Expert 2020 | Esther Duflo, a segunda mulher a ganhar o Nobel de Economia

Esther Duflo é uma economista franco-americana que se dedica ao estudo do desenvolvimento socio-econômico das ações e ao combate da pobreza global. Uma das maiores autoridades mundiais no assunto, ela foi a segunda mulher na história a ganhar o Nobel de Economia, junto com seu marido, o também economista Abhijit V. Banerjee. Os dois são […]


Compartilhar:


Esther Duflo é uma economista franco-americana que se dedica ao estudo do desenvolvimento socio-econômico das ações e ao combate da pobreza global. Uma das maiores autoridades mundiais no assunto, ela foi a segunda mulher na história a ganhar o Nobel de Economia, junto com seu marido, o também economista Abhijit V. Banerjee. Os dois são autores de vários best-sellers, com destaque para “Poor Economics” e “Good economics for hard times”.

Confira abaixo algumas curiosidades sobre Duflo, que será uma das principais palestrantes da Expert 2020.

Acesse a página do evento Expert XP 2020

Quem é Esther Duflo?

Duflo é uma das maiores defensoras do uso de experimentos controlados em economia. Para testar a relação de causalidade entre pobreza e baixas taxas de vacinação, por exemplo, a pesquisadora realizou um estudo controlado em 134 vilarejos na Índia. Após estabelecer campos de vacinação e criar um sistema de incentivo em algumas das vilas, a taxa de vacinação aumentou em cerca de seis vezes. É nesse tipo de relação que Duflo está interessada: incentivos econômicos relativamente pequenos que geram grandes impactos sociais.

Outro experimento famoso diz respeito ao dilema das telas anti-mosquitos: elas deveriam ser distribuídas de graça ou as pessoas deveriam pagar um valor simbólico? Para Duflo, o melhor jeito de descobrir isso é testando.

Para isso, ela desenvolveu um projeto no Quênia, no qual as pessoas recebiam aleatoriamente vouchers com um determinado nível de subsídio para a compra desse item tão importante na prevenção contra doenças. O que ela descobriu, curiosamente, é que, pessoas que receberam um subsídio de 100% na compra da primeira tela, tinham maior probabilidade de comprar a segunda tela depois de um ano.

Em seu currículo, Esther declara que sua pesquisa é voltada para a compreensão da vida econômica das pessoas desprivilegiadas, com o objetivo de melhorar a confecção e a avaliação de políticas públicas.

Por meio de experimentos simples como os dois descritos acima, ela vem conseguindo chegar em conclusões importantes que melhoram a vida de milhares, senão milhões, de pessoas. Não se trata de mera caridade, e sim de pesquisa acadêmica de vanguarda, voltada para um dos maiores problemas econômicos: o desenvolvimento das nações.

Acesse a página do evento Expert XP 2020

Em entrevista recente ao periódico espanhol El País, Duflo comentou sobre o cenário do coronavirus. “Recessão é quando o vizinho perde o emprego, depressão é quando você o perde”, comenta a economista, citando o ex-presidente americano Harry Truman.

Ela se diz otimista em relação à ideia de que a vacina possa ser conseguida dentro de 18 meses. Para ela, um dos maiores riscos deste momento é o avanço da automação, sem que os postos de trabalho daqueles que foram substituídos por máquinas sejam compensados por outros.

Esther Ruflo na Expert 2020

Para a Expert 2020, já estão confirmados mais de 70 nomes, além de Esther Ruflo, como Magic Johnson, Malala Yousafzai, Dan Ariely, além de Ray Dalio, Howard Marks e Nassim Taleb —  reconhecidos mundialmente no mercado financeiro.

Esther Duflo

Economista e Nobel de Economia

Duflo é formada em Economia e História pela École Normale Supérieure (1994), com um mestrado pela Escola de Economia de Paris (1995) e um doutorado em economia pelo MIT (1999).

Ela leciona na instituição americana desde então, salvo por um período como visitante na Universidade de Princeton (2001). Em 2019, ela compartilhou o Nobel de Economia com dois homens, o indiano Abhijit Banerjee – seu marido -, e o americano Michael Kremer.

Duflo é a segunda mulher na história a ganhar o Nobel de Economia, depois da americana Ellinor Ostrom em 2009.

Inscreva-se na Expert 2020

Quando: entre 14 e 18 de julho

Onde: Plataforma HUB Expert, Linkedin, Instagram, YouTube, Twitter e https://expert.xpi.com.br

Mais informações e programação completa do evento: https://eventoexpert.xpi.com.br/

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM