde está a maioria das empresas mais inovadoras e valiosas do mundo também é a que registra o maior número de falências. E dentro do país, o estado que registra o maior número de falências é justamente a Califórnia, berço do Vale do Silicone.

É importante ter uma cultura que não puna ou discrimine quem falha ao fundar uma empresa, pois menos erros levam a menos acertos.

Livros mais famosos

capa do livro iludidos pelo acaso

Iludidos pelo acaso

Em um de seus livros mais antigos, publicado em 2001, o autor discute como devemos separar o sinal do ruído, e os cuidados que temos que ter para não atribuirmos resultados positivos obtidos por sorte a nós mesmos e negativos ao azar. Importante para a conscientização de todo investidor.

Foi citado por Howard Marks como um de seus livros favoritos na live para a XP em 30/mar/2020. Também é um de meus preferidos, leitura imprescindível para qualquer investidor.

Nassim Taleb - A Lógica do Cisne Negro

A lógica do cisne negro

Nesse livro o autor mostra como eventos improváveis são rotineiramente vistos como óbvios depois do fato, e ilustra como devemos nos preparar para essas situações, nos investimentos e no dia-a-dia.

Taleb Anti frágil

Antifrágil

O autor mostra com muitos exemplos como defender e diversificar portfólios com estratégias que se beneficiam da desordem.

Mais informações e programação completa do evento: https://eventoexpert.xpi.com.br/

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.